Paula Rego & Bordallo Pinheiro

Artista que tanto estimamos, nestes mundo Mutantes, Paula Rego criou uma peça única e exclusiva para a Bordallo Pinheiro.

Apresentada pela primeira vez ao público no início de abril, aquando da inauguração da nova exposição da artista, no seu museu, Casa das Histórias, em Cascais, “Figo” é uma adaptação em cerâmica de uma escultura têxtil de Paula Rego, pela Fábrica de Faianças Artísticas Bordallo Pinheiro (universo sempre bem retratado aqui, por Patrícia Serrado): “Nessa época eu fazia muitas tapeçarias bordadas, e almofadas também, e de repente tive uma ideia de fazer um figo gigante. Penso que o fiz em 1967, logo depois de ter feito a Tapeçaria Alcácer-Quibir”, afirma Paula Rego.

A obra, que se constitui como a primeira peça em cerâmica da artista, utiliza as texturas típicas dos areados e musgados da cerâmica Bordalliana, bem como o vidrado verde tão característico das Caldas da Rainha e do naturalismo de Raphael Bordallo Pinheiro, representando a materialização do encontro de dois génios artísticos portugueses e cruzando a intensidade pictórica de Paula Rego (que já retratamos por aqui) com a energia exuberante da cerâmica de Bordallo Pinheiro.

Esta é a primeira obra a integrar uma nova coleção da Bordallo Pinheiro, a WWB – WorldWide Bordallianos, que pretende juntar artistas plásticos de referência internacional, em edições numeradas e limitadas a 125 exemplares. A coleção WWB irá lançar uma a duas peças por ano e contará com nomes nacionais e internacionais ligados às áreas criativas das artes plásticas, do design e da moda. Peças sacramentais para colecionadores, cremos sem hesitar. Portugueses, brasileiros, franceses e espanhóis serão alguns dos próximos que terão a oportunidade de reinterpretar Bordallo à luz da sua própria arte e do seu próprio processo criativo. Esta nova coleção vem no seguimento da coleção de sete peças de artistas portugueses que comemorou os 125 anos da Fábrica de Faianças das Caldas da Rainha, e da coleção 20BB – Bordallianos do Brasil, para a qual vinte artistas brasileiros criaram obras ímpares, sempre indo ao encontro com a obra do Mestre, ao discurso interno do próprio artista e procurando o diálogo com os materiais cerâmicos. Peças que passam a ser história e memória de artes e artistas, em espaços nossos.

A obra “Figo” será vendida apenas por subscrição, que pode ser feita em qualquer loja da Vista Alegre ou da Bordallo Pinheiro ou ainda através dos contactos do Clube de Colecionadores da Vista Alegre, e pode ser vista, nas lojas da Vista Alegre de Viseu, Colombo, Chiado, e NorteShopping. Nas próximas semanas e gradualmente, estará nas montras de todas as lojas da Vista Alegre. Fique atento, pois vale sempre a pena ganhar uns minutos a ver peças de artistas maiores, como Paula Rego.

Uma peça única, reflexo de dois mundos que se elevam. Arte ímpar. Vai resistir a esta união mais que perfeita Bordallo Pinheiro & Paula Rego? •

Bordallo Pinheiro
Vista Alegre

Já recebe a Mutante por e-mail? Subscreva aqui.

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.