Com o mês de julho mesmo a espreitar, é hora de vos darmos a conhecer o programa d’O Festival das Artes na sua 8.ª edição, na cidade de Coimbra.
Subordinado ao tema Pioneiros, é o oitavo ano que as artes se celebram, desta forma, em Coimbra. Nas palavras de José Miguel Júdice, Presidente da Direcção do Festival das Artes: “O número 8 é o símbolo do infinito e são os Pioneiros que, geração após geração, vão fazendo avançar o Mundo e assegurando o futuro da Humanidade.” E é neste espírito que o Festival das Artes tem alinhados para este ano espetáculos de música, cinema, exposições, teatro, gastronomia, e ainda actividades educativas e conferências. Artistas, a seu modo pioneiros, também nos trazem as suas artes e talentos – Diogo Infante, Evgeni Bozhanov, Joana Carneiro, Mário Laginha, entre muitos outros.

© Diogo Infante por Carlos Ramos
O Festival arranca a 17 de Julho com um concerto às 16h00 onde o público é convidado a acompanhar uma caminhada liderada pelo agrupamento de jovens Tocá Rufar – “Bombos, um Evento Pioneiro” – , que culminará na Quinta das Lágrimas, onde terá lugar, pelas 17h00, a cerimónia de abertura oficial do Festival. De seguida, no Convento São Francisco pelas 19h00, decorrerá o concerto “Dois Grandes Inovadores” pela Orquestra Metropolitana de Lisboa, dedicado a dois grandes pioneiros da música clássica: Mozart e Beethoven.
Ainda no mundo das orquestras, vão ser apresentadas três orquestras de jovens, que vão tocar em três dias consecutivos no Anfiteatro Colina de Camões – Quinta das Lágrimas: Orquestra Estágio Gulbenkian, dirigida pela maestrina Joana Carneiro (28 de Julho) – 5.ª Sinfonia de Chostakovitch; Orquestra de Jovens da Turquia (29 de Julho) – Concerto para Orquestra de Bartók; e Orquestra de Jovens do Canadá (30 de Julho) – 5.ª Sinfonia de Prokofiev e também a abertura de Tannhäuser de Wagner. Ao piano, o galardoado Evgeni Bozhanov vai interpretar Chopin e Debussy, que escreveram obras inesquecíveis para piano, no concerto “Vanguardistas do Piano” (27 de Julho).

© Joana Carneiro por Dave Weiland
Ainda de destacar o Concertino de Primavera para oboé e orquestra de cordas do compositor conimbricense Sérgio Azevedo, apresentado em estreia absoluta no concerto “O Pai da Sinfonia e Estreias para Oboé” pelo oboísta Andrew Swinnerton, com a Orquestra Clássica do Centro (21 Julho). Também em estreia, “Jazz Wonders Suite”, uma obra colectiva tocada por músicos ligados ao Conservatório de Música de Coimbra, o CPJazz Collective, pelo saxofonista João Mortágua com o subtítulo Estórias de jazz em 7 capítulos (25 de Julho). “Pioneiros Nacionais e a Quinta” é o Concerto para piano de Mário Laginha, tocado pelo próprio pianista e compositor, em simultâneo com a Orquestra Gulbenkian (26 de Julho).
Um ponto alto será, em estreia mundial, a peça “Palavras que Mudaram a Humanidade”, encomendada a Diogo Infante para celebrar o tema Pioneiros. Ainda no contexto do Ciclo das Artes do Palco, Jorge Calado apresenta “Os Pioneiros do Caos”, uma conferência multimédia, um passeio aleatório através dos tempos sobre o caos, guiado pelas ciências e pelas artes.

© Turkish Youth Orchestra
No Ciclo das Artes Plásticas, o Festival das Artes convida à descoberta de três exposições que se debruçam sobre personalidades pioneiras da nossa história: “O Tesouro da Rainha Santa Isabel” (até 2 de Outubro); “Bohemia – Vida e Morte no Chelsea Hotel”, da fotógrafa Rita Barros, que fotografou o Chelsea Hotel, em Nova Iorque, entre 1987 e 2014 (com a curadoria de Jorge Calado); e ainda “Ex- libris Vandelli” que recria os gabinetes de Vandelli, por ocasião dos 200 anos da sua morte (até 26 de Setembro).
No Ciclo de Cinema, serão exibidos três filmes no Mosteiro de Santa Clara-a-Velha: “La Jetée” de Chris Marker, “O Lírio Quebrado” de D. W. Griffith e “Aguirre, a Cólera dos Deuses” (1972) de Werner Herzog, nos dias 18, 19 e 20 de Julho, respetivamente.

© Evgeni Bozhanov por Marco Borggreve
O Festival das Artes conta ainda com um divertido e animado Serviço Educativo, onde se incluem “Vandelli e os 4 Pioneiros” (17 e 23 de Julho), no Museu da Ciência, “Robotástica – Criação de Universos Fantásticos com Robots” (19 e 26 de Julho), uma animação multidisciplinar para a infância pela Camaleão, “Ana de Castro Osório – Pioneira da Literatura Infantil em Portugal”, uma oficina de leitura, “A Magia do Cabaz” e “Naná – A Cozinheira de Cheiros e Sons” (28 de Julho), um workshop de Gastronomia para pais e filhos com os Chefs Vítor Dias e Humberto Costa e ainda um conto animado por Joana Rita, Contadora e Ilustradora. De referir também “Escrita: Profecia e Adivinhação”, o workshop de escrita com o escritor Mário Cláudio (30 de Julho).
O Festival das Artes convida ainda à participação no Jantar Gourmet “2 estrelas Michelin que cruzam o Atlântico”, com gastronomia do Restaurante Eleven de Lisboa e do Restaurante Eleven do Rio de Janeiro. Para informações mais detalhadas sobre este extenso festival de Coimbra, convidamos a clicar no link abaixo, no final deste artigo.

© Colina Camões – Quinta das Lágrimas
Reserve uns dias para Coimbra, em julho. Um Festival a ter na sua agenda cultural. •
+ Festival das Artes
© Fotografia de destaque: Colina Camões – Quinta das Lágrimas.
Partilhe com os amigos:
No Comments