Dezembro no TCSB

Com dezembro a arrancar no final desta semana, falemos de programação num teatro que não sabe conjugar, e ainda bem, o verbo parar. No Teatro da Cerca de São Bernardo (TCSB) a performance “Light years away”, de Edurne Rubio, e a homenagem teatral a Miguel Hernández, pela companhia Teatro Guirigai, são destaques da programação de dezembro no TCSB, que este mês tem uma forte marca espanhola. O regresso do cinema de animação aos Sábados para a Infância, o concerto de Natal do Taleguinho e um novo workshop de teatro nas férias escolares são outros dos momentos altos do programa. Preparemos as agendas para tomar notas.

O primeiro fim-de-semana de dezembro acolhe as duas propostas do Citemor – Festival de Montemor-o-Velho. Na sua extensão a Coimbra, leva o singular espectáculo “Assembleia”, de Rui Catalão (30/11 e 01/12) e a performance “Light Years Away”, de Edurne Rubio (02/12). O primeiro está a ser construído no TCSB em regime de laboratório desde o início deste mês de novembro, “com mais de sete dezenas de pessoas que quiseram fazer parte do processo de criação. Nas duas sessões abertas ao público, os espectadores juntar-se-ão a estes participantes e formarão uma grande “assembleia de auto-governação”, discutindo em torno do tema da ‘coabitação’ – na casa, na rua, no bairro, no país, na Europa“.
Em “Light Years Away”, Edurne Rubio “propõe uma viagem à obscuridade. Inspirada pela história da própria família, que integrou o Grupo de Espeleologia Edelweiss, responsável pela descoberta da gruta de Ojo Gareña, no norte de Espanha, a performer lembra como é possível descobrir a ‘salvação debaixo da terra’. Numa época em que a ditadura de Franco os condenava à pobreza e ao isolamento, o pai e os dois irmãos da artista descobriram a gruta e encontraram no sub-solo “a liberdade de que necessitavam”. Observando “as grutas como espaços para a vida”, Edurne lança um desafio ao espectador: ‘Tenta ver, sem ser capaz de ver realmente. Escuta e deixa-te levar pela imaginação.’

No ano em que se assinala o 75º aniversário da morte de Miguel Hernández, a figura e a obra do grande escritor espanhol são lembradas com espectáculo “Un encuentro con Miguel Hernández”, trazido pelo Teatro Guirigai, companhia sediada em Los Santos de Maimona (Badajoz). A companhia extremenha apresenta-se assim pela primeira vez em Coimbra, com uma peça que “mostra o percurso de uma geração de jovens artistas numa época de ansiosas transformações. Os intérpretes dançam, sonham, sofrem, riem, lutam, enamoram-se… criando com as suas vozes e o movimento uma coreografia de emoções em estreita relação com o espectador”.
Com A Escola da Noite, o Teatro Guirigai é um dos grupos fundadores do Circuito Ibérico de Artes Cénicas, plataforma informal de intercâmbio entre estruturas de criação teatral portuguesas e espanholas no âmbito da qual já vieram ao TCSB o grupo Karlik Danza Teatro (Cáceres) e o Tranvía Teatro (Saragoça). Fundada em 1979, a companhia conta com mais de 50 novas criações, apresentadas por toda a Espanha e em mais de 20 países da Europa e do continente americano. Em Coimbra, este “encontro” com Miguel Hernández, com dramaturgia e encenação de Agustin Iglésias, acontecerá no dia 14 de dezembro, pelas 21h30. Será uma sessão única.


© “Un encuentro con Miguel Hernández”

E as crianças… Há TCSB sem crianças? Nunca! Ou não fossem elas o futuro e a cultura um dos seus pilares para serem maiores. Assim, o regresso do cinema de animação é a principal novidade dos Sábados para a Infância no TCSB, em dezembro. Para deleite da miudagem, o festival CINANIMA (sediado em Espinho) levará a Coimbra uma extensão da sua 41.ª edição, recentemente realizada. A sessão “CINANIMA Júnior”, marcada para o dia 16 de dezembro, inclui uma selecção de 13 curtas-metragens, pensada para crianças entre os 3 e os 9 anos (e respectivas famílias), com filmes oriundos da Alemanha, da Bulgária, da Eslovénia, da Estónia, da França, da Hungria e do Reino Unido. Imperdível viagem pelo cinema, concorda?

Antes disso, haverá ainda espaço nas manhãs de Sábado para uma nova oficina “Brincar ao Teatro”, dirigida pela actriz Maria João Robalo no dia 02 de Dezembro, e para a habitual sessão de “Flores de Livro – leitura de contos para a infância”, este mês no dia 09/12, à hora do costume – 11h00. Mesmo em cima do Natal, a 23 de dezembro, cumpre-se a tradição, para não desiludir ninguém: o Taleguinho de Catarina Moura e Luís Pedro Madeira volta a encantar miúdos e graúdos com “Ficar a ver estrelas”, concerto alusivo à época, com uma deliciosa selecção de músicas do cancioneiro galaico-português. O espectáculo é também às 11h00 e os bilhetes, que já podem ser reservados.
Ainda a pensar nos mais novos e nas suas respectivas férias, A Escola da Noite organiza uma nova edição do Workshop de Teatro nas Férias, dirigido por Ricardo Kalash. Entre os dias 18 e 22 de Dezembro, de segunda a sexta-feira, durante as manhãs, o sub-palco do TCSB estará entregue às duas dezenas de crianças que quiserem vir passar parte das férias connosco. A iniciativa inclui uma breve apresentação para familiares e amigos, no final de uma semana que promete ser inesquecível. Que tal? Programa melhor é impossível para a miudagem descansar a brincar e a aprender.

No Clube de Leitura, Jacinto Lucas Pires é o dramaturgo convidado para dirigir a sessão de dezembro do Clube de Leitura Teatral, que volta a ter lugar no TCSB. Consigo levará a peça “Grande Cena”, que escreveu para o Teatro Oficina, de Guimarães, e que estreou em janeiro do ano passado, com encenação de Marcos Barbosa. A leitura está marcada para dia 05/12, terça-feira, pelas 18h30. Como sempre acontece nesta iniciativa conjunta do TAGV e d’A Escola da Noite, a participação – tanto como leitor como enquanto “mero” espectador – é gratuita. Quem quiser participar na leitura (qualquer pessoa o pode fazer) terá apenas de se inscrever, através do e-mail clube.leitura.teatral@gmail.com. Estão previstas duas sessões preparatórias com os leitores: no dia 04/12 entre as 18h30 e as 20h30 e no dia 05/12, entre as 17h00 e as 18h00.

No Bar/Livraria do TCSB acontecerá ainda, no dia 16 de dezembro à tarde, a apresentação do livro de contos “Aldeia da Bruma”, de José Mora Ramos. A sessão é às 17h00, tem entrada livre e contará com a presença do autor e a apresentação de Marcela Neves. José Mora Ramos é investigador científico na área da engenharia de barragens, sendo autor ou co-autor de mais de duzentos trabalhos técnico-científicos. Paralelamente, é profissional de teatro, cinema e televisão, tendo colaborado de diversas formas (como actor, dramaturgista, encenador, cenógrafo, produt ou autor) em cerca de setenta espectáculos de teatro e como actor em cerca de cinquenta filmes, séries televisivas e novelas. Vive actualmente na Ilha das Flores (Açores), com permanências frequentes em Lisboa, Évora e Maputo.

E para lhe facilitar as notas na agenda, eis a suma do mês de dezembro no TCSB:

30/11 e 01/12, 21h30 – TEATRO – “Assembleia” de Rui Catalão, no âmbito do 39º Citemor – Festival de Montemor-o-Velho.
02/12, 11h00 – TEATRO | OFICINA PARA CRIANÇAS – Brincar ao Teatro com Maria João Robalo / A Escola da Noite.
02/12, 21h30 – PERFORMANCE – “Light Years Away” de Edurne Rubio; (Espectáculo falado em Castelhano); no âmbito do 39º Citemor – Festival de Montemor-o-Velho.
05/12, 18h30 – LEITURA – “Grande Cena”, texto e direcção de Jacinto Lucas Pires; Clube de Leitura Teatral – Coimbra.
09/12, 11h00 – LEITURA DE CONTOS PARA A INFÂNCIA – Flores de Livro com Cláudia Sousa.
14/12, 21h30 – TEATRO – “Un Encuentro con Miguel Hernández”, Teatro Guirigai (Espanha); (Espectáculo falado em Castelhano).
16/12, 11h00 – CINEMA DE ANIMAÇÃO – CINANIMA júnior.
16/12, 17h00 – APRESENTAÇÃO DE LIVRO – “Aldeia da Bruma” de José Mora Ramos, com a presença do autor e apresentação de Marcela Neves.
18 a 22/12, 09h00-12h30 – TEATRO | OFICINA – Workshop de Teatro nas férias de Natal, com Ricardo Kalash.
23/12, 11h00 – MÚSICA – “Ficar a ver estrelas” com Taleguinho.
Para mais informações e reservas é contactar A Escola da Noite: geral@aescoladanoite.pt.

Agendas de Coimbra acertadas e só lhe falta marcar presença no Teatro da Cerca de São Bernardo. •

+ TCSB
© Fotografia de destaque: “Ficar a ver estrelas” com Taleguinho, por Eduardo Pinto.

Já recebe a Mutante por e-mail? Subscreva aqui.

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.