Sercan Kartal trocou o seu país-berço, a Turquia, por terras lusas, onde viu a oportunidade de viver tranquilamente o dia-a-dia. O primeiro impacto positivo aconteceu em 2016, quando veio para cá com o irmão, proprietário de outro espaço dedicado à comida. Na altura, tratava-se apenas duma passagem.
O bilhete de regresso definitivo permanece nas suas mãos desde 2018. Porém, só ao fim de dois anos conseguiu ter o seu espaço reservado à restauração, porque, “aqui, as rendas eram muito caras antes da pandemia, mas depois os preços baixaram” e Sercan Kartal ficou com o n.º 20 A-B, da Rua Dom Luís, em Lisboa, onde instalou o Pizza à Fatia.
O nome diz tudo! Todos os dias são feitas onze pizzas diversas, nos bastidores, ou seja, do lado de lá do balcão, onde funciona a cozinha. O objectivo é oferecer ao cliente a possibilidade de escolher sabores diferentes. “Tudo aqui é feito com qualidade”, garante Sercan Kartal. Desde a massa – substituiu a água por gelo, para manter a massa fina e fofa – ao queijo, passando pelos ingredientes comprados aos seus fornecedores.
A preparação é feita no dia anterior, para que, no seguinte, esteja pronta a trabalhar e à qual é adicionado molho de tomate feito na cozinha. Colocam-se as pizzas no forno, com o interior em pedra, para conservar o calor por mais tempo – tem de atingir os 350 °C – e, ao fim de três minutos e meio, no máximo, é cortada e colocada na montra do balcão da Pizza à Fatia.
Sobre o queijo, o proprietário revela que se trata do Mozzarella, da Maestrella. A qualidade deste produto e o sabor são destacados durante a conversa. “Já mudámos para outras marcas, mas voltamos ao Mozarella da Maestrella, porque os clientes sentem a diferença e nós também preferimos este produto”, assegura Sercan Kartal.
Todos os dias, Sercan Kartal tem casa cheia! “É uma rua com muito movimento. Há muitas escolas e empresas. Até os italianos vêm aqui, para comer pizza!”
Bon appétit! •