1.º trimestre’24 /
Salão Brazil

O Salão Brazil, sala de espectáculos de Coimbra, gerida desde 2012 pelo Jazz ao Centro Clube, apresenta a programação para o primeiro trimestre de 2024. Luis Severo, Alabaster dePlume e Club Makumba são alguns dos nomes que vão passar pela sala de Coimbra.

Luis Severo está programado para uma apresentação no Salão Brazil, no dia 23 de fevereiro para mostra o seu novo álbum “Cedo ou Tarde”, onde a sua música reconquista a companhia e o conforto da família e músicos próximos. Este álbum ganha força para encarar um mundo profundamente dividido entre extremos, refletindo sobre os tremores de um possível apocalipse.

Entrando em março, Alabaster dePlume inaugura o mês no dia 01 de março com um concerto para apresentar seu novo disco “Come with Fierce Grace”, lançado pela International Anthem em setembro de 2023. No dia seguinte, dia 02 de março, os Club Makumba assumem o palco de Coimbra para apresentar ao vivo as onze faixas de seu álbum homónimo, ressoando hinos de luta e mudança com uma energia gloriosa e contagiante, capaz de exorcizar problemas e fantasmas sem a necessidade de palavras para transmitir sua poderosa mensagem.

O Salão Brazil, em Coimbra, é conhecido como um dos polo do jazz em Portugal, iniciou o mês de janeiro com Marcelo dos Reis “Flora” no passado dia 05 de janeiro (ler aqui). O trio apresentou o novo álbum lançado em outubro de 2023 pela JACC Records, a editora vinculada ao Jazz ao Centro Clube.

A 19 de janeiro sobe ao palco o trio Trilla/Edwards/Vicente e, no último fim de semana do mesmo mês, é a vez da apresentação do trio SUL (formado por Luís Figueiredo / Bernardo Moreira / Bernardo Couto) que lançou seu primeiro disco em novembro de 2022, pela JACC Records.

A 09 de fevereiroAnna Lundqvist Lisboa Cinco sobe ao palco para apresentar “Sou Anna”. A vocalista e compositora de jazz sueca Anna Lundqvist apaixonou-se por Portugal durante umas curtas férias em 2008 e desde 2016 adaptou Lisboa, como a sua segunda casa. O passo seguinte foi formar uma banda composta por músicos lisboetas (o saxofonista Desidério Lázaro, o pianista Daniel Bernardes, o contrabaixista André Carvalho e o baterista Joel Silva), os Lisboa Cinco, que se formou pouco antes da pandemia de Covid-19 mas que se reuniu novamente em janeiro de 2022. 

No dia 23 de março, o Salão Brazil recebe o quarteto lisboeta Apophenia, explorando um território comum entre os aspectos rítmicos do jazz contemporâneo, a abordagem harmónica e a liberdade da improvisação total.

Ao longo destes três meses, o Salão Brazil manterá a sua “tradição” quinzenal de JAM sessions, com um trio residente a aquecer o início de cada noite. Este palco pretende ser um ponto de encontro para amantes do jazz, aberto a todos que desejem participar, todas as quintas.

O Salão Brazil não se limita ao jazz neste trimestre, apresentando uma variedade de destaques como:
12/01 – Janeiro + Paulo Novaes
13/01 – Tricycles
02/02 – Zarco
03/02 – Cabrita com a apresentação de “Umbra”
04/02 – O Gajo + Ricardo Vignini
08/02 – Wakadelics
22/02 – Leo Middea
24/02 – Tracy Vandal + John Mercy
09/03 – Dela Marmy
22/03 – Rodrigo Alarcon

A tomar nota. A rumar ao Salão Brazil, em Coimbra. •

+ Salão Brazil
+ JACC Records
© Fotografia de destaque: Club Makumba, Simão Costa.

Já recebe a Mutante por e-mail? Subscreva aqui.

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.