Os tons de branco combinam com paletas de cores ténues no interior das casas. Todas luminosas e espaçosas por dentro, com acesso ao exterior, seja pelo jardim, seja no terraço. Perfeitas para passar as férias em família.
As duas dezenas de edifícios, em tom ocre, do White Shell Beach Villas, são a concretização de um projecto assinado pelo atelier de arquitectura Saraiva + Associados, totalizam 55 apartamentos, nas versões de T1 a T3. Predominados pela contemporaneidade do traço, estão circundados por jardins, onde a profusão de arbustos, pequenos limoeiros e oliveiras delimitam as os espaços pedonais deste eco-resort localizado na Quinta da Senhora da Rocha, em Porches, no concelho de Lagoa, Algarve.
O desvelo para com a envolvente é um dos atributos a destacar, ou não fossem os hóspedes convidados a estacionar a viatura na garagem subterrânea, contígua ao edifício principal. Apenas os bugies circulam no perímetro pertencente ao empreendimento, para as crianças, que aqui são bem-vindas, poderem percorrer este pequeno oásis algarvio sem incidentes e, acima de tudo, evitar-se a poluição, a bem do meio ambiente.
Comecemos a visita pelo edifício principal, atrás mencionado. Nele estão instalados a recepção, num espaço amplo partilhado, no lado oposto, com o restaurante – já lá iremos. No topo, a céu aberto, fica o terraço, com bar de apoio, onde, durante o verão, está disponível uma carta constituída por refeições leves, particularmente snacks, e com porta aberta para quem vem de fora.
Aberto ao público estão ainda o campo multidesportos, que possibilita a prática de várias modalidades desportivas, como o ténis ou o futebol, bem como o campo de padel. Situados no espaço ao ar livre adjacente ao edifício principal e acessível por meio de escadas, são usados gratuitamente pelos hóspedes, que têm direito a equipamento, embora possam levar o seu. Quem vem de fora joga mediante custo associado. Vamos a jogo ou beber um copo ao pôr-do-sol?
Relaxar é outra das palavras-chave do White Shell Beach Villas. A vontade desperta quando se faz a visita ao Spa, instalado no edifício vizinho ao principal. As duas salas reservadas às massagens e aos tratamentos ficam frente e frente no corredor de acesso à piscina interior aquecida, convidativa nos dias menos aprazíveis.
Se o tempo estiver de feição, preguice nas chaise-lounges dispostas em redor da piscina exterior, com bar de apoio, para reconfortar os apetites dos veraneantes. Os pequenos terraços térreos e do primeiro piso de cada apartamento – são 55, na versão de T1 a T3, com cozinha equipada – também são convidativos à leitura, sobretudo os mais sombrios, quando o calor aperta na época de estio.
No interior, predominam os tons brancos combinados com outros tons pastel, em mantas, almofadas, entre outros detalhes das peças decorativas. Uma verdadeira ode ao descanso.
Acorde bem cedo. Tome o pequeno almoço na sala contígua à cozinha do seu apartamento ou, se preferir, no restaurante, já que há a possibilidade de incluir o preço desta refeição matinal no valor da estadia.
Vá ao ginásio, que partilha o espaço com o Spa e a piscina interior, e tem vista para o jardim e o edifício principal. Arranje tempo para uma corrida, sem esquecer os jogos, que pode praticar nos campos desportivos deste eco-resort, e passeie pela costa. A pé.
Percorra a rua até à Ermida de Nossa Senhora da Rocha e contemple o mar, a imensidão de azul, para lá do horizonte, e caminhe em direcção a Oeste, até miradouro da Praia do Barranco. Prossiga a caminhada, com passagem pela arriba da Praia da Morena, onde se avista o “submarino amarelo”. Nada mais, nada menos que um rocha esculpida pela erosão, cuja forma actual representa aquela embarcação bélica e a cor dourada conferem o nome atribuído.
Mais à frente, na Praia de Albandeira, encontra o “arco de pedra”, semelhante ao Arco do Triunfo, mas igualmente cinzelado pela acção do vento, da maresia, do tempo, e mergulhe nas águas do Atlântico, para recuperar o fôlego.
Agora o restaurante, com o mobiliário em madeira de tom claro, para combinar com o estado de espírito relaxante do White Shell Beach Villas. Os produtos são tanto quanto possível do Algarve, com ênfase no que é apanhado junto à costa, como as gambas salteadas, estando a região alentejana representada à mesa deste espaço, com o torricado de bacalhau. Entrecôte de novilho é prato recomendado. O serviço é atencioso e o ambiente inspira serenidade.
As refeições podem ser confeccionadas, a pedido, nos apartamentos, pelo chef de cozinha do restaurante. O mesmo é concretizável em relação a eventos privados, no que à celebração de datas especiais diz respeito, mas tudo requer aviso prévio, feito com a devida antecedência.
Boas férias!