O miradouro sobre a cidade de Lisboa, no Torel Palace Lisbon, é um gastrobar com jardim tropical instalado num espaço renovado, onde o menu reúne diferentes influências gastronómicas sul-americanas trazidas por Tomás Pereira, para desfrutar durante o Verão.
O Tropical Garden é uma das esplanadas mais apetecíveis de Lisboa, este Verão
A abertura da nova sala envidraçada em Janeiro de 2020, no Torel Palace Lisbon – hotel de cinco estrelas, situado no n.º 23 da Rua Câmara Pestana, em Lisboa, constituído por três palacetes –, é alusiva a um jardim tropical, predominada pelos tons de verde das plantas reais e desenhadas na parede, como se de um jardim interior se tratasse.
Neste Verão de 2021, este espaço acolhedor é pretexto para a implementação do conceito Tropical Garden no gastrobar Terraço 23, em nome da vegetação exuberante desta sala aberta, mas também da envolvente carregada de verde e que tem o deck como lugar de eleição deste hotel boutique, para um final de tarde descontraído e de copo na mão. Um miradouro sobre o casario da cidade e a mescla de cores com que “se veste” até ao Tejo, com a margem de lá do rio ao fundo. O Tropical Garden é, em suma, uma viagem gastronómica aberta a hóspedes e não hóspedes do Torel Palace Lisbon e “a bordo” dos pratos do chef Tomás Pereira, pelos países do Sul da América.
HUM•HUM ouhummus de beterraba com óleo de primenta rosa e pó de algas e OCTO ouescabeche de polvo grelhado com pimentos na grelha e batata doce são duas entradas a provar
Peça-se as bebidas, para dar início ao roteiro pelas cozinhas exóticas do lado de lá do Atlântico. Além dos vinhos, todos de produção nacional, há uma mão cheia de bebidas espirituosas e de cocktails, os preferidos dos habitués.
O patê de aves com tutano e paprika fumada ou TUC é imperativa numa ida a este miradouro sobre a cidade de Lisboa
O itinerário prossegue nas entradas frias e no inusitados nomes atribuídos a cada prato. É de enaltecer o hummus de beterraba com óleo de primenta rosa e pó de algas, bem como o patê de aves com tutano e paprika fumada, dupla que apetece repetir a cada colherada, a barrar as tostas que acompanham cada um. A avaliar pelos pedidos, os croquetes de alheira com mostarda de estragão são das sugestões mais solicitadas, mas o taco de bochecha de porco com pico de gallo de manga e cebola roxa não irão escapar numa próxima visita.
O escabeche de polvo grelhado com pimentos na grelha e batata doce foi o eleito da lista das entradas quentes, apesar do milho grelhado com maionese de jalapeños e queijo feta também ser muito apreciado pelos clientes do Tropical Garden. Resiste em ficar por aqui? Afinal, há mais sabores para descobrir nesta nova carta.
Obacalhau confitado com espuma de batata e crocante de couve dá-se pelo nome de BAC
Passemos aos pratos principais. São três e servidos na dose certa. Há lascas de bacalhau confitado com espuma de batata e crocante de couve, para combinar com vinho da Região dos Vinhos Verdes ou um branco.
ASSADO é inspirado nos churrascos da Argentina e do Uruguai, onde o molho chimichurri não falta
O hamburguer de vitela com cheddar, ketchup swicy e bacon combina bem com um cocktail ou uma cerveja, para brindar com os amigos, enquanto a vitela grelhada servida com chimichurri, puré de batata doce e legumes grelhados sabe bem com um vinho tinto.
O chocolate negro é protagonista desta sobremesa acompanhada de gelado de limão e pistacio
A tarte sul-americana tradicionalmente feita com leite condensado, para os grandes gulosos, está inscrita no trio de sobremesas composto também pela tarte de chocolate negro com cinco pimentas e caramelo salgado. Renda-se à fruta, quem prefere pôr o pecado de lado.
Pelo meio, contemple-se a vista e desfrute dos bons momentos diariamente – ao almoço, durante a tarde e ao jantar, das 12 horas até à meia-noite. Ou mude-se de lugar, até porque, além da sala envidraçada, há o pátio, acolhedor, com cadeiras de baloiço e sofás confortáveis, que fazem os dias e as noites de estio ainda mais especiais.
Bom apetite!