ART, LIVROS, NOW 0

Ilustríssimo – Mercado de Ilustração

Este fim de semana – dias 16 e 17 de julho – vai decorrer em Coimbra a 3.ª edição do Ilustríssimo – Mercado de Ilustração que vai reunir no Exploratório as três livrarias da cidade dedicadas à ilustração – Bruaá, Dr. Kartoon e Faz de Conto – e 31 ilustradores. Um mercado que num risco rápido se tornou já um ponto de passagem obrigatório para quem tem na ilustração e nos livros uma forma de estar.

O mote desta edição do Ilustríssimo é Os livros não nascem nas árvores. O evento e as atividades promovidas pelos organizadores têm a missão de aproximar os leitores e envolvidos na criação e promoção do livro ilustrado, dando a conhecer melhor os processos criativos e a cadeia do livro. Este é um espaço de encontro entre ilustradores, cujo objetivo é também divulgar o seu trabalho a apreciadores do género e público em geral.

O mercado vai decorrer num ambiente descontraído, ao ar livre, com a brisa do Rio Mondego e rodeado de natureza. Os visitantes terão contacto próximo com autores, editores e livreiros, com a possibilidade de participar em várias atividades ao longo dos dois dias. O programa conta com oficinas de ilustração, sessões de histórias, apresentações e lançamentos de livros e sessões de autógrafos.

O evento vai ser marcado pela diversidade de oferta. Por um lado, as três livrarias de Coimbra independentes e especializadas em ilustração – Bruaá, Dr. Kartoon e Faz de Conto, terão livros de várias editoras nacionais, estrangeiras e edições de autor. Apesar de todas serem dedicadas à ilustração, têm uma oferta variada e bastante diferente, cada uma com a sua personalidade. Por outro lado, as três dezenas de ilustradores vão trazer uma abundância de técnicas, suportes e histórias, que vão estar em exposição e disponíveis para os leitores levarem para casa, com dedicatória ilustrada. Será possível adquirir livros, zines, prints, cerâmica e outros artigos relacionados com ilustração.

A ideia do Ilustríssimo nasceu em 2021 e partiu de Sofia Correia, fundadora da Faz de Conto Livraria, que se juntou ao ilustrador André Caetano para reunir em Coimbra ilustradores e quem gosta de ilustração. A livreira anuncia que “nesta edição arriscámos ainda mais e conseguimos reunir um número superior a 30 artistas. O «Ilustríssimo» tem já impacto a nível nacional, sendo um evento reconhecido. Queremos continuar a crescer, promovendo a cadeia do livro e mostrando que os livros não nascem nas árvores, mas sim de várias equipas de pessoas que trabalham para promover a cultura, a arte e a leitura.”

Para além do mercado, o Ilustríssimo promove a exposição “Apanhar ar, apanhar sol”, que exibe algumas das ilustrações originais de Bernardo P. Carvalho do livro com o mesmo nome, com texto de Isabel Minhós Martins e editado pelo Planeta Tangerina. “Apanhar ar, apanhar sol” é uma homenagem ao nosso lugar no espaço, ao Sol, à atmosfera, à Terra. A exposição vai estar patente de 15 de julho a 30 de agosto no Exploratório, e tem entrada livre.

Ainda no âmbito do Ilustríssimo, no dia 15 de julho vai decorrer o evento inovador a nível nacional – “A Risca – Jornada de Ilustração”, que pretende impulsionar a carreira e melhorar a vida dos ilustradores que nele participarem. A Risca, que esgotou todas as vagas disponíveis, promove oficinas e palestras para que, quem ilustra ou quer ilustrar possa melhorar a sua vida profissional ou começar de maneira mais preparada. Este encontro vai acontecer na Bruaá – Livraria do Convento e no Espaço COL.ECO – Colaboração na Organização Local da Economia Eco Sustentável do Concelho de Coimbra, da APBC – Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra.

Para André Caetano, ilustrador e um dos organizadores do Ilustríssimo, “A Risca é o tipo de evento que gostaria de ter tido quando estava a começar a minha jornada como ilustrador. Ouvir dicas de como contactar possíveis clientes, profissionais a reverem o meu trabalho, e perceber que existem várias opções para ter sucesso como ilustrador, ter-me-ia dado uma enorme ajuda.

Os ilustradores que vão participar no mercado demonstraram o seu entusiasmo com um evento deste género em Coimbra, que irá proporcionar uma montra do seu trabalho na Região Centro e o encontro com leitores e ilustradores.

Embora já não vá com muita frequência a Coimbra, considero o Ilustríssimo de grande importância para a cidade, tanto no sentido de apoiar e mostrar o que a cidade já tem, como mostrar à cidade o que há para além dela. Teria adorado que já existisse quando vivia na cidade!”, declara Carolina Martins, uma das ilustradoras que estará presente neste fim de semana dedicado à ilustração.

Mariana Neves, acredita que o Ilustríssimo é “uma ótima plataforma de divulgação de artistas e elo de ligação entre ilustradores, editoras e livrarias. A sua localização em Coimbra é bastante atrativa na medida em que significa um passo em direção à descentralização de eventos de ilustração e à afirmação da zona Centro enquanto palco de divulgação da prática de ilustração a nível nacional. O evento interessa-me pela possibilidade de poder confraternizar com outros ilustradores, oriundos da Região Centro, como eu, e de outras partes do país; bem como conhecer o trabalho das 3 livrarias promotoras do Ilustríssimo. Por outro lado, estou entusiasmada para dar a conhecer o meu trabalho em Coimbra, e interagir com o público geral, uma vez que ainda não tinha tido a oportunidade de participar em nenhum evento nesta cidade.”

Livrarias presentes no mercado: Bruaá – Livraria do Convento; Dr. Kartoon; Faz de Conto Livraria.

31 Ilustradores presentes no mercado: Ana Biscaia | Xerefé // Ana Seixas // Anabela Dias // André Caetano // Angie Antunes // aPenas Illustrator // Bárbara R. // Bernardo Majer // Carla Nazareth // Carlo Giovani // Carolina Martins | nektar collective // Catarina Vieira // Constança Duarte // David Penela // Guilherme Albino // Helena Zália // Joana Afonso // Marco Taylor // Mariana Flores // Mariana Sou // Mariqosa // Marta Nunes // Rabiscodelia // Raquel Costa | Little Black Spot // Ricardo Baptista // Ricardo Ladeira // Rita Correia // Saga de BD “Congo” // Salto Colorido // Sara Bandarra // Tiago M.

A tomar nota. A não perder uma imagem, uma palavra, uma página ou um print com aquela dedicatória.
Todos os caminhos nos levam ao Exploratório, em Coimbra, neste fim-de-semana. •

+ Mercado Ilustríssimo
+ Bruaá
+ Dr. Kartoon
+ Faz de Conto

Já recebe a Mutante por e-mail? Subscreva aqui.

You Might Also Like

No Comments

Leave a reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.