Da barra ao mais doce prato, a cozinha experimental do chef Nuno Bandeira de Lima prossegue com a inovação e a criatividade no prato nesta nova carta primaveril convertida numa viagem à mesa.
Ostra e o gelado de ostra Santini, do menu de degustação
Depois do menu de degustação demarcado pela presença do gelado, com a assinatura de Eduardo Santini e de Nuno Bandeira de Lima, feito a partir de inesperados sabores em cada prato, como o a ostra e o gelado de ostra Santini, um refrescante dueto servido como segunda entrada neste alinhamento fora do comum, eis a nova carta do Restaurante & Bar The Insólito pertencente ao The Independente Collective, na capital portuguesa.
As filetes de sardinha na brasa em pão de passas e os pastéis de polvo com coulis de pimentos
O molusco é, no entanto, o ex-líbris da barra da nova carta, assim como as amêijoas, o Sir Viche, que é, nada mais, nada menos, do que o ceviche feito a partir do peixe do dia com alface do mar, puré de batata doce roxa e o molho especial da casa, ou a sardinha servida em filete na brasa com oregãos frescos, pão de passas, gelatina de tamarinho e agrião, as quais são sempre bem vindas.
Nas entradas, e para além do couvert – pão de Mafra, pão com cerveja preta com melaço, azeite e paté de fígado de aves –, o repasto pode converter-se, por instante, numa viagem à Ásia, com o pho, um caldo de legumes & noodles vietnamita, ou manter-se na rota já antes traçada, com os pastéis de polvo com coulis de pimentos, o carpato – carpaccio de pato fumado com tomilho, ravioli de laranja, compota de pêra e Porto –, o tártaro de novilho ou a salada insólita – alface, rúcula, raddicchio, tamarilho, amêndoas caramelizadas, areia de pão e azeitona, legumes e paia grelhada.
Peixe da noite com, amaranto e quinoa, saladinha de aipo, pimentos e cenouras e mussolini de anchova
Para o prato de peixe, o chef elegeu o polvo unido, para iniciar este roteiro gastronómico pelo mar, o liber’atum, o bacalhau e o peixe da noite, sendo este corado em azeite de alecrim, com amaranto e quinoa, saladinha de aipo, pimentos e cenouras e mussolini de anchova.
É então que o vinho entra em cena, em contraponto com os cocktails sugeridos para acompanhar as iguarias anteriores, como o pho’s cocktails – sake com infusão de hibiscus, lichias e lima –, o sir viche’s cocktail ou o hoy!ster cocktail. Para harmonizar com o peixe, a escanção Andrea Smith escolheu um Pato Frio branco 2013, feito a partir da casta Antão Vaz.
Lombinho de veado, o risotto de ragú de cogumelos e molho de uva preta e Porto
Por sua vez, a carne é apresentada pelo sr. porco à alentejana, pelo carrego – um carré de borrego de inspiração marroquina –, pelo bife e pelo veado cujo lombinho é assado e bem acompanhado por um guloso risotto de ragú de cogumelos e molho de uva preta e Porto, ao qual Andrea Smith juntou, no copo, um Quinta Ortigão Reserva tinto 2012, um blend das castas Baga e Touriga Nacional, da região vitivinícola da Bairrada.
A miss chocolate servida, neste caso, à colher, os mil folhas, o creme de avelã no copo, e o dueto composto por abacaxi e coco
E porque o doce nunca amargou, há quatro boas razões para se perder na escolha das sobremesas com açúcar, ou seja, com o dueto abacaxi e coco – abacaxi grelhado com creme de lima e coco, massa filo, gelado de caril & côco e raspas de lima. Servido com piña colada (alcoólico) –, o 1000 folhas – mil folhas de creme de alfazema com mirtilhos e pétalas de violeta –, o copo – creme de avelã com gelado de tângera, framboesas, bolacha de gengibre e merengue de framboesa – ou o melhor da noite, a miss de chocolate – mousse de chocolate com amendoins de wasabi e salame de chocolate. Para os menos gulosos há uma seleção de tr~es queijos e paia de porco alentejano e o froota, isto é, fruta de época.
Na harmonização, a escanção do The Insólito elegeu o generoso Carcavelos Villa Oeiras, que tem as castas Arinto, Galego Dourado e Ratinho na sua composição
Fica o desafio para experimentar a nova carta no último piso do n.º83 da rua de São Pedro de Alcântara, o qual se encontra de portas abertas terça e quarta, das 18 às 00 horas, e de quinta a sábado, das 18 à 1 da manhã, sendo aconselhável a reserva através do 211 303 306, até porque vale a pena ir um pouco mais cedo, para desfrutar da vista para a cidade de Lisboa que, por estes dias, vê a sua enigmática luz aumentar graças aos dias soalheiros que se avizinham.
Bom apetite! •
+ The Insólito
© Fotografia: João Pedro Rato
Partilhe com os amigos: