Lavradores de Feitoria está na lista exclusiva da Wine Spectator

Eis o nome da única empresa portuguesa que é eleita pela publicação norte-americana como um dos “30 Produtores a Descobrir no Mundo”.

Cerca de 17 anos depois de se criar a duriense Lavradores de Feitoria, a empresa portuguesa produtora de vinhos que engloba e faz a gestão de 15 lavradores e 19 quintas da primeira região demarcada do Mundo, consta na selecção de luxo da última edição da Wine Spectator.

Na realidade, a produtora das referências vínicas Lavradores de Feitoria, Três Bagos, Quinta da Costa das Aguaneiras, Meruge, Gadiva e Cheda, e cuja estrutura comporta 19 propriedades localizadas nas três sub-regiões do Douro – Baixo Corgo, Cima Corgo e Douro Superior – tem vindo a prosperar a cada ano que passa e, desde 2000 – ano em que foi fundada – denota sucesso no que diz respeito ao objectivo traçado desde o início, o qual consiste em “trazer alguma estabilidade financeira para alguns dos pequenos produtores e viticultores da região”, de acordo com o comunicado, enaltecendo o significado de união e o valor da partilha de saberes e do saber-fazer.

Assim, se foram criando vinhos de diferentes terroirs e que valem pelas mais variadas altitudes, exposições solares, castas e idades, permitindo a criação de referências assinadas pelo Director de Enologia Paulo Ruão, que têm somado pontos, como o Três Bagos Grande Escolha tinto 2011, classificado com 92 pontos pela Wine Spectator, e o Meruge tinto 2013, que conquistou 91 pontos.

Para rematar, importa salientar que a Lavradores de Feitoria integra, neste momento, o 7.º lugar na exportação de vinhos DOC Douro. •

+ Lavradores de Feitoria

Partilhe com os amigos: