FAZUNCHAR 2020

Está de regresso, a Figueiró dos Vinhos, o FAZUNCHAR.
Fazunchar é uma palavra recolhida de um ‘bem local’_ o laínte (dialeto exclusivo dos comerciantes de têxteis) que significa Fazer. Na prática, é o que se ambiciona para neste evento que aqui vos anunciamos, um ‘fazer’ pelo território de Figueiró e pelas suas gentes, porque ali, tal como em qualquer outro local mais interior e esquecido de Portugal, é urgente transmitir e preservar o corpus cultural de uma entidade coletiva. 

O FAZUNCHAR apresentou-se pela primeira vez o ano passado e levou nove dias uma grande celebração das artes a Figueiró dos Vinhos. Mais de 800 pessoas participaram directamente nas actividades, mas o universo de visitantes é difícil de calcular uma vez que todos os eventos são gratuitos e de acesso livre. Aos 16 artistas convidados juntaram-se, à festa das artes, pessoas de Figueiró dos Vinhos, Lisboa, Leiria, Porto, Tomar, Coimbra, Setúbal e de tantos outros pontos do país.

Das 47 obras realizadas na edição de 2019, as peças dividem-se em oito murais, nove pinturas de montras e 30 cartazes (distribuídos por 18 localizações diferentes) com ilustrações que recuperam o imaginário do pintor José Malhoa. Um excelente resultado final.

O FAZUNCHAR tem como um dos seus objetivos fundadores renovar a projeção de Figueiró dos Vinhos à escala nacional, enquanto produtor e palco de atividade artística e cultural, (agora) na contemporaneidade.

O regressoa Figueiró dos Vinhos, neste tão estranho 2020, é já este sábado (dia 15 de agosto) e vai até ao dia 23 de agosto. Uma festa construída por vários tipos de Arte, em diálogo constante entre elas, com a comunidade e território.

As intervenções e atividades que integram a programação FAZUNCHAR 2020 contemplam Pintura Mural, Residências Artísticas, Instalação, Música ao Vivo, Cinema, Ações Comunitárias, Visitas Guiadas e Workshops. Tudo com acesso gratuito.

No fim‑de‑semana de 21 a 23 agosto não só acontecem os concertos ao vivo de Surma e Cassete Pirata, como serão apresentadas todas as intervenções artísticas feitas no decorrer do evento. As visitas guiadas coordenadas por Lara Seixo Rodrigues também acontecem nestes últimos dias do FAZUNCHAR.

Em 2020 tornou-se ainda mais urgente garantir a acessibilidade à arte, e é também por isso que a MISTAKER MAKER – Plataforma de Intervenção Artística – volta a assumir a organização e curadoria de uma nova edição que nas palavras de Lara Seixo Rodrigues, “reforçará a sua presença e ocupação do espaço público,  entendido este como o palco mais democrático para expor olhares únicos e renovados sobre os bens culturais, o património e tudo o que de único compõe este território“.

Esta edição do FAZUNCHAR integra várias expressões artísticas, em diálogo constante entre elas, com a comunidade e território, sendo que uma das grandes novidades é que nesta edição as intervenções são feitas em três novas freguesiasalém da de Figueiró dos Vinhos, fazendo com que a arte chegue a novas localidades do mesmo município.
Assim, na edição de 2020, o FAZUNCHAR terá intervenções artísticas nas Freguesias de Arega, Aguda e Campelo.

Entre os convidados desta 2.ª edição do FAZUNCHAR, surgem os nomes de alguns dos artistas mais promissores do panorama internacional, como HELEN BUR (Reino Unido), DIMITRIS TAXIS (Polónia) e DOA DOA (Espanha). Muitos outros artistas portugueses integram a programação FAZUNCHAR 2020 como TAMARA ALVES, DRAW & CONTRA, ADAMASTOR, THE CAVER, MANTRASTE, entre muitos outros.

No que diz respeito à programação musical, o evento conta com a presença dos CASSETE PIRATA e SURMA, sendo que a SURMA ira apresentar um conceito único neste espetáculo, resultante da participação numa das residências artísticas FAZUNCHAR com TAMARA ALVES.

No total, esta edição conta com mais três residências artísticas, envolvendo nomes como FRANCIS.CO (desenho), VASCOMENDES (vídeo) e RUTEFERRAZ (fotografia).

Os workshops e ações comunitárias são outras das iniciativas pivotais do FAZUNCHAR. Nesta edição haverá workshops de colagem criativa com MARGARIDA GIRÃO e estampagem com carimbos com os ADAMASTOR. As ações comunitárias incluem a SEBENTA DA QUARENTENA, projeto da MISTAKERMAKER que nasceu do confinamento durante o Estado de Emergência em Portugal, e o já habitual PIQUENIQUE COMUNITÁRIO.

A programação FAZUNCHAR 2020 já está completa e pode ser consultada no link abaixo.
Alinha numa fugida, cumprindo todas as recomendações da DGS, até Figueiró dos Vinhos? •

+ FAZUNCHAR – Facebook Programa

Já recebe a Mutante por e-mail? Subscreva aqui.

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.