Rodolfo Tristão foi, de novo, eleito presidente da Associação dos Escanções de Portugal que, de dia para dia, tem vindo a incrementar a sua importância no país.
A profissão de escanção – ou sommelier – está a ganhar terreno em Portugal a par com o enaltecimento que é, cada vez mais, dedicado ao vinho feito dentro de portas, graças aos eventos vínicos nacionais e ao trabalho que tem vindo a ser feito pelos próprios produtores de norte a sul do país. Razões de sobra para que a Associação dos Escanções de Portugal (AEP) conquiste um lugar de destaque, uma vez mais, com o enscansão Rodolfo Tristão no topo ao lado de uma nova direção.
Segundo o comunicado, “esta nova direcção está motivada e vai empenhar-se e trabalhar com afinco para continuar a valorizar a nossa profissão”, nas palavras de Rodrolfo Tristão, que sublinha ainda a existência de “uma nova geração a despontar e com vontade de participar na associação”.
Sobre o presidente da AEP, escanção há mais de um década, Roddolfo Tristão é licenciado em Produção Alimentar em Restauração pela Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril onde, hoje, é docente na cadeira de Enogastronomia, e tem o curso Advanced da Wine & Spirit Education Trust, em Londres. No seu currículo consta o célebre El Celler Can Roca, em Girona, Espanha, assim como o The Vineyard ou o La Trompette, ambos em Londres, no Reino Unido, entre outros restaurantes além fronteiras. O início do seu percurso pelo mundo dos vinhos foi na Casa da Dízima, em Paço de Arcos, onde esteve também no Restaurante Club e, mais tarde, ocupa o lugar de escanção na Quinta dos Frades.
Relembramos que a AEP foi considerada a Entidade do Ano pela Associação de Municípios Portugueses do Vinho, no início de setembro de 2014, por ocasião da Feira de Vinhos do Dão, em Nelas.
+ Associação dos Escanções de Portugal
Para partilhar com os amigos