Fim de semana em família / Monte Santo Resort

O mui aclamado sossego que tanto gostaríamos de ter na época estival por terras algarvias é uma realidade nesta altura do ano, sobretudo para quem anseia por uma pausa sem a interferência do tempo.

Um dos quartos das suites do club house

Os oito hectares que demarcam o Monte Santo Resort albergam jardins e lagos, e uma piscina que, nos dias soalheiros é, de certo, cobiçada de sol a sol. Incrustada entre as moradias geminadas, com espaçosos terraços, e o club house, composto por suites amplas e plenas de conforto, incluíndo os quartos, e as áreas de serviço, a piscina é, muitas vezes, palco de momentos memoráveis, pois em lugares como este fazem-se histórias que resultam em amizades.

Eis o palco de estórias românticas passados neste refúgio algarvio

“Temos clientes que repetem a estadia, o que é já um reconhecimento”, conta Alexandra Colaço, diretora de restaurante deste resort de cinco estrelas por isso, “se saíram de casa, queremos que, aqui, se sintam em casa”, continua, enquanto partilha histórias felizes de casamentos, de pedidos de casamento, de festas de aniversário, de despedida de solteira…

Mergulhemos nas águas tépidas da piscina interior

… de experiências que, hoje, mais do que ontem, são desejadas por quem elege este refúgio algarvio, ideal para relaxar em família, mesmo nos dias em que o termómetro está em baixa, pois a piscina interior de água aquecida é, para miúdos e graúdos, o lugar de eleição. Mergulhemos!

E não nos podemos esquecer do Planet Junior, o kids club que promete momentos divertidos aos mais novos, desde os que aspiram ser jogadores de futebol ou de basquete, ou de ténis, ou os que preferem os jogos na água, a modelagem ou a construção de uma árvore ou, até mesmo, a sétima arte. Uma mão cheia de atividades, que fomentam também a criatividade e o fazer novas amizades de amigos de palmo e meio de dentro e fora de portas.

Aos adultos, o resort reserva um ginásio, o golfe, mas também os passeios de bicicleta – convencional ou elétrica –, que permitem a descoberta da via algarviana, por exemplo, a qual liga Alcoutim ao Cabo de São Vicente, atravessando 11 concelhos da região, e pode ser percorrida a pé. Quem alinha?

Descontraia nas mãos nas terapeutas do Alma Spa

Relaxemos. No Alma Spa entregue-se nas mãos das terapeutas e desfrute de uma viagem que acalenta o corpo e o espírito, com uma massagem dos pés à cabeça. Suave ou profunda, todos os movimentos de mãos e braços contam para a abstração total da mente, embora a massagem indiana seja a mais recomendada para quem deseja descontrair totalmente.

O Monte dos Comensais está aberto aos hóspedes e a quem queira experimentar a cozinha do chef

Passemos à mesa. No restaurante Monte dos Comensais, o jantar é à la carte ou traduz-se na escolha dos pratos que compõem o Menu do Chef. Uma pequena carta que muda todos os dias e “permite ao Nuno [Alves] experimentar coisas novas”, esclarece a diretora de restaurante do Monte Santo Resort, com opção entre duas entradas, dois pratos principais e duas sobremesas de uma cozinha a que a nossa anfitriã define de “eclética”. Ou não estivéssemos nós num resort onde, além dos hóspedes portugueses e espanhóis que dominam, sobretudo, os registos do Monte Santo Resort na época pascal, são bem vindos os escandinavos, que revelam preferência pelo golfe, sobretudo, no inverno, assim como os holandeses, os alemães, os irlandeses e os ingleses que, juntamente com os portugueses, escolhem este refúgio algarvio para umas férias em família.

Apesar da nova carta chegar à mesa do Monte dos Comensais apenas no início de maio, o chef Nuno Alves, alentejano de gema de 37 anos, prepara um desfile de pratos que farão parte dessa nova lista de iguarias.

Camarão ao alhinho

Porém, e com o intuito de mostrar outro novo prato da carta de snacks do almoço, Nuno Alves serve a salada de salmão fumado com vinagrete, mostarda e mel, laranja e funcho, seguido de um camarão ao alhinho com o típico molho de manteiga que farão, de certo, a delícias dos apreciadores deste prato.

Polvo, batata-doce e legumes

Polvo, batata-doce e legumes foi o prato que se seguiu no repasto, sobre o qual Nuno Alves enalteceu a presença da batata-doce, em substituição da batata que habitualmente temos no prato, e dos legumes que, deste modo, corroboram “a aposta em pratos mais nutritivos”.

Salmão e robalo com chips de batata-doce e legumes

Do mar, o chef escolheu ainda o dueto do Atlântico, prato composto por salmão e robalo com chips de batata-doce e legumes, que reuniu consensos à mesa.

Para fazer jus ao alinhamento da carta, que traduz a predileção pelo peixe e pelo marisco – dado a proximidade do mar, a preferência pelos produtos frescos e pelos fornecedores locais –, o chef apresentou um guloso risotto de camarão.

Carré de borrego com Brás de espargos

Da terra veio o carré de borrego com Brás de espargos, crosta de broa e ervas aromáticas, num tributo à gastronomia alentejana e algarvia, duas regiões de que muito gosta, uma vez que foi em Évora onde frequentou e concluiu o curso de cozinha e em cozinhas de terras algarvias onde “pôs a mão na massa” já lá vão dez anos: “Entrei aqui seis meses depois da abertura, estive no Suites Alba… e voltei ao Monte Santo Resort.”

Pêra bêbeda com especiarias e gelado de limão pelas mãos de Isabel Vicente

Eis que chega a sobremesa da autoria de Isabel Vicente, um tesouro bem guardado na cozinha do Monte dos Comensais, onde trabalha, desde há três anos, no mais doce pecado de um repasto, como a pêra bêbeda com especiarias e gelado de limão ou o brownie de chocolate com gelado de baunilha e coulis de frutos secos.

Brownie de chocolate com gelado de baunilha e coulis de frutos secos

Duas iguarias de fazer perder a cabeça feitas por quem denota o saber-fazer que, segundo Alexandra Colaço, “gostamos de fomentar” quando se refere à equipa do restaurante e, por essa razão, “tivemos a oportunidade de a manter”, sublinha.

Ao contrário do que parece, o Monte dos Comensais “está de portas abertas para o lado de fora”, garante a diretora de restaurante do Monte Santo Resort. Para o efeito, basta solicitar a abertura das barreiras existentes na entrada do resort, estacionar à frente do edifício principal que se encontra à frente e dirigir-se à receção, mas não sem antes reservar mesa. O mesmo se aplica às piscinas, assim como o ginásio, a sauna e o banho turco, “portanto, quem quiser dar um mergulho é bem vindo”, afirma a nossa anfitriã, até porque em maio ou junho o bar da piscina já estará aberto para gáudio dos veraneantes, que também podem optar pelas praias do Carvoeiro e Benagil.

E porque o Dia da Mãe se avizinha, o Monte Santo Resort está a preparar um fim de semana especial, de 30 de abril a 1 de maio, cujo programa dita que as crianças, até aos 12 anos, não pagam. Festejamos em família?

Boa viagem! •

+ Monte Santo Resort
© Fotografia: João Pedro Rato
+ Agradecemos à Mercedes-Benz o apoio na realização da viagem / Mercedes CLA 180d Coupé
(As terceira e quarta fotos que se encontram no corpo de texto foram gentilmente cedidas pelo Monte Santo Resort)

Partilhe com os amigos: