Festival de Jazz de Viseu’18

Nem todos os caminhos de Verão vão dar ao mar… E há um caminho que vai dar ao Jazz, em Viseu. Se andar por terras de Viriato nos primeiros dias de Agosto prepare a sua agenda, pois temos concertos que não vai querer perder.

Para vos dar a conhecer mais uma edição do festival Jazz que já se tornou obrigatório, em Viseu, na estação quente, nada melhor que as palavras que nos chegam da organização:
QUE JAZZ É ESTE? É a sexta edição do Festival de Jazz de Viseu e a décima do Workshop de Jazz. Regozijem-se os deuses e os mortais, e os outros entre tais, pois partilhamos convosco a excitação de mais uma vez celebrar este encontro de música, cultura e pessoas, mergulhados prazerosamente no privilégio de testemunhar e balançar ao som destas bandas e músicos que em palco colocam a nú a sua alma.
Assim é verdade, o groove que se vive não pode deixar ninguém indiferente. Esta é provavelmente a melhor edição deste festival até à data, com a presença de inacreditáveis músicos nacionais e exclusivos músicos internacionais.
A energia do festival está concentrada no Parque Aquilino Ribeiro, mas não só. Com uma tendência cada vez mais acentuada na diversidade que é o jazz, um género onde muito cabe, como o rock, o afrobeat, o hip-hop, a música étnica, mas também na presença de outros estilos musicais, os vários palcos existentes acolhem indiferentemente as várias nacionalidades e demais características dos grupos.
É de destacar a presença do rapper e saxofonista Soweto Kinch e ainda o baixista Etienne Mbappé, um nome cuja fusão dos ritmos dos Camarões com o jazz provoca espasmos involuntários no corpo. Omar Lye-Fook, Cacique’97, Richard Spaven, The Nada e Javier Subatin feat.
João Paulo Esteves da Silva compõem ainda o cartaz do festival, entre outros.
Na continuação da cumplicidade com o Musiquim contamos com a presença de S. Pedro, Gonçalo, Francisco Sales e Mano a Mano. Fica também o nosso orgulhoso destaque para o concerto do Sócrates Bôrras trio feat. Carlos Bica, emocionante que é pelo encontro entre gerações que impulsiona.

O programa, como é de regra num festival a preceito, é bem preenchido. Assim, aqui, deixamos alguns destaques pelo que, no final deste artigo, desafiamos a clicar no link e a esmiuçar de fio a pavio todo o programa.
01/08, 21H30 – Viseu Big Band Feat. Xozé Miguelez, Museu Nacional Grão Vasco.
01/08, 23h00 – Peixe Trio, Carmo’81.
02/08, 18h00 – Coro Azul, Parque Aquilino Ribeiro.
02/08, 19h00 – Javier Subatin: Autotelic Feat. João Paulo Esteves da Silva, Pousada de Viseu.
02/08, 21h30 – Coletivo Gira Sol Azul Feat. Omar, Parque Aquilino Ribeiro.
02/08, 23h00 – Sócrates Bórras Trio Feat. Carlos Bica, Parque Aquilino Ribeiro.
03/08, 19h00 – Miguel Ângelo, Hotel Grão Vasco.
03/08, 21h30 – Richard Spaven Trio Feat. Cleveland Watkiss, Parque Aquilino Ribeiro.
03/08, 23h00 – The Nada, Parque Aquilino Ribeiro.
04/08, 15h30 – Francisco Sales, Parque Aquilino Ribeiro.
04/08, 21h30 – Etienne Mbappé & 4W, Parque Aquilino Ribeiro.
04/08, 23h00 – Soweto Kinch Trio, Parque Aquilino Ribeiro.
05/08, 15h30 – Mano a Mano, Parque Aquilino Ribeiro.
05/08, 17h00 – S. Pedro, Parque Aquilino Ribeiro.
05/08, 18h30 – Cacique’97, Parque Aquilino Ribeiro.

A tomar nota. A ir, em Viseu, nos primeiros dias de Agosto que começa amanhã. •

+ Festival de Jazz de Viseu – Programa Completo

Já recebe a Mutante por e-mail? Subscreva aqui.