Benoît Sinthon, chef do Il Gallo d’Oro (1 estrela Michelin), do hotel The Cliff Bay, na ilha da Madeira é, de novo, o anfitrião do festival gastronómico de cunho português, com início agendado para o mês que se avizinha e marcado com um desvio na rota, desta vez, em direção à Catalunha, Espanha.
Um dos mais proeminentes eventos de gastronomia portugueses está de volta mais cedo, com estreia marcada para a semana entre 19 e 23 de fevereiro, no hotel The Cliff Bay, do grupo PortoBay Hotels & Resorts, na cidade do Funchal, na chamada Pérola do Atlântico, onde 16 chefs – mais um – irão mostrar quanto vale a cozinha portuguesa harmonizada com as técnicas apreendidas nas escolas de hotelaria num programa fragmentado entre o célebre Kitchen Alive, com as demonstrações de showcooking, os jantares gourmets e demais atividades complementares. Para acompanhar, produtores nacionais, enólogos e escanções falarão sobre o legado de Baco, sem pôr de parte o eclético universo das sonoridades.
Assim, Benoît Sinthon, o chef anfitrião do Il Gallo d’Oro recebe 16 chefs de Portugal, França e Holanda. Eis a lista dos convidados: Michel Van der Kroft (‘t nonnetje, 2 estrelas Michelin / Holanda), Erik van Loo (Parkheuvel, 2 estrelas Michelin / Holanda), Richard van Oostenbrugge (Bord’Eau, 2 estrelas Michelin / Holanda), Dieter Koschina (Vila Joya, 2 estrelas Michelin / Albufeira, Portugal), Hans Neuner (Ocean, 2 estrelas Michelin / Porches, Portugal), José Avillez (Belcanto, 2 estrelas Michelin / Lisboa), Olivier Barbarin (Châteaux d’Audrieu, 1 estrela Michelin / França), Henrique Leis (Henrique Leis, 1 estrela Michelin / Almancil, Portugal), Rui Silvestre (Bon Bon, 1 estrela Michelin / Carvoeiro, Portugal), Kiko Martins (A Cevicheria e O Talho / Lisboa), Joannic Taton (Les Terrasses de Lyon / França) David Faure (Aphrodite / França), Miguel Gameiro (escola Alain Ducasse / Portugal), Paulo Morais (especialista em comida asiática / Portugal), Julien Boutonnet (Escola Internacional de Pastelaria Olivier Bajard / França) e Cristophe Renou (Escola Valrhona / França).
No alinhamento do programa, o Kitchen Alive, agendado para 19 de fevereiro, é o ponto de partida para esta 7.ª edição do Rota das Estrelas, que inicia num ambiente descontraído, desde o Lobby inferior do hotel ao interior da cozinha do restaurante The Rose Garden, atravessando toda a sala desta espaço e conduzindo os mais resistentes até ao jardim, bem como a uma pequena experiência no Il Gallo D’Oro, a boa nova deste ano. Do lado de lá das bancadas do showcooking estarão Benoît Sinthon, Erik van Loo, Richard van Oostenbrugge, José Avillez, Olivier Barbarin, Henrique Leis, Kiko Martins, Paulo Morais, Joannic Taton, David Faure e Miguel Gameiro.
Para 20 de fevereiro estará reservado uma viagem ao norte da ilha, com passagem pela Encumeada e pelas Grutas de São Vicente, culminando com um almoço, desta vez – e ao contrário do ano anterior, em que o repasto aconteceu na Prainha (leia o artigo aqui) – numa casa privada, em pleno coração da idílica floresta Laurissilva, reconhecida pela UNESCO como Património Natural Mundial.
A 21 chega a vez do passeio de catamarã pelo Atlântico sob a égide de “Sea nature, wine & more”. Já os tradicionais jantares gourmets acontecerão a 22 e 23 de fevereiro, no Il Gallo d’Oro, estando a lista de chefs convidados ainda por confirmar.
Nectari é o restaurante anfitrião do país vizinho
Jordi Esteve recebe a 7.ª edição da Rota das Estrelas
Sobre o roteiro do festival gastronómico pelo país e em Espanha, estão inscritos o The Yeatman (1 estrela Michelin), em Vila Nova de Gaia, com o chef Ricardo Costa como anfitrião, a 18 de março; o Nectari (1 estrela Michelin), em Barcelona, no país vizinho, de 5 a 7 de maio, com o chef Jordi Esteve a receber os convidados; o Eleven (1 estrela Michelin), em Lisboa, a 17 de junho (leia a reportagem aqui), com o chef Joachim Koerper (leia a entrevista aqui) à frente da cozinha; o Largo do Paço (1 estrela Michelin), na Casa da Calçada, com o chef André Silva (leia a entrevista aqui), nos dias 7 e 8 de outubro; o Restaurante Bon Bon (leia a reportagem aqui), recém distinguido com um estrela Michelin, com o chef Rui Silvestre à prova nos dias 16 e 17 de outubro a marcar.
O último evento da 7.ª edição da Rota das Estrelas está, por sua vez, para a noite de 18 de novembro, no Villa Joya (2 estrelas Michelin), em Albufeira, com o chef Dieter Koschina como anfitrião de uma cozinha onde irão estar todos os chefs de restaurantes com estrelas Michelin de terras algarvias. Tome nota: Hans Neuner, chef do Ocean (2 estrelas Michelin), do Vila Vita Park, em Porches; Leonel Pereira, chef do São Gabriel (1 estrela Michelin), em Almancil; Rui Silvestre, chef do Bon Bon(1 estrela Michelin), no Carvoeiro; Henrique Leis, chef do restaurante homónimo com uma estrela Michelin, em Almancil; e Willie Wurger, chef do Willie’s (1 estrela Michelin), em Vilamoura. Em cima da mesa, o ingrediente principal serão os produtos do Algarve, do prato ao copo, sendo o valor do jantar de € 195 por pessoa (excluindo bebidas). As reservas podem ser feitas através do email info@vilajoya.com ou pelo 28 959 17 95. •
A tomar nota e ir. Boa viagem e bom apetite! •
+ Rota das Estrelas
© Fotografia: Henrique Seruca
Partilhe com os amigos: