Os Nike Air Max 95 foram, há duas décadas atrás, inspirados na anatomia humana. A estética era tão diferente que eram tantos os que adoravam quanto os que odiavam. Passados 20 anos, são um ícone da marca.
Este modelo Nike Air Max 95 veio alterar o paradigma de corrida, com o seu distintivo toque de amarelo néon que irradiava uma confiança rara, como se já soubessem da importância que viriam a ter no futuro, uma espécie de presságio no design do desporto. Sem qualquer semelhança aos produtos comercializados na altura, era um modelo que exigia atenção imediata, a que o olhar não ficava indiferente. A fonte dessa segurança veio directamente do designer de calçado da Nike, Sergio Lozano. Desde o dia em que foi recrutado para trabalhar no projecto Air Max, a confiança em si próprio e a na sua equipa venceu inúmeras criticas e levou os Air Max 95 até à produção – persistência e fé num projeto, sem dúvida.
Tal como aconteceu com os Air Max 1, o design de Lozano também encontrou alguma resistência. “A primeira crítica ao conceito dos Air Max 95 não foi um sucesso geral, algumas pessoas pensaram que era bom, outras não gostaram de todo,” relembra Lozano enquanto falava sobre os obstáculos que encontrou ao desenhar os Nike Air Max 95. Mas graças a uma equipa confiante, Lozano prosseguiu com a sua visão e criou um modelo merecedor do nome da família Air Max – “Houve alguns campeões que apoiaram a ideia e sem eles os AM 95 nunca teriam singrado”.
Usando as costelas humanas, as vértebras, os músculos e a pele como principais pontos de inspiração o primeiro protótipo dos Air Max 95 foi criado – repare no desenho abaixo, de Lozano, onde é perceptível a anatomia humana. O projecto Air Max 95 foi posicionado do mercado como uma maneira de voltar a captar a energia que rodeava a família Air Max durante os anos 1970/80 que, com o sucesso do basquetebol, se perdeu durante os anos 1990. Tinha por isso que ser ousado, provocador e diferente de tudo o que já tinha sido produzido até então. O mais interessante de tudo seja talvez o facto de Lozano ter encontrado a sua inspiração para este modelo muito antes de ter começado a trabalhar neste projecto (apenas em 1994).
Com este visual, o ponto mais forte dos Air Max 95 – a sua individualidade – foi também a sua maior dificuldade. A estética deste modelo era tão diferente que levantou algumas questões sobre o seu potencial. “Houve pessoas que adoraram e outras que odiaram. Mas é quando obtemos este tipo de reacções emocionais que sabemos que estamos no caminho certo”, explica Lozano.
E então, renovamos o seu look desportivo com estes Nike Air Max 95? •
+ Nike
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