Peter Lindbergh: Untold Stories / Galiza

Peter Lindbergh: Untold Stories, a emblemática exposição, com a curadoria do próprio Peter Lindbergh pouco antes da sua morte em 2019, será pela primeira vez apresentada em Espanha, na cidade da Corunha (Galiza) a partir do dia 04 de dezembro até 28 de fevereiro de 2022. Se a Galiza já é, só por si, um destino obrigatório, esta exposição torna-a ainda mais irresistível.

Lindbergh passou dois anos a selecionar fotografias do seu vasto e riquíssimo espólio fotográfico de mais de quatro décadas de carreira durante a qual imortalizou não só algumas das mulheres mais reconhecidas no mundo da moda, do cinema e de outras áreas, como Nicole Kidman, Charlotte Rampling ou Uma Thurman, mas também modelos que definiram a década de 90 – como Linda Evangelista, Naomi Campbell ou Kate Moss.

Peter Lindbergh deixou, indubitavelmente, uma marca indelével no mundo da moda e da fotografia. Esta exposição oferece uma nova e inesperada revelação do trabalho deste lendário fotógrafo, com mais de 150 fotografias do início da década de 1980 até 2019.

A exposição fotográfica é apresentada em parceria com a Fundação Lindbergh sob direção de Benjamin Lindbergh, filho do fotógrafo. Estruturada com o apoio pessoal de uma amiga e admiradora de longa data do fotógrafo, Marta Ortega, esta mostra integra a iniciativa da cidade da Corunha numa visão ambiciosa em trazer à região uma oferta cultural de reconhecida importância a nível internacional, ao mesmo tempo que a Galiza é promovida pelo seu forte e prolífero espírito cultural à escala mundial

A exposição, estruturada pelo próprio Peter Lindbergh, irá ocupar um edifício industrial recentemente requalificado no porto da Corunha numa intervenção arquitetónica da autoria de Elsa Urquijo, que promete ser um novo e marcante espaço da cidade.

Naomi Campbell, Ibiza, 2000 © Peter Lindbergh- courtesy Peter Lindbergh Foundation, Paris)

A exposição será acompanhada por uma edição especial do livro da Taschen, “Untold Stories”. O novo livro, “Raw Beauty”, inclui entrevistas e fotografias de alguns dos mais reconhecidos modelos, como Naomi Campbell, Kate Moss, Penelope Cruz Rosalia, reunidos em jeito de celebração da vida do fotógrafo, e ainda ensaios de criadores como o fotógrafo Nick Knight e o arquiteto David Chipperfield, célebres individualidades que decidiram fazer da Galiza o seu lar. “Raw Beauty” inclui ainda a poesia e o retrato de paisagem do artista galelo, Manuel Vilariño.

Citação Benjamin Lindbergh: “Quando o Peter visitou a Corunha em 2018, a ligação entre esta cidade portuária e sua estética ressoaram de imediato. O clima cinzento típico da Galiza, as ondas revoltas interligadas naquele cenário industrial parecia um acaso perfeito com a região do Ruhr, na Alemanha, onde o meu pai cresceu. Este lugar onde a força da natureza e a força da Humanidade se unem harmoniosamente, encaixaria na perfeição em Untold Stories, a última mostra na qual ele trabalhou e que é, muito provavelmente, um dos seus projetos mais pessoais. Em nome da Peter Lindbergh Foundation, estou imensamente grato à Marta Ortega por permitir que exposição Untold Stories seja agora exposta na sua terra natal e por deixar que o legado do Peter toque nos habitantes da Galiza e mais além.”

Citação Marta Ortega: “O Peter e a Galiza têm bastantes semelhanças … natureza selvagem, beleza natural, calor humano que te fazem sentir viva. É um grande privilégio conseguir reunir tudo isto nesta exposição. Faço-o com o único intuito de que cada habitante desta cidade, cada galego, espanhol, ou qualquer pessoa que viaje pelo mundo e chegue a esta magnífica região, seja capaz de usufruir livremente e apreciar esta primorosa exposição que o Peter preparou até ao mais ínfimo detalhe, antes da sua morte prematura. Espero, e acredito firmemente, que este será o ponto de partida para que todos os que entrarem no mundo do Peter, se apaixonem pelas suas fotografias e conheçam-no na sua dimensão mais profunda”.

Luciana Curtis, New York, 1998 © Peter Lindbergh (courtesy Peter Lindbergh Foundation, Paris)

Peter Lindbergh nasceu em 1944 em Leszno, Polónia. O seu trabalho esteve exposto em todo o mundo, a solo ou em coletivas, do qual se destacam Images of Women, Bunkamura Museum of Art, em Tóquio (1996, viajando para Hamburger Bahnhof, Berlim; Kunsthaus Wien, Viena; Palazzo delle Esposizioni, Roma; ePushkin State Museum of Fine Arts, Moscovo, entre outros); Stories Supermodels, Ludwiggalerie Schloss Oberhausen, Alemanha (2003); Visioni, FORMA Centro Internazionale di Fotografia, Milão, Itália (2006); Beauduc, Les Rencontres d’Arles, França (2008); The Unknown, Ullens Center for Contemporary Art, Beijing (2011); Fotomuseum, Antuérpia (2011–12); Berlim, Maison de la Photographie, Lille, França (2013); The Unknown and Images of Women, HDLU Museum, Zagreb, Croácia (2014); e Peter Lindbergh/Garry Winogrand: Women on Street, NRW-Forum Düsseldorf (2017).

A primeira vez que vi as minhas fotográficas na maqueta da exposição fiquei sobressaltado, mas de uma forma positiva. Foi arrebatador ser desta maneira confrontado com o que sou. A exposição permitiu-me repensar as minhas fotografias num contexto non-fashion. Esta apresentação tem como intuito expor as fotografias a diferentes interpretações e perspetivas. Ainda assim, não tento reivindicar que as minhas fotografias não são de moda, não seria de todo verdade. Insisto na definição de “fotografia de moda” porque para mim essa terminologia não significa que se deva representar a moda – a fotografia é maior que a moda, faz parte da cultura contemporânea” Peter Lindbergh (2019).

Uma exposição imperdível que é a desculpa mais que perfeita para um (sempre bom) regresso à Galiza. •

+ Peter Lindbergh – Exposição
+ Peter Lindbergh
© Fotografia de destaque: Peter Lindbergh por Stefan Rappo (courtesy Peter Lindbergh Foundation, Paris).

Já recebe a Mutante por e-mail? Subscreva aqui .