O jazz está de regresso ao palco do Grande Auditório do CCC das Caldas da Rainha e traz consigo nomes fortes, a nível nacional e internacional. Este regresso chega-nos com o nome de: “Os Dias do Jazz”.
Ocorrendo em outubro e novembro, a abertura do evento antecipa-se numa sessão warm up em finais de setembro com o concerto de Pat Cohen ou, como é conhecida, Pat “Mother Blues” Cohen, que partilha a mesma determinação, pathos e paixão de cantoras que admira, como Billie Holiday ou Etta James. Apesar de já ter perdido a sua casa em dois momentos da sua vida, Pat “Mother Blues” Cohen continua a levar o seu coração e talento pelo mundo e no dia 30 de setembro, às 21h30, a artista norte-americana sobe ao palco do Centro Cultural e de Congressos, para mostrar a sua grande energia e enorme talento.
“Os Dias do Jazz” arrancam em definitivo no mês seguinte com Mário Barreiros Quarteto, nome marcante no campo jazzístico nacional. Com um início de carreira marcado pelo pop-rock, nas bandas Mini Pop e Jafumega, Mário Barreiros (Porto, 1961) já tocou com músicos, como David Liebman, António Pinho Vargas, Maria João, Bernardo Sassetti, Carlos Bica, e com o Sexteto de Jazz de Lisboa, entre outros. O baterista vem apresentar o seu mais recente trabalho, “Dois Quartetos Sobre o Mar” (2022), acompanhado por Ricardo Toscano, saxofone alto; Abe Rábade, no piano; e Carlos Barretto, no contrabaixo. 12 de outubro, às 21h30, no Grande Auditório.
Na sexta-feira, é a vez do trio de vozes composto por Joana Machado, Marta Hugon e Mariana Norton apresentar um reportório de canções que inclui Cole Porter, Irving Berlin, George Gershwin, Richard Rogers, Jerome Kern ou Harold Arlen. O espectáculo “Elas e o Jazz”, que conta também um trio de músicos, evoca algumas das canções mais conhecidas do smooth jazz, além de revelar também o percurso pessoal de cada uma destas cantoras e o universo contemporâneo dos musicais da Broadway e dos clubes de jazz nova-iorquinos. Três vozes distintas para ouvir no dia 13 de outubro, às 21h30, no Grande Auditório do CCC.
A fechar o primeiro fim de semana dos “Dias do Jazz”, é a vez de acompanhar a fusão entre o fado e o jazz no projecto “Há Fado no Jazz”. Nascido de um desejo partilhado entre a fadista Cristina Maria e o maestro Adelino Mota, a apresentação do casamento entre estas duas linguagens musicais cabe à Big Band M. Nazaré, que inclui a voz de Júlia Valentim, com a fadista Cristina Maria que aqui vê alguns dos seus temas reinterpretados através de uma sonoridade inovadora, sem nunca esquecer a raiz do fado. É possível assistir a este concerto no dia 14 de outubro, às 21h30, no CCC.
O jazz regressa no fim de semana de 10 e 11 de novembro, com o guitarrista português Manuel de Oliveira e a cantora cabo-verdiana Carmen Souza.
Conhecido como o guitarrista ibérico, o compositor Manuel de Oliveira apresenta ao vivo o seu mais recente trabalho representativo dos 20 anos de carreira. “Ibéria 2022” oferece oito novas composições que se juntam às que haviam sido já criadas pelo projeto “Ibéria”, criado em 2002. O guitarrista sobe ao palco com músicos que fundaram o projeto “Paco de Lucia Sexteto”, no dia 10 de novembro, às 21h30.
Segue-se, no sábado, a voz e o som de Carmen Souza numa combinação entre as sonoridades tradicionais cabo-verdianas com o som do jazz. “Interconnectedeness”, o décimo álbum da cantora, é um trabalho que expõe as fragilidades trazidas pela pandemia e explora a forma como nos ligamos. A voz quente e jazzística de Carmen Souza, considerada pelas revistas da especialidade como garantia de sucesso, é a ideal para criar esta ligação musical de diferentes origens negras. O concerto terá lugar no dia 11 de novembro, às 21h30, e encerra a edição dos “Dias do Jazz” deste ano.
Em alguns dias de concerto, é ainda possível seguir a música até ao Café-Concerto do CCC, onde serão apresentadas as “Jam Sessions”, com convidados especiais, numa colaboração com o Hot Clube de Portugal e outras atividades paralelas.
A tomar nota. A não perder se andar pela Região do Oeste. •