Vai uma mariscada em Santarém?

Chama-se Chapa 7. Por aqui, tudo o que vem à rede é peixe… e perceves, cavacos, bruxas, carabineiro, lavagante, entre um desfile de sabores marinhos. A carne também está convidada para a mesa. Sobre os vinhos é dado protagonismo aos da região do Tejo.

Os perceves, o camarão de Espinho, a sapateira, a lagosta, os burriés e ambas são as possíveis composições de uma das pranchas de marisco harmonizado com Lagoalva Reserva branco 2016 feito a partir das castas Arinto e Chardonnay

O Chapa 7 é o que podemos chamar de um três em um. Define-se como um restaurante, apesar de apresentar mais semelhanças com uma marisqueira e uma cervejaria familiar aberta desde 6 de Junho de 2014. Está nas mãos de António Chapa, entendido em matéria de restauração, o cozinheiro da casa, além de que é o primeiro a chegar e o último a fechar a porta, mas também de sua filha, Joana Chapa Esteves, e do genro, Carlos Mendonça Esteves. O ambiente é descontraído e o atendimento merece nota muito positiva. À semana há a sugestão do dia, para dar reposta a quem tem de contar o tempo à hora do almoço. Já a carta domina à noite e ao fim-de-semana nem se fala!

Mas vamos à mesa, até porque a carta é uma autêntica perdição para quem tanto aprecia o marisco da costa portuguesa. A maioria segue de Peniche e Setúbal. Os únicos infiltrados neste mar de sabores são o camarão de Moçambique e o caranguejo real do Alasca. Como nem todos os dias recebem os produtos, estes são mantidos vivos em viveiros próprios que se encontram no corredor contíguo à sala da marisqueira.

É chegada a hora da partilha, mas perante tamanha diversidade de moluscos (burrié) e crustáceos (camarão, carabineiro, lavagante, lagostim, sapateira, cavaco, perceves) o difícil é escolher. Face à indecisão, o melhor é optar por uma das três pranchas de marisco: sapateira e vários mariscos; sapateira, lagosta e vários mariscos; e sapateira, duas lagostas e vários mariscos.

Para acompanhar o repasto basta consultar a carta de vinhos. Há espumantes e champanhe, referências vínicas portuguesas de lés a lés e até mesmo de países longínquos, como o Chile, a Argentina ou a Nova Zelândia, mas a principal região desta lista é a do Tejo, da qual faz parte o distrito de Santarém.

Voltemos aos pratos. Caso não prescinda dos clássicos de uma marisqueira, é de convir ponderar entre o arroz de marisco, o de carabineiro e o de lavagante. Quem resiste?

O bife de atum, o espadarte e o bacalhau são os protagonistas das cinco propostas de peixe do Chapa 7. Aos “carnívoros” basta escolher uma das 13 sugestões da carta. Mas quem não gostará de terminar uma mariscada com um bife do lombo à Chapa 7 ou lombinho de porco na frigideira com camarão, por exemplo?

As sete sobremesas do Chapa 7

O doce final cabe a uma das sete sobremesas. Como até os olhos também comem, a eleição é feita à mesa entre o doce de amêndoa, a mousse de lima e a de chocolate, e os cheesecackes de frutos vermelhos, o de chocolate, o de caramelo e o de doce de ovos.

Agora abra a agenda e escolha uma data para ir a esta marisqueira, entre terça-feira a domingo, para almoçar (das 12 às 15 horas) ou jantar (das 19 às 00 horas) em família ou com os amigos. Apesar da sala principal ter pouco mais do que meia centena de lugares e de a outra abrir portas no Verão, recomenda-se a reserva através do 243 302 200.

Bom apetite! •

+ Chapa 7
© Fotografia: João Pedro Rato
Legenda da foto de entrada: Carlos Mendonça Esteves mostra um caranguejo real do Alasca

Partilhe com os amigos: