Alenquer é, de 1 a 15 de Novembro, palco de mais uma edição da quinzena gastronómica dedicada a este produto endógeno do concelho. Objectivo? Dar a conhecer quão versátil é à mesa. A prova está no número de restaurantes aderentes e promete-se que não haja um 31!
A Quinzena Gastronómica da Codorniz, iniciativa da Câmara Municipal de Alenquer, está à porta e promete mais de duas mãos cheias de pratos protagonizados por este produto considerado endógneno do concelho. Grelhada, frita, guisada ou acompanhada com torricado são algumas das sugestões apresentadas, entre 1 e 15 de Novembro, por 31 restaurantes concelhios, até porque inovação e a criatividade são os ingredientes fundamentais a integrar em cada receita, a par com as demais matérias-primas da Região Oeste, onde se insere este município.
Na lista, constam os espaços de restauração: XFood, Fogão Gaúcho, Fonte dos Gomes, Pausa Esperada, Tasca da Esquina, Restaurante Gamboa, Restaurante Salsa 2 e VilaBrasa, no Carregado; Bijú, Cantinho da D. Deolinda, Cais do Rio, Casta 85, D. Nuno, Grelha Mágica, Maria Larica, O Rotações, Restaurante A Prensa, Restaurante Dining, Restaurante O Bichezas, Restaurante O Centro, Reticências, Sal & Pimenta, Solar dos Remédios, Taberna do Areal e Tasko, em Alenquer; Clube de Tiro Vale das Pedras, Restaurante O Carlitos e Café Restaurante O Santo António, na Ota; Hexágono, na Abrigada; Páteo Velho, na Ventosa; e O Churrasco da Glorinha, na Aldeia Galega da Merceana.
Com o evento, a Câmara Municipal de Alenquer tem como finalidade elevar este produto como marca gastronómica e, simultaneamente, promover a cultura e tradição alenquerenses. Exemplo disso é a importância igualmente atribuída aos vinhos produzidos neste concelho. Afinal, a gastronomia é um desígnio dos mestres de mão cheia e que é acompanhada pelas referências vínicas de uma região. Além disso, é uma oportunidade de degustar o recém-premiado do VI Concurso de Vinhos de Alenquer, na categoria de “Vinhos Gastronómicos”, o Quinta de Vale Mourisco Syrah 2019.
Rui Costa, vereador com o Pelouro da Cultura e Turismo, do município de Alenquer, afirma, em comunicado, que “o prato à base de codorniz é o mais tradicional do nosso concelho nesta altura”, “a adesão de restaurantes tem sido muito significativa”, e “todos os anos, há pratos que se revelam surpresas muito agradáveis”.
Agora é agendar e ir! Bom apetite!