Dar primazia ao produto nacional é o ponto de partida para o afamado restaurante lisboeta recentemente reaberto com boas novas na cozinha e na garrafeira.
O cartão a utilizar nas máquinas dispensadoras do restaurante permite a degustação do vinho que quer provar
É em redor da mesa que se contam histórias, contam-se segredos, partilha-se conhecimento, se debatem assuntos sérios ou se fecham negócios. A companhia conta sempre, mas a comida tem de estar a preceito e a bebida tem de harmonizar com o prato, mas também fomentar o bom humor. Por isso, a cozinha e o vinho portugueses são o princípio do Portugal Wine & Food by Faz Figura, o novo conceito do afamado restaurante do n.º 15 B, da Rua do Paraíso, no bairro de Alfama, em Lisboa.
Após o almoço de 1 de Janeiro e a noite de 14 de Fevereiro, este espaço fechou as portas para a remodelação. Durante esse período, Pedro Dias, o mentor desta mudança e o rosto do renovado Faz Figura, percorreu Portugal de lés a lés em busca de produtos endógenos e certificados do país, para a cozinha, e de vinho, gins e licores, para a garrafeira. “É um país único com uma riqueza excepcional”, diz-nos o ex-jornalista que, em 2009 assumiu funções no restaurante.
Barriga cheia (barriga de atum dos Açores com cebolada de pimentos e milhos fritos) é um dos petiscos a partilhar durante a tarde
Comecemos pela boa-nova. Na recém-criada sala de prova há 48 máquinas dispensadores com igual número de referências vínicas portuguesas para variar a degustação de vinho a copo, entre os rótulos mais badalados e os menos conhecidos do grande público, para além de mais de uma vintena de vinhos em coravin (sistema utilizado, sobretudo, em vinhos raros servidos a copo). A degustação divide-se em três medidas: a primeira é uma amostra e, por essa razão, gratuita; há meio copo; e há copo. A aventura começa com a harmonização com os pratos escolhidos na carta.
O ninho da codorniz (alheira, maçã caramelizada, compota de cebola roxa com Moscatel, ovo de codorniz) é o nome de uma das entradas da carta de almoço e jantar
Para o efeito, cada cliente adquire um cartão e, consoante o plafond escolhido, vai gastando nestas máquinas. O valor excedente pode ficar para a próxima visita ou reavido no final do repasto. “Não há um tempo definido para mudar os vinhos que aqui estão, mas pode acontece de 15 em 15 dias”, informa o anfitrião. Assim, durante a tarde, a sala de provas está à disposição para quem tanto gosta de reunir à mesa vinho e petiscos feitos a partir de produtos de origem portuguesa. Estes encontram-se alinhados numa carta própria e estão disponíveis entre as 15 e as 19h30 horas.
Polvo do Algarve em crosta de milho com vinagrete de cebola roxa, grelos e batatinha
A somar à sugestão de prova vínica produzidos dentro de portas há ainda os gins nacionais e os licores que têm vindo a ser esquecidos por nós. Estes são servidos no novo bar do Faz Figura contíguo à sala de refeições outrora o terraço deste restaurante, agora com um ambiente mais cosy e a mesma vista sobre o casario da cidade e o imenso Tejo. Entre marisco, peixe e carne há de tudo um pouco. O mesmo se pode dizer sobre as inspirações no receituário regional do nosso país, com destaque para a amêijoa à Bulhão Pato e o xerém (desta feita de algas), e do produto português, como a vitela barrosã DOP ou a vitela mirandesa DOP, sem esquecer a alheira, a cherovia a broa ou o azeite de Trás-os-Montes.
Pudim Abade de Priscos com sorvete de ananás dos Açores DOP
À sobremesa, os doces conventuais não foram esquecidos, como o pudim Abade de Priscos e os ovos moles de Aveiro, nem mesmo a laranja do Algarve ou a pêra Rocha do Oeste.
Mas não fiquemos por aqui, até porque no próximo dia 27 de Maio, é servido o cozido à portuguesa que, com a chegada anunciada do Verão, vai deixar de fazer, por agora, da ementa de domingo. Já entre 8 e 10 de Junho será servido um trio de pratos emblemáticos do receituário nacional, no âmbito do Dia de Portugal: arroz de marisco, bacalhau à lagareiro e ensopado de borrego; e na semana de 11 a 16 a sardinha desempenha o seu papel de rainha à boa mesa portuguesa.
O Faz Figura está de portas abertas à segunda-feira, das 19.30 às 23.30 horas, e de terça-feira a domingo, das 12 às 23.30 horas. Recomenda-se a reserva através do 218 868 981.
Bom apetite! •