Paulo Ribeiro homenageia Jiří Kylián

Um passeio com Jiří Kylián. É desta forma que Paulo Ribeiro apresenta a sua nova criação de homenagem “a um coreógrafo que respira o presente e exala a intemporalidade, alguém que carrega uma mão divina“. Depois da estreia em Viseu, “Walking with Kylián. Never Stop Searching” tem apresentação marcada no Centro Cultural Vila Flor (CCVF), em Guimarães, neste fim-de-semana.

No palco, são cinco os intérpretes que dão corpo à obra: André Cabral, André Mesquita, João Cardoso, Miguel Oliveira e Teresa Alves da Silva. Quatro homens e uma mulher. Surge um dueto que é retomado ao longo da peça. Trata-se de um encontro entre duas pessoas que parecem procurar uma linguagem comum, formas de se adaptar um ao outro. Um possível encontro entre Ribeiro e Kylián.

Os corpos, um a um, vão atravessando e ocupando o espaço, desenhando trajetos com movimentos amplos e contínuos, gerando relações que se reconfiguram através da sua composição. Cria-se a ilusão de que não se vão tocar ou aproximar demasiado. Ainda assim, as relações intensificam-se e desvanece-se uma certa individualização dos corpos, afirma-se a força de um corpo coletivo“.

A composição, em ‘Walking with Kylián. Never Stop Searching’, estrutura-se a partir de diálogos coreográficos, jogos de pergunta e resposta. A intensidade gerada pelo uníssono e pela repetição do movimento continuamente transformado, revela-se na procura de complementaridade. Evita-se a sobreposição de ideias. O discurso coreográfico e a linguagem são progressivamente contaminados pela integração de detalhes e pela fragmentação do movimento“.

“Walking with Kylián. Never Stop Searching” é uma evocação a Jiří Kylián, um dos coreógrafos incontornáveis da cena coreográfica contemporânea, e uma referência maior para Paulo Ribeiro. À semelhança das obras de Kylián há, aqui, “uma pesquisa sobre corpos que são simultaneamente etéreos e fortes. Simultaneamente previsíveis e imprevisíveis. Corpos que se movimentam através de uma força gerada no seu interior, expondo com tempo o que deles emana. A genialidade e intemporalidade das obras coreográficas de Kylián despertaram a vontade de com ele comunicar, partilhar e passear intensamente, de homenagear a obra aproximando-se do criador“.

“Walking with Kylián. Never Stop Searching” é coproduzido pelo CCVF, Teatro Nacional São João (Porto), Teatro Viriato (Viseu) e São Luiz Teatro Municipal (Lisboa). Os bilhetes encontram-se à venda nas bilheteiras do Centro Cultural Vila Flor, da Plataforma das Artes e da Criatividade e da Casa da Memória de Guimarães, bem como nas lojas Fnac e El Corte Inglês, entre outros pontos de vendas, e na internet.

Este sábado, dia 25 de novembro pelas 21h30, rume ao CCVF, em Guimarães. •

+ CCVF
© Fotografia: Susana Pereira.

Já recebe a Mutante por e-mail? Subscreva aqui.