Oficina de Natal “Arquitetos de Palmo e Meio”

Já ouviu falar de Arquitetos de Palmo e Meio? Nós já e sabemos que eles vão habitar, numa Oficina de Natal imperdível, a Casa da Arquitectura em Matosinhos. Com toda a certeza, tem em sua casa um (ou mais) e ainda não deu conta…

Falamos, claro, da Oficina de Natal “Arquitetos de Palmo e Meio” que vai decorrer entre os dias 18 e 21 de Dezembro, para crianças entre os 6 e 12 anos, na imparável Casa da Arquitectura, pela mão do seu Serviço Educativo.

Nesta oficina, a Casa vai levar os mais pequenos a explorar, propor e construir utilizando as dimensões do nosso corpo. Le Corbusier, arquiteto, revolucionou a Arquitetura Moderna com a concepção do sistema “Modulor” baseado nas proporções do corpo humano, um sistema modular para nos ajudar a construir à dimensão de todos.

Quantas pessoas conseguem passar naquela porta? Ou deitar-se ao comprido naquele degrau? E a minha cabeça, chega àquela janela? Através da observação, desenho, medições e construções, vamos explorar de forma lúdica a relação do nosso corpo com a forma, proporção e escala dos espaços e objetos que nos rodeiam.
A atividade será dividida em quatro momentos, em cada dia. Na parte da manhã, um momento para explorar, seguido de um momento para projetar e, de tarde, o momento da construção que culmina no momento da partilha das sábias conclusões tiradas.

No primeiro dia, o tema vai ser a cidade. Começaremos por explorar o nosso próprio
glossário Modulor, medindo o nosso próprio corpo. De seguida, projetaremos uma cidade com cabeça tronco e membros. Na parte da tarde vamos construir maquetes para cidades de locais e contextos diferentes como a cidade industrial, a cidade rica em recursos naturais, uma capital ou uma cidade universitária. No final, partilharemos os resultados de forma a eleger o testemunho que queremos passar aos outros visitantes.

No segundo dia, o tema é o edifício. Vamos explorar o glossário criado no primeiro dia e descobrir que unidade de medida melhor se adequa à escala do que pretende medir? Começamos por explorar a Real Vinícola, numa missão para recolher a maior diversidade de medidas possível de vários elementos arquitetónicos, sejam eles portas, janelas, degraus ou as paredes de um pavilhão. De seguida, vamos projetar um edifício para pessoas do nosso tamanho, para criaturas minúsculas e para seres gigantes. Quais serão as diferenças? De tarde, vamos construir uma casa para os 3 viverem juntos. No fim do dia, partilhamos as
conclusões com uma exposição dos trabalhos.

No terceiro dia, o tema é o território. É dia de visitar a exposição Infinito Vão e descobrir as diferenças entre a arquitetura portuguesa e brasileira. O que define as construções de um país? Quais as diferentes necessidades? No segundo momento, vamos projetar um mesmo equipamento necessário para o Brasil e para Portugal. Da parte da tarde construiremos a maquete de uma destas propostas para que, no final, todos possam participar na construção destes países.

No último dia, exploramos o tema do mobiliário. Vamos circular pelo espaço da Casa da Arquitectura à procura de objetos do dia-a-dia para os medir com as unidades do Glossário que criámos. Com essas medidas e recolha, vamos projetar uma peça de mobiliário que faça falta à Casa que, de tarde, construiremos à escala real. No final deste dia, vamos partilhar todas as nossas diferentes experiências com esta atividade e oferecer uma das nossas peças de mobiliário à Casa.

Se estiver pelo Norte. Se tiver pequenada, em casa de férias, entre os 6 e os 12 anos, naqueles dias… Por favor, faça deles “Arquitetos de Palmo e Meio”. É uma experiência única.
Programa Completo de actividades no final desta nota de divulgação. •

Casa da Arquitectura
+ Casa da Arquitectura – Programa Oficina de Natal completo
© Imagem: pormenor do cartaz de divulgação.

Já recebe a Mutante por e-mail? Subscreva aqui.