A “Oratória de Natal” de Johann Sebastian Bach, uma obra-prima absoluta e a mais célebre evocação musical da temática natalícia, e que com toda a certeza conhece, marca o tão aguardado regresso ao Grande Auditório de Michel Corboz, que completa 50 anos como Maestro Titular do Coro Gulbenkian.
A notável carreira de Michel Corboz à frente do Coro Gulbenkian, que contribuiu para a inegável qualidade e prestígio internacional deste agrupamento, é assim celebrada com uma das mais importantes obras da música coral.
A “Oratória de Natal” foi composta por J. S. Bach nos finais de 1734, em Leipzig. São seis Cantatas para cada uma das seis festas que pontuavam os treze Dias de Natal no calendário luterano: o Nascimento de Jesus (dia de Natal); a Anunciação aos Pastores (26 de dezembro); a Adoração dos Pastores (27 de dezembro); a Festa da Circuncisão (dia de Ano Novo); a Viagem dos Reis Magos (1.º domingo depois do Ano Novo) e a Festa da Epifania (Adoração dos Reis Magos, 6 de janeiro).
Entre 13 e 16 de dezembro, a quadra natalícia será assim celebrada com a apresentação desta imponente obra, dividida em dois programas: um com as Cantatas I, III e VI – na sexta-feira e domingo- e um segundo com as Cantatas II, IV e VI – no sábado e na segunda-feira.
Estarão em palco o Coro e Orquestra Gulbenkian, a soprano Ana Quintans, a meio-soprano Marianne Beate Kielland, o tenor Benedikt Kristjánsson e o baixo Philippe Sly, sob a direção de Michel Corboz.
Datas e Horas para os concertos:
Sexta-feira – 13/12, 20h00;
Sábado – 14/12, 19h00;
Domingo – 15/12, 18h00;
Segunda – 16/12, 20h00.
Obrigatório ir, neste Natal. •