Cistermúsica’16

Há um “Admirável Mundo Novo” em Alcobaça que vai abraçar os 400 Anos de Shakespeare de forma superlativa. Falamos do desejado Cistermúsica que, a cada ano, sobe sempre a bitola com programas de excelência.

Sob o título “Admirável Mundo Novo – Shakespeare 400 Anos”, entre 26 de junho e 31 de julho em Alcobaça, a 24.ª Edição do Cistermúsica assinalará a morte de um dos maiores dramaturgos de sempre e adopta como lema a alusão shakespeariana aos “novos mundos” que portugueses e espanhóis deram a conhecer ao mundo. Uma frase que, muito antes de servir de título à célebre e futurística obra de Aldous Huxley, é pronunciada por Miranda em “A Tempestade”:
O brave new world, That has such people in’t!” (“Oh, admirável mundo novo, Que tal gente tem!“), William Shakespeare, A Tempestade, Ato V, Cena I.


© Alia Kache

Todavia, se há tragédia shakespeariana que tem a ver com a terra onde estão sepultados Pedro e Inês, é… “Romeu e Julieta”, obviamente. Por isso, são-lhe dedicados os concertos de abertura e de encerramento. A abrir o Cistermúsica, a Orquestra e Coro da Academia de Música de Alcobaça, em coprodução com a OperaTellers, apresentam a ópera “Romeu e Julieta” de Gounod, numa versão encenada por Carlos Antunes e que contará com a narração da atriz Filomena Gonçalves. A encerrar, a recém criada Orquestra Euro-Atlântica interpreta a abertura “Romeu e Julieta” de Tchaikovski e a 2.ª suite do bailado homónimo de Prokofiev, num programa que culmina com uma das obras mais populares de todo o reportório sinfónico: a Sinfonia do Novo Mundo de Dvořák. Imperdível!

Outra ópera, essa oriunda no novo mundo, é a inconfundível “Porgy and Bess” de George Gershwin. A Banda Sinfónica de Alcobaça apresentará a suite “Catfish Row” que Gershwin compõs com base nesta ópera, num programa que contará também com duas obras de referência do maestro e compositor Leonard Bernstein: a abertura para “Candide” e as “Danças Sinfónicas” do “West Side Story”, um musical inspirado precisamente em “Romeu e Julieta”. Sim, nós avisámos que a bitola não desce, neste festival.

Às sonoridades acima referidas, juntam-se dois concertos sinfónicos: o cativante e cinematográfico concerto para violino de Korngold e a mais clássica e popular sinfonia de Chostakovich interpretadas pela Orquestra Estágio Gulbenkian, num programa que contrapõe Estados Unidos da América e a União Soviética no seu melhor.


©  EGO | Orquestra Estágio Gulbenkian, Catarina Lobo

Regressando a Shakespeare, a cena do túmulo de “Romeu e Julieta” que inspirou também o Adagio do 1.º quarteto de cordas de Beethoven foi pretexto para trazer um dos mais reputados quartetos do mundo: o Henschell Quartett, estreia absoluta em Portugal que tocará ainda Mozart e Schulhoff. No âmbito da música portuguesa, um concerto dedicado ao contemporâneo de Shakespeare, Estêvão Lopes-Morago, pelo Officium Ensemble. A efeméride também é apropriada para recordar a princesa portuguesa que foi rainha de Inglaterra e por isso o Ludovice Ensemble fará ouvir música portuguesa, inglesa e italiana da Capela de D. Catarina de Bragança. Destaque também o regresso a Alcobaça do conceituado Orlando Consort, para um programa que celebra Shakespeare em paralelo com Cervantes — de cuja morte também se assinalam os 400 anos — incluindo música de cena do siglo do oro espanhol e do bardo isabelino. Pela orquestra de cordas Alma Mater, a bela Suite para Cordas de Armando José Fernandes e o arrebatador Concerto em Ré de Joly Braga Santos. Recupere o fôlego que ainda há mais…

No maior mosteiro cisterciense de Portugal o reportório sacro da Idade Média não podia faltar. Assim, o Coro Gregoriano de Lisboa apresenta na Nave Central da Igreja de Santa Maria de Alcobaça a “Missa Gregoriana de São Pedro”. E agora, a voz deslumbrante de Elena Kelessidi, a mais destacada soprano da Grécia, será ouvida pela primeira vez no nosso país, num recital dedicado à melodia russa e com joias raras de Glinka, Dargominski, Rubinstein, Tchaikovski e outros compositores.

E, grande curiosidade suscita o espetáculo criado em parceria entre o percussionista alcobacense Manuel Campos e a bailarina e coreógrafa norte americana Alia Kache, num programa totalmente contemporâneo que, entre outras obras, estreará duas encomendas do festival aos compositores António Chagas Rosa e Dimitrius Andrikopoulos. Na programação de dança, é de salientar ainda o bailado Play False, de António Cabrita e São Castro, baseado em várias personagens criadas por Shakespeare.


© Henschel Quartett

Não. Não dissemos tudo. Acima, foi apenas o acicatar para aquele que é, indubitavelmente, um festival de excelência. A programação de 2016 mantém a filosofia habitual no Cistermúsica de conjugar obras raras com outras bem conhecidas do grande público e de dar destaque à música portuguesa antiga e recente. Mantém ainda a habitual estratégia de convidar reputados grupos e artistas estrangeiros, mas também de dar oportunidades aos melhores agrupamentos e intérpretes nacionais, de acolher e incentivar jovens valores. E para melhor vos ajudar com a agenda, deixamos um esquema dos nossos destaques:
26/06, 21h30 –  (Abertura) – Romeu & Julieta de Gounod/ Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça, Claustro do Rachadouro.
02/07, 21h30 – Ludovice Ensemble, A Capela de Dona Catarina de Bragança/ Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça, Sala do Capítulo.
03/07, 18h00 – Henschel Quartett/ Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça, Celeiro.
08/07, 22h00 – Companhia de Dança Americana, Caricature of She (Alia Kache)/ Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça, Claustro D. Afonso VI.
10/07, 18h00 – The Orlando Consort, Cervantes e Shakespeare/ Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça, Claustro D. Afonso VI.
17/07, 18h00 – Officium Ensemble, Estêvão Lopes-Morago Redescoberto: A música de Lopes-Morago para a Semana Santa/ Convento de Santa Maria de Cós.
22/07, 21h30 – Alma Mater, As Quatro Estações de Vivaldi/ Centro Cultural Gonçalves Sapinho.
24/07, 18h00 – Coro Gregoriano de Lisboa, Missa Gregoriana de S. Pedro/ Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça Nave Central.
29/07, 21h30 – EGO | Orquestra Estágio Gulbenkian/ Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça, Claustro do Rachadouro.
30/07, 21h30 – Elena Kelessidi/ Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça, Sacristia.
31/07, 19h00 – (Encerramento) – Orquestra Euro-Atlântica Sinfonia do Novo Mundo de Dvořák/ Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça Claustro, do Rachadouro.


© Mosteiro de Alcobaça (Cistermúsica’15), por António Cruz

Mais há, muito mais e tudo criteriosamente selecionado para este festival superlativo. Para consultar o programa completo e detalhado é só clicar em Cistermúsica no final de artigo. E falta apenas escrever que este é um festival a não perder, a Mutante atesta, pela música e pelos cenários que vão envolver os sons. Passe por Alcobaça e deixe-se levar por este evento ímpar. •

+ Cistermúsica’16 – Programação
© Fotografia de destaque: Mosteiro de Alcobaça (Pormenor), Ana Alves.

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