Eat Pray Love. Onde a ementa é um bálsamo para a cabeça, o coração e o estômago

Mais do que um restaurante, este é também uma loja e um espaço dedicado ao bem-estar, em Lisboa, com nova carta flexiteriana, o brunch disponível o dia inteiro e boas sonoridades.


O tom cinza das paredes do Eat Pray Love, transmite a serenidade necessária ao corpo e à mente, mas também ao estômago, já que a comida está no centro deste espaço de restauração, aberto, desde 28 de Abril de 2021, no n.º 29 da Travessa do Carvalho, em Lisboa. Ao balcão, que é bar, está instalada a pequena montra da loja deste espaço, de ambiente descontraído e… mutante. Mas vamos por partes, já que o próprio nome indica três acções que são indissociáveis neste espaço, que faz parte do grupo Suspeitos do Costume.  

Os cannelonis de requeijão e salmão são uma das novidades da carta


Comecemos pela nova carta. Elaborada com o apoio da chef consultora Amábile Kolenda, cujo trabalho está direccionado para a alimentação saudável, a recente ementa do Eat Pray Love é constituída por sugestões de pratos saborosos e simultaneamente equilibrados no que à junção de nutrientes diz respeito. A título de exemplo, é de salientar os tacos de bacalhau, o tofu picante, os cannelonis de requeijão e salmão e a panqueca de açaí com fruta sazonal. Além disso, “optamos por uma oferta alargada à proteína”, acrescenta Inês Cordeiro, responsável por este espaço, referindo-se ao frango, nas carnes, e ao bacalhau e salmão, no peixe.

Salada ‘esparguete’ de cenoura e curgete é uma das melhores sugestões para este Verão


Sem mais demoras, é de iniciar a refeição, com as saladas. Todas são compostas por três ingredientes vegetarianos base, aos quais se pode adicionar uma proteína. A título de exemplo, é de experimentar a salada de ‘esparguete’ de curgete e cenoura, com molho pesto, rabanete e burrata ou a salata de batata doce assada, com couve-flor, grão de bico, espinafres, rúcula, sultanas, requeijão, amêndoas e molho de laranja balsâmico. “Vamos à banca da Anabela”, no Mercado da Ribeira, “comprar legumes e alguma mercearia”, continua Inês Cordeiro.

Sem esquecer a salada de lentilhas, espinafres, alface, tomate-cereja, pepino, cenoura, molho de limão, alho assado, cebola crocante e juntar o bacalhau. Saboreie tudo, com o tempo necessário, até porque estes pratos rimam na perfeição com a época de estio.

Delicie-se com os tacos. Há o de bacalhau, com vinagrete de cebola, pimento vermelho, tomate e coentros, o de frango, com molho de tomate picante q.b., vinagrete de cebola, pimento vermelho, tomate, coentros e milhos, e o de tofu, com ananás, abacate, maionese de alho assado, coentros e molho de tomate picante. Irresistível é o taco de cogumelos, que contém o mesmo molho, bem como pickles de cebola roxa, milho, maionese de pimento fumado e coentros.

A inesquecível ouve-flor assada em paprica fumada


Não deixe de comer, ainda, a couve-flor assada em paprica fumada e acompanhada por molho de pesto e hummus, cogumelos salteados, amêndoa e umas tortilhas crocantes, que não dispensam os aromas e sabores exóticos das especiarias. 

Já perto do final da refeição, solicite as fatias de peito de frango em molho de cogumelos e trufas e espargos, puré de couve-flor cremoso com azeite de trufa e tomate-cereja assado.

Esta cookie vegan é de experimentar


A fechar, peça o kokoa, bolo de chocolate coberto de calda de caramelo e coco, ou o cookie vegan, uma bolacha de tamanho extra servida numa pequena frigideira, com caramelo de coco e bola de gelado de baunilha. O petit gateau de abóbora, com bola de gelado de baunilha e a panna cotta são as duas sugestões, que se seguem nesta doce lista.

Brinde aos dias quentes com os sumos naturais e as limonadas do Eat Pray Love


A ementa não fica por aqui! Os hambúrgueres, servidos em pão brioche são outras das opções a considerar e as bebidas têm nos chás, nos sumos naturais e nas limonadas o melhor de dois mundos. Sem contar com a carta de vinhos, com referências vínicas biológicas e naturais, as kombuchas, as cervejas artesanais e a soda artesanal biológica, as três produzidas, respectivamente, pelas marcas portuguesas MAI Kombucha, Ocean Beer e Why Not.


Brunch all day, Djs e compras

Experimente as panquecas de maçã com farinha de aveia e canela


Estrangeirismos à parte, há que regressar, para provar o brunch, disponível diariamente, das 10h00 às 00h00 – o horário de funcionamento do Eat Pray Love.

A alternativa mais completa é complementar o brunch com uma aula de ioga, ballet ou body dance, que, alternadamente, aos sábados, decorre no espaço anteriormente ocupado pelas mesas e cadeiras. No final, já com as peças de mobiliário dispostas nos devidos lugares, apazigue o corpo com o brunch. Some-se, aqui, os ovos, as tostas, as panquecas – com destaque para o trio de panquecas feitas de farinha de aveia, maçã e canela, e servidas com fruta, agave, granola e bola de açaí. Acrescente a lista das sweet bawls & chia, para adoçar o momento. Quanto ao valor desta dupla felicidade, disponível entre as 10h00 e as 12h00, aquele é de €25 por pessoa (inclui uma bebida quente ou fria). Consulte as redes sociais ou o site do restaurante, para descobrir que aulas estão agendadas em datas futuras, uma vez que esta acção requer de inscrição prévia.

Workshops, palestras e eventos relacionados com o bem-estar corporal e da mente, também estão disponíveis agora, um ano após a abertura do Eat Pray Love.

Quem vai resistir ao kokoa?


Para quem a música é um complemento inevitável na rotina diária, recomendamos as sessões de Djs, agendadas para as noites de sexta-feira e sábado. “No Verão, talvez se estendam para as quintas-feiras e os domingos”, informa Inês Cordeiro.

Termine com a ida às compras, sem sair do lugar. Desta feita, há que referir novamente a montra de produtos instalada sob o balcão. Granola, calda de chocolate e calda de caramelo são alguns dos produtos feitos, com muito amor, na cozinha do Eat Pray Love e que estão disponíveis para venda. Há mais, mas o melhor é ir, para descobrir.

Bom apetite!


+ Eat Pray Love
© Fotografia: João Pedro Rato

+ Legenda da foto de entrada: Salada de lentilhas com bacalhau

Já recebe a Mutante por e-mail? Subscreva aqui .