O Mercado da Ribeira, em Lisboa, tem um novo inquilino: a G.H. Mumm. A casa francesa de champanhe que rima com gastronomia tendo, para o efeito, convidado o chef Miguel Castro e Silva para uma harmonização com pratos da sua autoria.
Após a apresentação da G.H. Mumm, o público feminino presente foi desafiado a abrir um champanhe, o que se traduziu em alguma dificuldade, quando a regra dita que se coloque o polegar na rolha enquanto se roda a garrafa.
Sem mais delongas, passemos à harmonização preparada pelo chefe Miguel Castro e Silva, também a marcar presença no lisboeta Mercado da Ribeira, com tão apreciada bebida da prestigiada casa francesa de champanhe.
Para abrir o apetite, o chef natural da cidade do Porto apresentou a vichyssoise de bacalhau e as deleitosas trouxas de queijo cabra e mel para se fazerem acompanhar com o clássico Cordon Rouge Brut, feito a partir das castas Pinot Noir, Chardonnay e Pinot Meunier, o champanhe que promove a frescura de boca, seguida de uma intensa persistência e que, desta forma, iniciou a investida, no bom sentido, ao recanto reservado à G.H. Mumm no Mercado da Ribeira, a fim de comprovar que a vida merece ser celebrada todos os dias!
O Blanc de Blancs, um cem por cento Chardonnay muito mineral, para servir com 6° C, a fim de obter a temperatura perfeita na boca – entre os 8° e os 9° C –, foi o senhor que se seguiu neste desfile feito com honras de passadeira vermelha. Do lado de Miguel Castro e Silva foram apresentadas bolachas de parmesão e o ceviche de salmão com maçã verde e azeite, o qual tão bem combinou com a complexidade deste champanhe.
O Le Demi-Sec apresentado ao lado das bolinhas de alheira com molho de laranja, para contrastar com o açúcar (40 por cento) deste meio-seco da G.H. Mumm, que tão bem sabe nestes dias de calor.
O Le Rosé Brut, um blend composto por 77 crus, em relação ao qual se aconselha que seja servido entre os 6 e os 8° C, ficou para o fim para celebrar em grande com as tarteletes de framboesa com zabaglione de champagne e os mini-suspiros com coulis de morangos preparados pelo chef.
Sobre a G.H.Mumm, a primeira casa de champanhe francesa, com uma tradição que remonta a 1827 e cujo lema, “Only the best”, criado pelo seu fundador Georges Hermann Mumm que inspirado na Legião de Honra, colocou uma fita vermelha nas garrafas, enaltecendo a qualidade do produto, continua a fazer parte da identidade da marca.
Brindemos! •
+ G.H. Mumm
+ Miguel Castro e Silva
© Fotografia: João Pedro Rato
Para partilhar com os amigos