E para irmos a abrir para o fim-de-semana (já que amanhã é feriado), fechemos a semana na música com os míticos Sex Pistols.
Faz 40 anos desde que os Sex Pistols lançaram o incontornável “Never Mind the Bollocks, Here’s The Sex Pistols” (quem nunca ouviu?) e, para assinalar este vetusto aniversário, a Universal Music decidiu revisitar a Edição Super Deluxe que se encontrava esgotada, tendo sido editada, originalmente, há 15 anos, em 2002. Esta nova edição já se encontra disponível nas lojas e conta com o apoio da rádio Radar.
Esta é considerada a versão definitiva do álbum. Desta edição (que vai querer ter se o Punk fizer parte do seu mundo sonoro) fazem parte 3CDs que incluem o álbum original de estúdio, um disco de maquetes e outro disco com gravações ao vivo de 1977. Além disso, esta edição traz um DVD com material de arquivo registado em 1977, com imagens dos concertos “infames” da banda no Rio Tamisa, em Londres, nos Winter Gardens, no Penzance, em Cornwall, e na Happy House, em Estocolmo (Suécia).
Os discos são acompanhados de um livro de capa dura de 48 páginas com um artigo do jornalista Pat Gilbert e fotografias raras de Bob Gruen, Barry Plummer, John Tiberi e Dave Wainwright. Um luxo, indubitavelmente!
Condensando a essência do ano de 1977, “Never Mind the Bollocks, Here’s The Sex Pistols” é o único álbum de estúdio do grupo, tendo o seu lançamento gerado muita controvérsia e indignação, sendo que logo depois o grupo acabou por ser despedido não por uma, mas por duas editoras e banidos de atuarem em maior partes das salas de espetáculos do Reino Unido. A capa foi criada pelo designer Jamie Reid em colaboração com os Sex Pistols, sendo que o titulo arriscado resultou num caso de tribunal muito controverso, mas que a banda ganhou. Tudo isto mostra como os Sex Pistols, com este álbum, conseguiram resumir um momento único na história da música.
Uma sugestão para presente de Pai Natal, não? •