O mesmo presidente e uma nova direção / AEP

Rodolfo Tristão foi, de novo, eleito presidente da Associação dos Escanções de Portugal que, de dia para dia, tem vindo a incrementar a sua importância no país.

A profissão de escanção – ou sommelier – está a ganhar terreno em Portugal a par com o enaltecimento que é, cada vez mais, dedicado ao vinho feito dentro de portas, graças aos eventos vínicos nacionais e ao trabalho que tem vindo a ser feito pelos próprios produtores de norte a sul do país. Razões de sobra para que a Associação dos Escanções de Portugal (AEP) conquiste um lugar de destaque, uma vez mais, com o enscansão Rodolfo Tristão no topo ao lado de uma nova direção.

Segundo o comunicado, “esta nova direcção está motivada e vai empenhar-se e trabalhar com afinco para continuar a valorizar a nossa profissão”, nas palavras de Rodrolfo Tristão, que sublinha ainda a existência de “uma nova geração a despontar e com vontade de participar na associação”.

Sobre o presidente da AEP, escanção há mais de um década, Roddolfo Tristão é licenciado em Produção Alimentar em Restauração pela Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril onde, hoje, é docente na cadeira de Enogastronomia, e tem o curso Advanced da Wine & Spirit Education Trust, em Londres. No seu currículo consta o célebre El Celler Can Roca, em Girona, Espanha, assim como o The Vineyard ou o La Trompette, ambos em Londres, no Reino Unido, entre outros restaurantes além fronteiras. O início do seu percurso pelo mundo dos vinhos foi na Casa da Dízima, em Paço de Arcos, onde esteve também no Restaurante Club e, mais tarde, ocupa o lugar de escanção na Quinta dos Frades.

Relembramos que a AEP foi considerada a Entidade do Ano pela Associação de Municípios Portugueses do Vinho, no início de setembro de 2014, por ocasião da Feira de Vinhos do Dão, em Nelas.

Associação dos Escanções de Portugal

Para partilhar com os amigos