Dois novos legados de Baco do coração do Alentejo / Herdade Paço do Conde

Winemakers Selection tinto 2011 e Reserva branco 2014 são as boas novas da Herdade Paço do Conde apresentadas no restaurante Eleven, em Lisboa.

O produtor, o chef e o enólogo

Fruto da paixão pela terra por parte da família de António Castelo Branco, o produtor, e seus irmãos, Luísa e Miguel Castelo Branco, que detêm a propriedade, localizada nas margens do rio Guadiana, em Baleizão, Beja, no Baixo Alentejo, há mais de três séculos, os vinhos Herdade Paço do Conde Winemakers Selection tinto 2011 e Herdade Paço do Conde Reserva branco 2014 resultam da influência do terroir xistoso da Vidigueira, o mais peculiar da região, e do empenho e desempenho de Rui Reguinga, o enólogo que lidera a equipa da sua área de trabalho desde a primeira colheita, no início da década de 2000.

O risotto de wasabi, vieira e lavagante e o Herdade Paço do Conde Reserva branco 2014

Mas vamos ao repasto assinado por Joachim Koeper, o emblemático chef do Eleven, em Lisboa, onde aconteceu a apresentação dos dois novos vinhos da herdade alentejana, antecedida por um Herdade Paço do Conde rosé 2014 servido num gesto de boas-vindas.

A abrir o apetite eis o Herdade Paço do Conde branco 2014, composto por castas brancas que lhe conferem frescura e um aroma frutado, para uma boa harmonização com o carpaccio de polvo e vinagrete de laranja. Seguiu-se uma das novas colheitas, o Herdade Paço do Conde Reserva branco 2014, um monocasta feito a partir da casta Antão Vaz cuja fermentação foi feita em barricas de carvalho francês e com um estágio de nove meses submetido ao método de bâtonnage, “criado na Vidigueira”, segundo António Castelo Branco, harmonizado com o risotto de wasabi, vieira e lavagante.

Ao leitão confitado com chutney de tomate e maracujá foi servido com dois vinhos: o Herdade Paço do Conde Reserva 2011, produzido com as castas Syrah (50 %), Alicante Bouschet (25 %) e Touriga Nacional (25 %), e a primeira edição do Herdade Paço do Conde Winemakers Selection 2011, feito a partir das mesmas castas, cada uma com percentagens distintas do primeiro – 60 % de Syrah, 30 % de Touriga Nacional e 10 % de Alicante Bouschet. Ainda sobre o primeiro, o sabor mudou por completo, tornando-se ainda mais agradável no palato quando harmonizado com o prato desenhado pelo chef do Eleven, pelo que o podemos definir como um vinho gastronómico.

Ao Herdade Paço do Conde Colheita Seleccionada 2013 coube as honras do término do repasto na companhia da floresta negra desconstruída, e bem, por Joachim Koerper.

Sobre a vinha, que ocupa 150 hectares dos cerca de 4500 hectares da Herdade Paço do Conde, a plantação iniciou-se em 1995, estando dividida em parcelas de declives suaves as castas tintas nacionais – Touriga Nacional, Trincadeira e Aragonês – com as estrangeiras – Syrah, Cabernet Sauvignon, Alicante Bouschet e Merlot. Nas brancas constam o Antão Vaz, o Verdelho, o Arinto e o Vioginer.

Além da vinha há o olival, que conta com 110 hectares, dos quais são produzidos, todos os anos, apenas azeite extravirgem, outro dos ex-libris da família. Toda a produção agrícola é feita de modo integrado.

Brindemos! •

+ Herdade Paço do Conde
© Fotografia: João Pedro Rato

Partilhe com os amigos