Novo chef, nova carta, a vista de sempre / Terraço 23

O miradouro sobre a cidade de Lisboa, no Torel Palace Lisbon, é um gastrobar com jardim tropical instalado num espaço renovado, onde o menu reúne diferentes influências gastronómicas sul-americanas trazidas por Tomás Pereira, para desfrutar durante o Verão.


O Tropical Garden é uma das esplanadas mais apetecíveis de Lisboa, este Verão


A abertura da nova sala envidraçada em Janeiro de 2020, no Torel Palace Lisbon – hotel de cinco estrelas, situado no n.º 23 da Rua Câmara Pestana, em Lisboa, constituído por três palacetes  –, é alusiva a um jardim tropical, predominada pelos tons de verde das plantas reais e desenhadas na parede, como se de um jardim interior se tratasse.

Neste Verão de 2021, este espaço acolhedor é pretexto para a implementação do conceito Tropical Garden no gastrobar Terraço 23, em nome da vegetação exuberante desta sala aberta, mas também da envolvente carregada de verde e que tem o deck como lugar de eleição deste hotel boutique, para um final de tarde descontraído e de copo na mão. Um miradouro sobre o casario da cidade e a mescla de cores com que “se veste” até ao Tejo, com a margem de lá do rio ao fundo. O Tropical Garden é, em suma, uma viagem gastronómica aberta a hóspedes e não hóspedes do Torel Palace Lisbon e “a bordo” dos pratos do chef Tomás Pereira, pelos países do Sul da América.


HUM•HUM ou hummus de beterraba com óleo de primenta rosa e pó de algas e OCTO ou escabeche de polvo grelhado com pimentos na grelha e batata doce são duas entradas a provar


Peça-se as bebidas, para dar início ao roteiro pelas cozinhas exóticas do lado de lá do Atlântico. Além dos vinhos, todos de produção nacional, há uma mão cheia de bebidas espirituosas e de cocktails, os preferidos dos habitués.


O patê de aves com tutano e paprika fumada ou TUC é imperativa numa ida a este miradouro sobre a cidade de Lisboa


O itinerário prossegue nas entradas frias e no inusitados nomes atribuídos a cada prato. É de enaltecer o hummus de beterraba com óleo de primenta rosa e pó de algas, bem como o patê de aves com tutano e paprika fumada, dupla que apetece repetir a cada colherada, a barrar as tostas que acompanham cada um. A avaliar pelos pedidos, os croquetes de alheira com mostarda de estragão são das sugestões mais solicitadas, mas o taco de bochecha de porco com pico de gallo de manga e cebola roxa não irão escapar numa próxima visita. 

O escabeche de polvo grelhado com pimentos na grelha e batata doce foi o eleito da lista das entradas quentes, apesar do milho grelhado com maionese de jalapeños e queijo feta também ser muito apreciado pelos clientes do Tropical Garden. Resiste em ficar por aqui? Afinal, há mais sabores para descobrir nesta nova carta.


O bacalhau confitado com espuma de batata e crocante de couve dá-se pelo nome de BAC


Passemos aos pratos principais. São três e servidos na dose certa. Há lascas de bacalhau confitado com espuma de batata e crocante de couve, para combinar com vinho da Região dos Vinhos Verdes ou um branco.


ASSADO é inspirado nos churrascos da Argentina e do Uruguai, onde o molho chimichurri não falta


O hamburguer de vitela com cheddar, ketchup swicy e bacon combina bem com um cocktail ou uma cerveja, para brindar com os amigos, enquanto a vitela grelhada servida com chimichurri, puré de batata doce e legumes grelhados sabe bem com um vinho tinto.


O chocolate negro é protagonista desta sobremesa acompanhada de gelado de limão e pistacio


A tarte sul-americana tradicionalmente feita com leite condensado, para os grandes gulosos, está inscrita no trio de sobremesas composto também pela tarte de chocolate negro com cinco pimentas e caramelo salgado. Renda-se à fruta, quem prefere pôr o pecado de lado.


Pelo meio, contemple-se a vista e desfrute dos bons momentos diariamente – ao almoço, durante a tarde e ao jantar, das 12 horas até à meia-noite. Ou mude-se de lugar, até porque, além da sala envidraçada, há o pátio, acolhedor, com cadeiras de baloiço e sofás confortáveis, que fazem os dias e as noites de estio ainda mais especiais.

Bom apetite!

+ Terraço 23

© Fotografia: João Pedro Rato

Já recebe a Mutante por e-mail? Subscreva aqui .