A prova dos Açores faz-se em 10 momentos

Em dez dias, dez chef mostram quão versáteis são os produtos e os sabores da região açoriana em dez jantares por ocasião da 5.ª edição do 10 Fest Açores, a acontecer entre 23 de junho a 2 de julho, no restaurante Anfiteatro, em Ponta Delgada.

A principal cidade da ilha de São Miguel é o epicentro do festival gastronómico harmonizado com uma experiência d’aquém e d’além mar e assinado pela mão de profissionais de cozinha de sete países. Eis os nomes que constam no cartaz da edição de 2016 do 10 Fest Açores: Jose Antonio Campoviejo, chef do El Corral del Indianu (1 estrela Michelin), nas Astúrias, Espanha, no dia 23 de junho; Alain Priso, chef do L’Ardoa, na capital francesa, no dia 24; Diogo Rocha, chef do Mesa de Lemos, em Salgueiros. no concelho de Viseu, a 26: Ingrid Neven, Chef do Pazzo, em Antuérpia, Bélgica, a 27; Henrique Sá Pessoa (leia aqui a entrevista ao chef), chef do Alma, em Lisboa, no dia 28; Josh DeCHellis, chef do J-Cru, nos EUA, no dia 29; o chef português Leonardo Pereira, a 30 de junho; Charles-Antoine Crete, chef do Montreal Plaza, no Canadá, a 1 de julho; Mark Lundgaard Nielsen, chef do Kong Hans, (1 estrela Michelin), em København, na Dinamarca, no dia 2 de julho; e, como já é hábito, marcarão presença Sandro Meireles, Nuno Santos e Pedro Oliveira, os chef da Escola de Formação Turística e Hoteleira (EFTH) de Ponta Delgada no dia dedicado aos Açores, no qual a cozinha se enche também com profissionais locais e ex-alunos da EFTH, no dia 24 de junho.

A afirmar as tendências no universo dos cocktails, está agendada uma After Party, para 2 de julho, o último dia do evento, no Cais da Sardinha, onde quatro bartenders farão a festa. São eles João Couto, do Anfiteatro, em Ponta Delgada, Filipa Oliveira, do Demon & Wise, no Reino Unido, José Maria Robertson, do Cinco Lounge, em Lisboa e Melhor Bartender Português do World Class de 2015, e Banjamin Alcock, do The Cocktail Trading Co., no Reino Unido.

Fora do alinhamento do programa, e uma vez que é atribuída grande importância entre a arte da cozinha e a arte do bar, e a tradição cerâmica, a EFTH e o Centro Regional de Apoio ao Artesanato juntaram-se, pelo terceiro ano, desta vez para desafiarem a ceramista Maria Pedro Olaio para criar um prato e um copo para o 10 Fest Açores. Assim, o prato foi inspirado numa lapa e o copo numa pedra de calçada, e ambas as peças refletem a contemporaneidade que rima com o festival gastronómico, razão pela qual terão estreia marcada durante o evento.

Tudo boas razões para regressar aos Açores nos dias que se avizinham, para desfrutar da belíssima paisagem da região e, claro, mergulhar em experiências de aromas e sabores à mesa, no Anfiteatro.

A ir e bom apetite! •

+ Restaurante Anfiteatro
+ Escola de Formação Turística e Hoteleira

Partilhe com os amigos: