O chef José Avillez e o seu Belcanto são, pelo terceiro ano consecutivo, os grandes vencedores da 7.ª edição dos prémios Mesa Marcada – 10 Restaurantes e 10 Chefes Preferidos de 2015, cuja lista de boas novas se converte a dois novos prémios especiais: “Restaurante Novo do Ano” e “Chefe Revelação do Ano”.
O Feitoria, com o chef João Rodrigues à frente da cozinha, sobe dois lugares na categoria “Restaurante Preferido de 2015” / © Fotografia: João Pedro Rato
Numa cerimónia que decorreu ontem, à noite, no Honorato do Chiado, em Lisboa, apresentada por Miguel Pires e Duarte Galvão, o “Chefe Preferido de 2015” e o “Restaurante Preferido de 2015” foram, respetivamente, José Avillez e o seu restaurante Belcanto (2 estrelas Michelin). Por sua vez, e ainda na categoria de Chefe Preferido, Hans Neuner, chef do Ocean (2 estrela Michelin), do Vila Vita Park, em Porches, Lagoa, passa a ocupar o terceiro lugar; e Leonel Pereira, chef do São Gabriel (1 estrela Michelin), Almancil, mantém-se na segunda posição; João Rodrigues, chef do Feitoria (1 estrela Michelin), no Altis Belém Hotel & Spa, em Lisboa, sobe para a quarta posição, e Dieter Koshina, chef do Vila Joya, em Albufeira fica na quinta.
Já na categoria de Restaurante Preferido, o Ocean, continua na segunda posição e o Feitoria, sobe do quinto para o terceiro lugar, em relação à edição de 2014; o Vila Joya mantém-se na quarta e a quinta posição passa para o São Gabriel.
Os interiores do Alma, o recém-restaurante de Henrique Sá Pessoa
A grande surpresa da noite foi o Alma, o recém-aberto restaurante de Henrique Sá Pessoa, no Chiado lisboeta, que entrou diretamente para a categoria “Restaurante Novo do Ano” – onde constavam também o Loco, de Alexandre Silva, aberto desde dezembro do ano passado, no Chiado, e o Go Juu, o restaurante de comida japonesa de portas abertas em Lisboa desde o início de 2015 – sendo distinguido com o primeiro lugar. Sobre o “Chefe Revelação do Ano”, o prémio foi atribuído a Leonardo Pereira, graças ao seu trabalho no restaurante Areias do Seixo, em A dos Cunhados, no concelho de Torres Vedras, de onde saiu em final de outubro de 2015, tendo recebido o galardão das mãos de Vítor Sobral, com um percurso pela cozinha que soma duas décadas.
Para o “Destaque do Ano” foi eleita A Cevicheria, do mediático chef Kiko Martins, e para “Mesa Diária” – categoria que registou 65 indicações, das quais oito foram à “final” – a Taberna das Flores, do multifacetado chef André Magalhães.
Os prémios “Mesa Marcada – 10 Restaurantes e 10 Chefes Preferidos de 2015” acontecem desde 2009 e, nesta edição, contam com um painel de jurados composto por uma centena de pessoas ligadas à área da gastronomia de norte a sul do país. •
+ Mesa Marcada
Legenda da foto de entrada: Duarte Calvão co-mentor do blog Mesa Marcada, e José Avillez, o chef do premiado Belcanto
Partilhe com os amigos: