A Paisagem Protegida da Serra de Montejunto é uma janela aberta para o Sóis Montejunto Eco Lodge

Natureza é palavra de ordem desta unidade de alojamento constituída por oito domos geodésicos, ou não fosse este o ponto de partida para passear de bicicleta, fazer caminhadas, acompanhar o pastor e o seu rebanho, descobrir, a pé, a Ermida de Nossa Senhora das Neves ou simplesmente descansar. Vamos a isso?


Aberto desde setembro de 2022 e localizado no sopé desta extensão montanhosa, na Portela do Sol, concelho de Alenquer, na região Oeste, o Sóis Montejunto Eco Lodge é uma espécie de “caixinha de surpresas”, sobretudo para quem tanto valor dá ao que a Natureza oferece todos os dias.


Os oito domos geodésicos são como que uma “varanda” para a Paisagem Protegida da Serra de Montejunto, ou não estivessem as camas de casal viradas para esta beleza natural. Há quatro destinados a famílias, com beliches para os mais novos, e outros quatro, para casais. Em breve, este número vai aumentar, uma vez que o turismo de Natureza veio para ficar.


O desafio é pegar nas bicicletas e pedalar estrada fora. Pelo caminho, encontra moinhos de vento típicos desta região, que, hoje, são quase museus a céu aberto. O passeio de bicicleta todo o terreno é igualmente válido, sobretudo para quem gosta de apanhar trilhos e partir à aventura. A Serra de Montejunto é o cenário perfeito para pedalar.


Complemente esta experiência com as caminhadas nos percursos pedestres sinalizados ao longo deste cenário vivo de biodiversidade. Se tiver coragem, vá até ao ponto mais alto, com 666 metros de altitude, onde o vento e o frio apertam. Mas a envolvente vale a pena! Siga até à Ermida de Nossa Senhora das Neves e respire história. 


Leve as crianças a conhecer o dia a dia do pastor, a flora da Serra de Montejunto e o quão importante esta é na alimentação das cabras e ovelhas de Diogo Amaro. Eis o anfitrião de tão ancestral ofício e conversador nato. Se possível, peça para ver como é feita a ordenha, sendo o leite posteriormente utilizado na feitura dos seus queijos “Castiço”. Não se vai arrepender de os provar!


Aos amantes de vinho, recomenda-se a prova vínica no bar instalado no edifício principal do Sóis Montejunto Eco Lodge. Em contrapartida, há a possibilidade de solicitar uma visita a adegas de Alenquer, cuja área geográfica faz parte da região dos Vinhos de Lisboa. Uma dezena de quintas dedicadas à cultura da vinha e do vinho estão carregadas de história, a conhecer e, claro, provar.  Descubra-as aqui.


Os mais destemidos que mergulhem na piscina exterior de água aquecida ou retemperem forças na sauna e no jacuzzi de água quente. Solicite uma massagem e, ao outro dia, já depois do pequeno-almoço, a tomar na varanda, se o tempo estiver de feição, entregue-se a uma sessão de ioga, no domos do Sóis Montejunto Eco Lodge instalado para o efeito. Por fim, renda-se à leitura, já que o silêncio propicia esta imersão pelas palavras nunca dantes lidas.


+ Sóis Montejunto Eco Lodge
© Fotografia: João Pedro Rato

Já recebe a Mutante por e-mail? Subscreva aqui .