O segredo está no corte / Rib Beef & Wine

Eis o espaço de culto para os grandes apreciadores de carne, para comer e partilhar, e que se faz acompanhar de uma mão cheia de vinhos gastronómicos, apesar de também haver alternativas cool ao ingrediente principal deste restaurante da cidade do Porto.

Em plena praça da Ribeira, no centro histórico da Invicta, está o Rib Beef & Wine, o restaurante do Pestana Vintage Porto Hotel & World Heritage Site, com porta aberta, desde outubro de 2015, para o rio Douro, e um décor primado pela elegância agraciada pelo azul cobalto e o verde escuro temperados num espaço trendy a contrastar com o exterior (quase) austero das portadas de ferro e das pedras que ornamentam as paredes e as muralhas de outrora, em contraste pleno com as cores vivas do casario típico da cidade.

O atum braseado com escabeche de legumes, molho agridoce e azeite de coentros é uma entrada recomendada

A carta assinada pelo chef Rui Martins denota a escolha do corte na seleção das carne de origem nacional DOP (Denominação de Origem Protegida) e de além fronteiras.

Porém, ainda antes de iniciar a investida pela carne, falemos das entradas, com especial destaque para o tão apetecível atum braseado com escabeche de legumes, molho agridoce e azeite de coentros, e os deleitosos cogumelos assados com molho romanesco (feito com frutos secos), ovo e pinhões tostados, para mexer bem até o ovo rebentar e partilhar – além do carpaccio de novilho com pesto e parmesão; do caldo de bacalhau, poejo e ovo escalfado; da cecina de vaca maturada; e do ovo a baixa temperatura, espargos, trufa e queijo parmesão; e do gaspacho de tártaro de atum.

Mexa os cogumelos assados com molho romanesco (feito com frutos secos) e pinhões tostados até o ovo rebentar

Agora, sim, os apreciadores de mui suculento prato podem eleger entre o entrecôte, muito suculento e com secção de gordura lateral; o chateaubriand, que representa um seccionamento premium do lombo; e o lombo, considerada a mais nobre secção da carne; o Rib Eye, composto por um marmoreado abundante; a vazia, submetida a uma maturação de 14 dias, o que a torna uma peça tenra e macia; o chuléton, traduzido no corte clássico; e o t-bone, que apanha uma parte do lombo e outra da vazia, e o Tomahawk Black Angus irlandês. Todas as peças são grelhadas ao natural na chapa e acompanhadas, na mesa, por tomate assado, confit de cebola com Vinho do Porto, manteiga Café de Paris e três variações de flor de sal – natural, com especiarias e mediterrânica (com azeitona).

Como manda a cartilha deste registo gastronómico, há uma lista de sete molhos à escolha. Tome nota: Aioli (maionese de alho, azeite e gemas de ovo), o bearnês (mais avinagrado), o de cogumelos, o de pimenta, o Roquefort – feito a partir do queijo com o mesmo nome e, por isso, muito forte –, o chimichurri (molho típico dos churrascos  na Argentina e do Uruguai) e o Barbecue Rib, inspirado no tradicional molho barbecue, tendo sido, estes dois últimos, as opções à altura da carne

Para acompanhar, há o guloso puré de batata com trufa, as sempre tão apreciadas chips de batata e os muito bem confecionados legumes grelhados, bem como o arroz de grelos – que integra a lista dos mais pedidos a par com os supramencionados chips e puré de batata – e a salada coleslaw.

A composição de fruta é perfeita para o final do repasto

Para acompanhar, há o guloso puré de batata com trufa, os sempre tão apreciados chips de batata e os muito bem confecionados legumes grelhados, bem como o arroz de grelos – que integra a lista dos mais pedidos a par com os supramencionados chips e puré de batata – e a salada coleslaw.

De Baco, a harmonização recai numa lista generosa de vinhos, sobretudo de referências provenientes do Douro e, todas as semanas (de segunda a sexta), é convidado um produtor, para estar em destaque na carta. E porque o vinho é mesmo uma aposta – tal como o nome do restaurante indica –, a cada mês, há uma wine session aberta ao público interessado em ouvir falar e provar o vinho do produtor eleito.

A refrescante tarte de limão merengada é uma referência para os mais gulosos

Antes de chegarmos à sobremesa, passemos às alternativas criadas a pensar nos amigos que acompanham os apreciadores de carne num repasto descontraído, e todos têm direito a esplanada sempre que o tempo está de feição. De acordo com as sugestões do chef, há o bife de atum na tábua com peppertatoes, o risotto de cogumelos, a salada Rib de frango crocante e o Rib loves veggies, mas há também o bife tártaro e o Rib burger, para quem prefere a carne num registo diferente.

Uma sobremesa que é um verdadeiro pecado à mesa

Aos gulosos revelamos que há seis propostas irresistíveis, entre o muito bem escolhido Ultimate Sin, para os amantes do chocolate com açúcar q.b. – bolo de chocolate, gelado de baunilha e crumble –, a refrescante tarte de limão merengada com sorbet de limão, o Director’s Cut – com uma composição de fruta, que remata o repasto na perfeição –, o tiramisú, com mascarpone e gelado de chocolate, o creme de ricota, com frutos vermelhos e texturas de morangos, e o crumbelicious – tarte de maçã e gelado de canela.

Se, com esta peça, despertámos a curiosidade ou já fizemos “crescer água na boca”, eis um bom motivo para escolher o Rib Beef, no n.º 1 da Praça da Ribeira, no Porto, para um repasto descontraído entre amigos e em família, das 12.30 às 15 horas e das 19.30 às 23 horas e, se preferir, pode reservar mesa pelo 966 273 822.

Bom apetite! •

+ Rib Beef
© Fotografia: João Pedro Rato
+ Agradecemos à DS o apoio na realização da viagem
Legenda da foto de entrada: Entrecôte e vazia, os molhos barbecue Rib e chimichurri, chips de batata, puré de batata com trufa e legumes grelhados

+ Informações:
Rib Beef & Wine Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato

Partilhe com os amigos: