Olh’ó Peixe Ó Balcão!

Biqueirão, bacalhau, peixe espada e camarão. Eis as novas iguarias que acalentam a alma de gourmets descontraídos no restaurante pop-up de Rodrigo Castelo.

Biqueirão em pão ligeiramente tostado e regado com vinagre balsâmico

Os sabores da gastronomia tradicional portuguesa servem-se no Peixe Ó Balcão, do chef escalabitano Rodrigo Castelo, no renovado Mercado de Algés, erigido nos anos 1950’, onde o peixe é rei e o marisco se apresenta em boa companhia, já para não falar dos bivalves, que tão bem rimam com o verão.

Bacalhau torricado acompanhado por tomate-cereja

Vamos por partes. Comecemos com as boas novas feitas para picar cujo principal ingrediente provém do oceano Atlântico: Biqueirão, camarão ao alhinho e filetes de peixe espada com puré de grão de bico. Por outro lado, e para fazer “crescer água na boca”, falamos do torricado de bacalhau com tomate-cereja, que regressa Ó Balcão do peixe e da taberna, a homónima do chef aberta, em Santarém, desde outubro de 2013, bem como das línguas de bacalhau com puré de ervilhas, um dos pratos que compõe a ementa dos dois espaços.

Mas há mais. Iniciemos o repasto com lapas na chapa com o típico molho de manteiga. Uma espécie de entrada a um repasto com peixe à vista, conceito que Rodrigo Castelo passa da Taberna Ó Balcão para o Mercado de Algés, onde a ementa está dividida por sopas, para picar e pratos.

Passemos à sopa fria de marisco, um creme que cai sempre bem nos dias soalheiros, pela combinação de sabores e pela frescura. Depois petisquemos o picadinho de fataça – este do rio Tejo – com puré de batata-doce roxa, uma boa ideia para as tardes em que o calor não dá tréguas, e passemos para o biqueirão sobre pão ligeiramente tostado, com vinagre balsâmico e azeite, uma novidade que, de certo, muitos irão querer provar, pois vale bem a pena esta ligação de paladares com a salsa.

No alinhamento dos peixes do Atlântico, chega a vez do cação frito com ervilhas cozinhadas al dente, rabanete e molho de iogurte e lima, um dos petiscos que convergiu na partilha de consensos ao balcão.

O pica-pau de atum

O mesmo podemos dizer acerca do pica-pau de atum com molho mostarda e batat frita às rodelas a acompanhar, um trio maravilha que, desde logo, conquistou o palato de gourmets presentes.

O prego de atum em bolo do caco

Assim como o prego de atum no caco, “uma receita minha”, diz Rodrigo Castelo sobre o bolo do caco, “feito com batata-doce”, garante, barrado com manteiga “finalizada aqui, por nós”.

Ou o generoso arroz de lingueirão, este um dos pratos da ementa do Peixe Ó balcão, confecionado a preceito, que seduziu a boca de muitos que o já o degustaram, e não é por acaso que integra a lista dos mais solicitados Ó Balcão, a par com os petiscos protagonizados pelo cação, pelos jaquinzinhos em escabeche e acompanhado por batata-doce assada, pelo choco frito e pelo prego de atum.

No menu do Peixe Ó Balcão fazem, ainda, parte a sopa de peixe, para começar, a salada de polvo e o camarão estaladiço com coli de manga e maracujá, para picar.

Ao todo são 17 iguarias, todas inspiradas no típico receituário português que, “com os pés bem assentes na terra”, expressão usada como reforço à sua forma de estar, Rodrigo Castelo, um autodidata na cozinha – assim como a sua equipa –, apresenta no Peixe Ó Balcão, onde quem aprecia peixe irá, de certo, encontrar aqui um bom porto de abrigo. A morada: Mercado de Algés, na rua Luís de Camões, em Algés. De portas abertas das 10 às 23 horas, de quinta a domingo, e das 10 à 01 hora, à sexta, ao sábado e nas vésperas de feriados.

Bom apetite! •

+ Peixe ao Balcão
© Fotografia: João Pedro Rato

Partilhe com os amigos

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.