Para assinalar 20 anos de carreira, Alexandre Farte, a.k.a. Vhils, brinda-nos com uma nova monografia. Um livro obrigatório para quem tem na arte uma paixão, uma forma de estar.
A presente monografia consiste no mais extenso levantamento da obra de Vhils até hoje, uma obra com 608 páginas procura fazer o balanço de 20 anos de carreira – desde o final de 1999, quando o artista começou a pintar graffiti, até ao final de 2019 – e inclui cerca de 199 obras nunca antes reveladas publicamente. Avisámos que era obrigatório… Ainda se lembra quando falámos de Vhils por aqui?
“Pentimento” é um termo italiano que significa, literalmente, arrependimento. No universo da pintura, este processo artístico/ termo traduz-se por “traços deixados por artistas sob as camadas que formam uma obra final, revelando estados anteriores, descartados, que correspondem a alterações ocorridas durante o processo criativo.” Muitas vezes aparece associado à palavra palimpsesto, embora este último seja termo aplicado a manuscritos. No contexto da obra de Vhils, o título joga com a prática do artista em revelar através da remoção ou desgaste aquilo que se encontra simbolicamente soterrado sob as camadas superficiais dos suportes com que trabalha.
Com coordenação editorial de Miguel Moore (autor e editor do Vhils Studio), que também assina o ensaio principal, um texto introdutório de Roger Gastman (curador e investigador americano na área do graffiti e arte urbana), e design gráfico de João M. Machado, o livro faz uma apaixonante viagem por algumas das principais e mais emblemáticas peças, projectos e exposições de Vhils, oferecendo uma perspectiva cronológica da evolução da sua obra. No todo, são apresentadas nesta monografia cerca de 600 obras, incluindo cerca de 199 trabalhos inéditos, 143 peças exteriores, 158 peças com cartazes, 81 peças em madeira, 43 peças em metal e 23 instalações, entre outras. Sim, é de ficarmos sem fôlego, com Vhils e a sua obra. “Pentimento – Alexandre Farto aka Vhils” é publicado numa edição regular, junto com uma edição especial limitada a 300 unidades, assinada e numerada pelo artista, que inclui uma caixa acrílica e uma serigrafia exclusiva. Os conteúdos da monografia são em língua inglesa. E então, antecipamos o Natal?
Nas palavras de Vhils: “Esta monografia foi pensada para assinalar os vinte anos desde que comecei a pintar na rua, que eu vejo como o início do meu percurso artístico. Seguindo uma organização cronológica, procura fazer o balanço destas últimas duas décadas de produção, com especial ênfase para o período entre 2006, data em que apresentei a minha primeira instalação a título individual na Vera Cortês Agência de Arte, e o final de 2019. É uma obra monumental, num formato fora do comum, pensada para dar um destaque digno às várias obras e projectos que foram criteriosamente seleccionados para este contexto. Não é um catálogo completo da obra, mas é um levantamento suficientemente abrangente para se compreender a sua evolução ao longo dos anos.”
Uma monografia irresistível para celebrar 20 anos de uma carreira surpreendente. •