As curtas em festival na vila de Sintra

A 6.ª edição do Córtex – Festival de Curtas Metragens de Sintra começa hoje, dia 18, e até 21 de fevereiro, no Centro Olga Cadaval, com uma homenagem ao realizador Terence Davies, 14 curtas em competição e um programa dedicado ao mais novos.

“Pronto, era assim”, com realização e argumento de Joana Nogueira e Patrícia Rodrigues / Portugal

O Córtex 2016 inicia, hoje, o seu périplo pela sétima arte com a trilogia que deu início ao trabalho do britânico Terence Davies, natural de Liverpool, como realizador, às 21.30 horas, no Centro Olga Cadaval, em formato original de 35mm – “Children”, “Madonna and child” e “Death and transfiguration” – e com as quais se distinguiu no mapa cinematográfico. No trio de curtas, o realizador britânico “apresenta” o seu alter ego, Robert Tucker que, em “Children”, é uma criança vítima de bullying e cujo pai, violento e abusivo, morre durante a sua infância. Por sua vez, em “Madonna and child” Robert Tucker apresenta-se como um homem de meia idade a viver com a mãe e a lutar contra uma homossexualidade reprimida, pois os sentimentos de culpa e vergonha são induzidos por uma educação católica muito rígida, até assistirmos à morte do protagonista em “Death and transfiguration”. A produtora desta última curta, Claire Barwel, estará em Sintra para apresentar esta trilogia e conduzir uma palestra sobre o papel da mulher no cinema intitulada“Women in Film, a personal and political perspective from the UK”, no MU.SA – Museu das Artes de Sintra

Sobre a carreira de Terence Davies, o realizador britânico tem na sua posse dois dos mais prestigiados prémios de cinema, graças ao filme “Distant voices, still lives”, com destaque para o FIPRESCI Prize, do Festival de Cannes, e o Leopardo de Ouro, no Festival de Locarno.

No alinhamento do programa – disponível aqui –, outro dos destaque é a Competição Internacional que integra 14 curtas-metragens de outros países, entre elas “Everything will be okay”, filme nomeado para os Óscares de 2016, e 16 curtas na categoria de Competição Nacional. E todas serão analisada pelo júri da 6.ª edição do Córtex composto por Joana Santos, atriz, João Braz, editor de cinema, Joana Ferreira, produtora de cinema, e Igor Mirković, diretor do Motovun Film Festival, na Croácia.

Mini-Córtex para cinéfilos de palco e meio

A “História de um urso” do chileno Gabriel Osorio Vargas para o Mini-Córtex

Aos mais novos, o Festival de Curtas Metragens de Sintra reserva o Mini-Córtex que resulta da parceira com a MONSTRA – Festival de Animação de Lisboa. No programa estão apontados dez filmes, entre os quais está a “História de um urso”, nomeado para a categoria Melhor Curta de Animação dos Óscares de 16, em três sessões agendadas para esta manhã e destinada aos alunos das escolas do ensino básico do concelho de Sintra, que poderão votar no seu filme favorito; e numa outra para pais e filhos, a acontecer domingo, dia 21 de fevereiro, às 11 horas, seguida de um workshop de cinema de animação, dirigido por Fernando Galrito, diretor da MONSTRA.

Tome nota do programa Mini-Córtex, o qual pode também visualizar aqui :

• “Deixa-te contagiar”, de Teresa Cruz / Portugal;
• “Disco – Toccata”, de Grégoire Pont / França;
• “Eu e o meu panda de estimação”, de Camille Billaud, Doriane Lopez, e Domitille Mellac / França;
• “Galinha patchwork”, de Angela Steffen e Andrea Deppert / Alemanha;
• “História de um urso”, de Gabriel Osorio Vargas / Chile;
• “Lua e o lobo”, de Patrick Delage / França;
• “O presente”, de Jacob Frey / Alemanha;
• “Pik, Pik, Pik”, de Dmitry Vysotskiy / Rússia;
• “Rosso Papavero”, de Martin Smatana;
• “The gift”, de Aaron Dunbar / E.U.A..

A ir. •

+ Festival Córtex
Legenda da foto de entrada: Imagem do filme “Madonna and child”, de Terence Davies

Partilhe com os amigos: