Há codorniz para todos os gostos em Alenquer

De 30 de Outubro a 14 de Novembro, este ingrediente é servido em 33 restaurantes do concelho, onde o vinho ali produzido permite o encontro perfeito à mesa. Quem for a todas, recebe uma surpresa no final.

Trata-se da Quinzena Gastronómica da Codorniz, evento que o Município de Alenquer tem vindo a desenvolver anualmente com a empresa local InterAves  e um verdadeiro desafio à imaginação de cozinheiros e restauradores de mais de três dezenas de espaços de restauração do concelho de Alenquer, o maior número registado até este ano. O objectivo consiste em cada um servir um prato principal de codorniz na ementa diária. O resultado irá responder, certamente, a todos os gostos, já que são várias as receitas feitas com este ingrediente a somar a tantas outras, novas, a registar nesta edição deste festival gastronómico. 

Tome nota: Hexágono, em Abrigada; O Chirrasco da Glorinha, O Cantinho da D. Deolinda, o Snack Bar e Petiscos Sol e Só, Grelha Mágica e Churrasqueira Lost Wind Lareira, em Paredes; o O Bichezas, Sal & Pimenta, D. Nuno, Taberna do Areal, Bijú, Tasko, O Valério, Casta 85, Cais do Rio e Maria Larica, em Alenquer; O Rotações, o Rey 77 e A Prensa, em Cheganças; X-Food – Restaurante Sports Bar e Fonte dos Gomes, em Casais da Marmeleira; Tasca da Esquina, Vilabrasa, Restaurante Salsa 2, Churrasqueira Lost Wind Centro e Churrasqueira Lost Wind Barrada, no Carregado; Restaurante São Martinho II, em Olhalvo; Churrasqueira O Carlitos, Café Restaurante O Santo António e Clube de Tiro Vale das Pedras, na Ota; Solar dos Remédios, na Azeda; e Páteo Velho, na Atalaia.

Aos comensais será entregue um selo a colocar numa caderneta, a solicitar no primeiro restaurante aderente a este certame. Caso o seu roteiro por Alenquer integrar oito restaurantes durante esta Quinzena Gastronómica da Codorniz, completa a caderneta. Junte as faturas e dirija-se ao Museu do Vinho de Alenquer, onde irá receber o vinho premiado do V Concurso de Vinhos de Alenquer.

Além do roteiro gastronómico, com a visita a muitos dos produtores vitivinícolas espalhados pelo concelho, é de incluir um itinerário cultural constituído pelo Museu Damião de Góis e das Vítimas da Inquisição, Museu João Mário, Museu do Vinho, Convento de São Francisco, a exposição “Espírito Santo Migrante”, realizada no âmbito dos 700 Anos das Festas do Império do Divino Espírito Santo de Alenquer, e extensível a percursos pela natureza, como a Serra de Montejunto, o Canhão Cársico de Ota e os passeios pedestres.


+ Câmara Municipal de Alenquer
© Fotografia: Câmara Municipal de Alenquer / D.R.

Já recebe a Mutante por e-mail? Subscreva aqui .