Aqui, as pizzas são servidas em grande!

A Maxi Pizza tem 12 espaços, dos quais apenas um está fora da região algarvia, mas o número de pizzarias não vai ficar por aqui. Quem sabe, até além fronteiras. E as causas sociais vão continuar a merecer a atenção deste grupo.

A pizza Tropical é uma das mais solicitadas pelos clientes da Maxi Pizza


Depois de fazer escala na Nazaré e por lá permanecer na segunda metade da primeira década do século XXI, Dimitri Posheherov muda-se, em 2013, para o Algarve, com malas e bagagens, na companhia da família. Com formação especializada na produção da massa deste produto, adquirida em 2007, na ilha italiana da Sicília, decide apostar na abertura de uma pequena pizzaria em Quarteira, com marca própria. A estreia da Maxi Pizza decorre a 17 de Janeiro de 2014.

Desde então, o master da marca tem partilhado o seu conhecimento com os seus pizzaiolos e todas as pizzarias estão estrategicamente localizadas junto a escolas e universidades. O objectivo é direccionar o seu negócio para os locais e “não para os turistas”, afirma Dimitri Poshcherov. Quanto ao nome, este é alusivo à “roda do camião”, ou não fossem as pizzas mesmo grandes! “E quando chegámos ao Algarve não havia pizzas deste tamanho, nós passámos a fazer estas”, continua o nosso anfitrião, embora haja igualmente pizzas com o diâmetro habitual. Grande já é também o grupo, que adoptou o nome de Maxi Group, que abarca os espaços Maxi Pizza, Maxi Drive e Maxi Kiosk.

Mar, a pizza criada em homenagem ao imenso Atlântico


O sucesso foi, definitivamente, a “alma do negócio” e simultaneamente determinante para a abertura de portas de outros espaços. Loulé, Albufeira, Almancil, Portimão, Olhão e Faro foram os destinos que se seguiram neste roteiro conduzido ao sabor das suas pizzas. Seguiu-se o desvio até Évora, cidade que, desde 2018, tem a Maxi Pizza a dois passos da Praça do Giraldo. Vila Real de Santo António também está no mapa e, em 2021, chegou a vez de Lagoa. Actualmente, estão a decorrer as obras  num edifício de Montenegro, localidade do concelho de Faro, par aí instalar o novo Maxi Pizza.

Pelo meio, o Dimitri Posheherov inaugurou o Maxi Drive, em Quarteira. Aqui, os clientes fazem o pedido e o pagamento no primeiro balcão de atendimento e procedem à recolha no lado oposto do edifício, sem sair da viatura. A escolha reparte-se entre as pizzas e hambúrgueres, hot dogs e demais oferta. Ou, se preferirem, entram e desfrutam do espaço enquanto comem. O Maxi Kiosk surgiu na mesma altura e consiste numa espécie de suporte à loja principal existente a dois passos deste espaço. É onde servem as fatias de pizzas e “também tem hambúrgueres, cachorros, à semelhança do Maxi Drive, mas em ponto pequeno”, acrescenta Cristiano Murta, Director-Geral da Maxi Pizza. “É um complemento.” 

O queijo Mozarela, da Maestrella, é ralado diariamente nas pizzarias, para garantir a frescura do produto


Vamos às pizzas propriamente ditas! Segundo Dimitri Posheherov, “só trabalhamos com massa fresca”, que é distribuída diariamente nas carrinhas frigoríficas da empresa, para garantir a qualidade do produto. A mesma virtude é extensível às remunerações. Afinal, durante estes dois anos instáveis para a restauração – e não só –, “não despedimos ninguém e aumentamos a remuneração ao staff, reforça Cristiano Murta.

A verdade é que, apesar das oscilações no que diz respeito à restauração, “não sofremos alterações” e até há a probabilidade de avançar com a Maxi Pizza para a vizinha Espanha.

Fica o convite para rumar ao México, sem sair da mesa


“Continuamos a trabalhar e mantivemos a equipa”, garante Dimitri Posheherov, para quem é imperativo que quem entre na equipa tenha de aprender a fazer tudo o que há para saber, antes de abrir a porta da pizzaria. A mesma premissa está estabelecida em relação ao queijo Mozarela, da Maestrela, apesar “de termos propostas de produto mais barato”, afirma o master da marca, que, logo a seguir, realça a preferência para o queijo de barra: “é a mesma Mozarela, mas muda o sabor”, porque, “todos os dias, fazemos o corte”, ou seja, é ralado na pizzaria, e, deste modo, “mantém-se a frescura do queijo”, explica Cristiano Murta. 

Vega e Londres, respetivamente, nas mãos esquerda a direita de André Martins, pizzaiolo da Maxi Pizza, em Quarteira


O sabor e a qualidade são os atributos enaltecidos por ambos em relação ao queijo Mozarela, da Maestrela, que está à mão, todos os dias. O mesmo acontece com a farinha, do tipo 00, cujos fornecedores são igualmente vizinhos.

Vizinhança à parte, Dimitri Posheherov fez questão de exaltar o apoio que o Maxi Group, constituído com 80 funcionários de várias nacionalidades, tem vindo a fazer no âmbito do desporto, desde BMX, BTT, Futsal, Andebol. O mesmo procedimento é alargado a lares da terceira idade, em Quarteira, onde “de vez em quando, entregamos pizzas” e, “no Natal e na Passagem de Ano, fornecemos pizzas aos Bombeiros e à GNR”.

Bon appétit! •

Conteúdo desenvolvido em parceria com a Maestrella

+ Maestrella no Facebook
+ Maestrella PRO PT no Instagram
+ Maestrella PT no Instagram
+ Dreamplus
+ Dreamplus no Facebook
+ Dreamplus no Instagram
+ Maxi Pizza

© Fotografia: João Pedro Rato

Já recebe a Mutante por e-mail? Subscreva aqui .