Porque “tudo começa com a comida”, a Ikea tem um novo desafio para 2016: Dar mais vida à cozinha e à mesa. Em família e com os amigos. Afinal, em casa “todos os momentos contam”.
Rodrigo Menezes preparou um repasto que abriu o apetite para o almoço
“Cozinha é vida” e “não um laboratório”. Quem o disse foi Cláudia Domingues, diretora de Marketing da Ikea Portugal, por ocasião da apresentação do novo catálogo da marca sueca, em Lisboa, inspirado no tema “Tudo começa com a comida” e a cultura à volta da mesa, uma ação “tão relevante para nós” portugueses, continuou.
Eis a epígrafe da mais recente história da Ikea, que celebra a vida em redor da cozinha, a divisão preferida dos foodies, dos gourmets, dos gulosos e dos curiosos, que transformam a cozinha no centro das conversas brindadas por um bom vinho que acompanham a confeção e o alinhamento do repasto entre familiares e amigos, “o coração da casa”, segundo Cláudia Domingues, e o espaço onde o foodie Rodrigo Menezes, se sente ‘como peixe na água’, daí ter aceite o convite e marcar presença, para celebrar este momento que reflete a ligação “ao que comemos” e ao lado “emocional” da cozinha, sobretudo quando nos recordamos dos pratos das nossas avós, que reacendem boas recordações.
Mais: “Somos apaixonados por comida, por comida diferente e gostamos de cozinhar.” A conclusão, referida pela diretora de Marketing da Ikea Portugal, é retirada de um estudo global da marca sueca intitulado “Life at home” cujo objetivo consistiu em explorar a relação das pessoas (entre os 18 e 60 anos) com a comida em a oito cidades do universo Ikea – Estocolmo, Nova Iorque, Londres, Paris, Belim, Mumbai, Xangai, Moscovo e, desta vez, Lisboa.
No alinhamento do estudo, aqui representado numa súmula, os lisboetas são, no fundo, apaixonados por comida – 83 por cento gosta de comer, 72 por cento experimenta novos tipos de comida, 58 por cento gostam de cozinhar e 48 por cento cozinham com outras pessoas. Talvez por isso, os lisboetas sejam considerados os cozinheiros mais frequentes – 61 por cento fazem-no praticamente todos os dias – quando comparados com os restantes países que integram o estudo.
Além disso, 31 por cento das mulheres e 15 por cento dos homens acedem a site ou blogues de culinária para se inspirarem, em contrapartida 34 por cento do universo feminino de Lisboa prefere que não seja autorizada a utilização de dispositivos móveis em casa, e são muitos os pais lisboetas (75 por cento) que envolvem os filhos em atividades referentes à cozinha e à mesa: 68 por cento (contra os 45 por cento dos restantes países) põem/decoram a mesa; 68 por cento (contra os 48 por cento dos restantes países) tiram os pratos da mesa; 52 por cento (contra os 30 por cento dos restantes países) ajudam na separação do lixo. Face a esta realidade, o estudo da Ikea conclui que, em Lisboa, a reciclagem é uma brincadeira de crianças.
Por outro lado, os pais lisboetas têm receio que os filhos se magoem quando estão na cozinha a preparar as refeições e grande parte dos lisboetas (49 por cento) cultiva alimentos, uma atividade simples e divertida, da qual as crianças podem fazer parte. Aqui, a finalidade consiste em ter produtos frescos, sobretudo ervas aromáticas, pois a saúde no prato é uma das preocupações crescentes em casa. O mesmo acontece com a organização da cozinha e da despensa, daí a resposta da Ikea com “soluções funcionais, simples e sustentáveis para cultivarmos os nossos momentos em casa”, reforçou Cláudia Domingues, que fala ainda sobre “as duas cozinhas especiais” à entrada da loja de Alfragide, as quais representam-se como “soluções inteligentes”, no sentido de “poderem ajudar no dia a dia das nossas casas”, nomeadamente no que toca à incompatibilidade de horários e a falta de tempo que existe nas famílias, realidades que interferem com a união à mesa durante o principal repasto da noite, razão pela qual um em cada três lisboetas gostaria de partilhar este momento mais vezes.
Por conseguinte, a Ikea retrata “o novo dia a dia sem papéis fixos na sociedade de hoje, em que as funções fluem dentro de casa”, explicou a diretora de Marketing da Ikea Portugal referindo-se à capa do catálogo, na qual “pai e o filho preparam o pequeno-almoço surpresa de sábado à mãe, tendo um papel preponderante na vida à volta da cozinha”, remata.
Sobre o catálogo Ikea 2016, este chegará à caixa de correio tradicional a partir de 24 de agosto de 2015, ao qual adicionaram o conteúdo digital numa app, com mais de 50 vídeos, galerias de imagens, visualizações a 360º, mais de 400 produtos em realidade aumentada para colocar na sua própria casa e uma nova funcionalidade que permite testar os produtos e os cenários através da funcionalidade ‘Explore a divisão’.
O Salmão, batata, ervilhas e brócolos pelas mãos do foodie português
Antes de terminar, e para abrir o apetite para o jantar desta noite, aqui fica a sugestão de Rodrigo Menezes: Salmão fumado, batatas assadas no forno – previamente cozidas e mergulhadas em água gelada para quebrar a cozedura –, ervilhas de quebrar e brócolos cozinhados al dente.
Mas as novidades Ikea não ficam por aqui…
Bom apetite! •
+ Ikea
© Fotografia (n.os 2 e 5): João Pedro Rato
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