Mais de 1500 chefes dos quatro cantos do planeta irão, na noite de 21 de março, homenagear a gastronomia francesa, dos quais 36 estão em Portugal. Falamos do Goût de France que, por cá, tem como padrinho o chef Antoine Westermann e remete cinco por cento das receitas de cada restaurante aderente à ReFood.
O ministro dos Negócios Estrangeiros e do Desenvolvimento Internacional, Laurent Fabius, e o chef Alain Ducasse apresentaram, a 28 de janeiro, os 1500 restaurantes dos cinco continentes que participarão na edição 2016 do Goût deFrance.
Assim, da alta cozinha ao bistro de qualidade são, em Portugal, 35 os restaurantes que participam no Goût de France – mais do dobro em comparação ao ano passado –, com o objetivo de dar a conhecer melhor a gastronomia francesa num jantar com savoir faire francês – este ano com produtos locais e regionais, um aspeto “fundamental” nas palavras do embaixador de França em Portugal Jean-François Blarel, fazendo referência à Cimeira do Clima que aconteceu em dezembro de 2015 –, no primeiro dia de primavera, e acompanhado com vinhos franceses – a única exigência reservada para este ano.
Em suma, cada chef irá realçar a combinação entre a tradição portuguesa e a cozinha francesa, com espírito de criatividade e de modernidade, utiliando produtos frescos, assim como a qualidade dos menus baseados numa cozinha responsável, tendo o apreço pela saúde e pelo ambiente, mas também acessível a todas as bolsas.
“Falar de cozinha – da cozinha francesa – é falar de alegria de viver, de leveza, de optimismo e de prazer – ideias muito centrais para a imagem do Destino França”. Alain Ducasse
Em simultâneo, serão celebrados os valores da partilha e do respeito pelo bem comer. “Em Portugal, como em França, é um prazer sentar em torno de uma mesa e partilhar o prazer de comer (…) juntos”, afirma o embaixador.
Sobre a edição de 2016 com 35 jantares à francesa, Portugal conta com o prestigiado chef francês Antoine Westermann – com uma presença marcante na cozinha do Fortaleza do Guincho, e que está a abrir portas de um restaurante em Nova Iorque, nos EUA – como padrinho. Tome nota da lista dos restaurante que, de lés-a-lés, participam neste evento festivo:
Leça da Palmeira
Casa de Chá Boa Nova / chef Rui Paula.
Matosinhos
Cheddar Grill & Fondue / chef Pedro Pereira.
Porto
Lado B Café / chef Artur Ribeiro;
Maria Bôla Coffee Bakery / chef Maria Martins;
Poivron Rouge / chef Jorge Sousa.
Coimbra
Casas do Bragal / chef Maria Manuela Cerca.
Leiria
Fio d’Azeite / chef Pascal Lecoq.
Cascais
Conceito Food Store / chef Daniel Estriga;
Hemingway Cascais / chef Bruno Póvoas;
Maria Pia / chef Pedro Mendes;
Moules & Gin / chef Miguel Branco.
Paço de Arcos
Claro! / chef Vítor Claro.
Lisboa
Adlib Restaurant, no Adlib Hotel / chef Daniel Schlaipfer;
Alma / chef Henrique Sá Pessoa;
Ânfora, no Hotel Palácio do Governador (Belém) / chef André Cordeiro;
Apicius / chefs Joana Xardoné e Francisco Magalhães;
Bastardo, no Internacional Design Hotel / chef Luís Miguel Rodrigues;
Bistro Edelweiss / chef Ädu Wahlen;
Chapitô à Mesa / chef Bertílio Gomes;
Duplex Restaurante & Bar / chef Nuno Bergonse;
Eleven (1 estrela Michelin) / chef Joachim Koerper;
La Parisienne / chef Xavier Charrier;
Le Lisboète / chef Walter Blazevic;
Moules & Beer / chef Miguel Branco;
O Nobre / chef Justa Nobre;
Restaurante Varanda, no Hotel Ritz Four Seasons / chef Pascal Meynard;
River Lounge, no Myriad by Sana Hotels / chef Frederic Breitenbucher;
Sommelier Lisbon / chef Spalk Guilherme Ferreira Froes;
Taberna Do Lis, no Hotel Lis Baixa / chef Antoine Legrand.
Albufeira
Vila Joya (2 estrelas Michelin) / chef Dieter Koschina.
Vilamoura
Le Rendez-Vous / chef José Niza.
Portimão
Vista Restaurante, no Hotel Bela Vista & Spa Relais et Châteaux / chef João Oliveira.
Ponta Delgada, ilha de São Miguel (Açores)
Anfiteatro / chef Pedro Oliveira.
Funchal (Madeira)
Il Gallo d’Oro (1 estrela Michelin) / chef Benoit Sinthon;
Armazém do Sal / chef Roberto Barros.
No final, cada um dos 35 restaurantes compromete-se a doar cinco por cento das receitas à associação ReFood, instituição de solidariedade social fundada, em 2011, pelo norte-americano Hunter Halder, a viver em Portugal há mais de 25 anos, com o intuito de distribuir comida “em ótimas condições”, garante o mentor, recolhida em restaurantes, a qual é, depois, encaminhada para famílias carenciadas. Uma ação de partilha, recuperação e ajuda que vis eliminar o desperdício alimentar, acabar com a fome e, ao mesmo tempo, estreitar os laços sociais. A ReFood começou com 30 restaurantes parceiros – “hoje temos 900”, diz Hunter Halder – e distribuem mais de 46 mil refeições por 2500 pessoas entre cinco a seis vezes por semana, graças ao empenho de 4000 voluntários.
A data de 21 de março é também dia de festa na Embaixada de França, em Lisboa, onde o Palácio de Santos será palco de partilhada da tradição gastronómica francesa com convidados portugueses, à semelhança do que acontece nas restantes 149 embaixadas de França espalhadas pelo mundo.
No alinhamento do programa da edição de 2016 do Goût de France há três eventos a decorrer em paralelo. Assim, está agendado um jantar |à francesa elaborado por alunos das Escolas de Hotelaria e de Turismo de Lisboa e do Porto, o qual será avaliado e, como tal, serão premiados três jovens; uma conferência sobre pastelaria francesa e viennoiseries e dirgida por Mouette Braboff, doutorada em etnologia e antropologia social e especialista da cultura do pão em França e na Europa, a qual terminará com degustação; e a exposição “Art & Food” composta por 80 fotografias que aliam a cozinha francesa ao registo da câmara fotográfica. Os espaços e os horários serão, por sua vez, anunciados em breve.
Bon apetit! •
+ Goût de France
+ ReFood
Legenda da foto de entrada: Profiteroles, sobremesa muito apreciada em França – e não só, dizemos nós –, país em que, no início do século XVI, fora considerada uma iguaria real
Recebe a Mutante por e-mail? Subscreva aqui .