Cinco concertos pelos jovens e promissores instrumentistas Rising Stars, duas oficinas para famílias, um documentário, um concerto pelo Coro da Orquestra Estágio Gulbenkian e outro pela Camerata da Academia de Música de Lisboa. Tudo isto, a acontecer na Fundação Calouste Gulbenkian, este mês, num só dia.
São estas as propostas da Gulbenkian Música para mais uma edição da iniciativa Portas Abertas, um dia especial para visitar a estimada Fundação e participar nas várias atividades de entrada livre que vão ter lugar ao longo de todo o domingo.

© Christopher Park por Michael Dannenmann
A Fundação Calouste Gulbenkian apresenta no domingo, 19 de fevereiro, cinco concertos com os músicos intitulados Rising Stars, uma nomeação da ECHO – European Concert Hall Organization, organização constituída pelas mais prestigiadas salas de concertos da Europa, entre as quais consta a Gulbenkian Música. Rising Stars são jovens músicos de excecional talento que recebem formação no sentido de se tornarem mais aptos na gestão dos seus percursos artísticos. As suas atuações nos diversos palcos associados à ECHO constituem uma oportunidade de consolidar a sua experiência musical no período inicial das suas carreiras. São assim promessas que deve seguir de perto e começar a ouvir desde já.
Nesta edição de Portas Abertas – Rising Stars, poderá ouvir a formação Armida Quartett, os pianistas Christopher Park e Mariam Batsashvili, o clarinetista Horácio Ferreira e por fim a violinista Tamsin Waley-Cohen, cinco dos seis Rising Stars eleitos no âmbito das temporadas de música 2016-2017. A par dos concertos Rising Stars, associar-se-ão outros jovens artistas em diversas atividades e diferentes espaços. O Coro Estágio Gulbenkian apresenta-se em concerto com o pianista Jill Lawson, dirigido por Paulo Lourenço, e a Academia de Música de Lisboa propõe a descoberta de uma Camerata de jovens músicos com direção musical de Rui Fernandes.
Ao longo do dia, será exibido, em vários horários, o documentário “op.ção”, de Tiago Figueiredo, que relata o percurso do Estágio Gulbenkian para Orquestra em 2015, e têm ainda lugar duas oficinas de exploração musical para famílias, com o formador Nuno Cintrão (inscrição no próprio dia). Num domingo em cheio para quem sabe apreciar bons programas!

© Armida Quartett por Felix Broede
Eis os vários momentos do dia:
10h30, Sala 1 – “EU COMPOSITOR?!?”, Oficina de exploração musical para famílias. Concepção e orientação: Nuno Cintrão; Duração de 2 horas. Famílias com crianças a partir dos 6 anos, máximo de 2 crianças por adulto Lotação até 25 pessoas. Gratuito, lotação limitada, inscrição na Fundação, no próprio dia 19 de fevereiro.
Grandes e pequenos são convidados a explorar os mecanismos da criatividade musical compondo e sendo a sua própria orquestra. Todos vão ser músicos e compositores, explorar diferentes técnicas para a invenção musical. No final, um pequeno concerto em que se apresentarão ao público as novas composições resultantes do trabalho de composição. Trabalhando em equipa, irá explorar as características dos sons (timbre, altura, intensidade e duração) e combiná-los para dar origem a novas ideias. Vão nascer texturas sonoras, melodias, ritmos e harmonias, que serão os ingredientes que os compositores recém-chegados vão utilizar para dar vida à nova música.
11h00, Grande Auditório – “Armida Quartett – Música de Camara”. Com Martin Funda (violino), Johanna Staemmler (violino), Teresa Schwamm (viola) Peter-Philipp Staemmler (violoncelo). Para ouvir Wolfgang Amadeus Mozart – Quarteto para Cordas n.o 17, em Si bemol maior, K. 458, “A caça”; Leoš Janacek – Quarteto para Cordas n.o 1, Sonata Kreutzer; Marko Nikodijevich – Tiefenrausch (Encomenda Festspielhaus Baden-Baden, Konzerthaus Dortmund, Elbphilharmonie & Laeiszhalle Hamburg e Kölner Philharmonie, com apoio ECHO). Armida Quartett é apresentado por Festspielhaus Baden-Baden, Konzerthaus Dortmund, Elbphilharmonie & Laeiszhalle Hamburg e Kölner Philharmonie.
12h10/ 14h10/ 16h10/ 18h10, Auditório 3 – “op.ção”. Documentário de Tiago Figueiredo.
Clara toca clarinete no Estágio Gulbenkian para Orquestra. Duas semanas por ano, ela e mais 80 jovens músicos juntam-se para ensaiar um difícil programa de concerto que depois é tocado em cinco concertos numa digressão por Portugal. Este ano, Clara tem uma responsabilidade acrescida, com um solo com que todos os clarinetistas sonham. A pressão é enorme, as possibilidades de falhar são todas, todos os caminhos apontam para a desistência. Esta não é a história de um concerto. É a história de uma op.ção.
12h15, Foyer – Apresentação Oficina EU COMPOSITOR?!?
13h00, Grande Auditório – Christopher Park, piano. Para ouvir Olga Neuwirth; Trurl-Tichy-Tinkle (Encomenda Wiener Konzerthaus, com apoio ECHO); Robert Schumann – Fantasia em Dó maior, op. 17; Igor Stravinsky – Três andamentos de Pétrouchka. Christopher Park é apresentado por Wiener Konzerthaus, Musikverein Wien.
14h00, Foyer – Camerata da Academia de Música de Lisboa. Rui Fernandes, direção.
15h00, Grande Auditório – Horácio Ferreira – Clarinete. Com Horácio Ferreira (clarinete) e Dávid Bekker (piano). Para ouvir Béla Kovács – Hommage à Manuel de Falla; Robert Schumann – Peças de fantasia, op. 73; Claude Debussy – Première rhapsodie; Kimmo Hakola – Creazy, op. 94 (Encomenda Fundação Calouste Gulbenkian e da Casa da Música, com apoio ECHO); Pablo de Saraste – Fantasia Carmen, op. 25 (arranjo de Nicolas Baldeyrou). Horácio Ferreira é apresentado por Fundação Calouste Gulbenkian, Casa da Música.
16h00, Escadaria Grande Auditório – Concerto Coro Estágio Gulbenkian. Paulo Lourenço, direção Jill Lawson, piano,
16h30, Sala 1 – EU COMPOSITOR?!? – Oficina de exploração musical para famílias. (nova sessão, com os mesmos objectivos da sessão da manhã).
17h00, Grande Auditório – Mariam Batsashvili, piano. Para ouvir J. S. Bach / F. Busoni – Concerto em Ré menor, BWV 974; G. F. Händel / F. Liszt – Sarabande e Chaconne sobre um tema da ópera Almira, S. 181; Mikel Urquiza – Contrapluma (Encomenda Bozar Brussels, com apoio ECHO); Franz Liszt – Sonata em Si menor, S. 178. Mariam Batsashvili é apresentada por Het Concertgebouw Amsterdam, BOZAR Brussels.
18h15, Foyer – Apresentação Oficina (oficina das 16h30) EU COMPOSITOR?!?
19h00, Grande Auditório – Tamsim Waley-Cohen. Com Tamsin Waley-Cohen (violino) e James Baillieu (piano). Para ouvir Maurice Ravel – Sonata para Violino e Piano n.o 2, em Sol maior; G. Gershwin / J. Heifetz – Suite de Porgy and Bess; Robert Schumann – Três Romances, op. 94; Oliver Knusson – Reflection. Tamsin Waley-Cohen é apresentada por THSH Birmingham.

© Porta Aberta, Gulbenkian Música
Como vê, ficar em casa não vai ser, com toda a certeza, uma opção se andar ou viver em Lisboa. O destino no dia 19 de fevereiro é a Gulbenkian, para se deixar levar por todo um promissor futuro sonoro. •