WineStone, do Alentejo para o Douro e Vinhos Verdes

O que é a WineStone e o que pretende no setor dos vinhos em Portugal?

A WineStone é a nova plataforma de negócios do Grupo José de Mello que tem como ambição chegar ao top 3 da liderança do setor do vinho em Portugal até 2030. Do Alentejo para o Douro e Vinhos Verdes, a WineStone anuncia os primeiros investimentos: Quinta do Retiro Novo (vinhos DOC Douro) e Wiese & Krohn (vinhos do Porto), ambas localizadas na região demarcada do Douro, bem como a Quinta do Côtto e o Paço de Teixeiró, na região demarcada dos Vinhos Verdes. A região dos Vinhos de Lisboa poderá ser o próximo passo.

Tudo começou em 1943, quando a família José de Mello entra no mundo dos vinhos com a aquisição do Monte da Ravasqueira, em Arraiolos, no Alentejo. Passados 80 anos e depois de consolidado o negócio da Ravasqueira, que tem evidenciado um crescimento acelerado nos últimos anos e que conduziu à identificação do negócio do vinho como uma área com forte potencial, o Grupo José de Mello dá um novo passo e cria a holding de investimentos, WineStone com a ambição de se tornar num dos principais operadores no setor do vinho em Portugal. A WineStone tem como Presidente Executivo Pedro Pereira Gonçalves, que liderou, nos últimos anos, o processo de desenvolvimento e afirmação da Ravasqueira.

Os objetivos da WineStone estão assentes em três grandes pilares: crescimento orgânico, internacionalização (exportar mais de 60% da produção) e diversificação através da aquisição de novos ativos estratégicos nas diversas regiões de Portugal e quem sabe no mundo. Nas aquisições vão preservar a identidade das marcas e o património humano e vitivinícola. 

Quanto ao posicionamento, o foco é no segmento “Premium”, sem esquecer o “Commercial” na base, para ganhar escala, e o “Luxury”, no topo, como distintivo. Os produtos devem ser de qualidade em cada um dos segmentos, nos quais a atenção ao consumidor é fundamental. Para o efeito, é importante ter uma equipa qualificada com base no saber e na retenção de talentos.

© Imagem de entrada: Salvador de Mello e Pedro Pereira Gonçalves

Já recebe a Mutante por e-mail? Subscreva aqui .