Os 20 anos do Eleven celebram-se com cozinha de autor, entre amigos e por amor à arte

Eis o ponto de partida para a criação de vários momentos a ter palco, ao longo deste ano, num dos restaurantes que muito contribuiu para a revolução da gastronomia da movida lisboeta. Os festejos começam na noite de hoje, com os chefs anfitriões, Joachim e Cíntia Koerper, a receberem José Lopes, chef do Bon Bon, localizado no Carvoeiro.
A dupla inseparável Cíntia e Joachim Koerper

Aberto a 11 de Novembro de 2004 no Jardim Amália Rodrigues e com vista privilegiada para o Parque Eduardo VII e o Tejo, em Lisboa, o Eleven acrescentou um capítulo de irreverência e elegância à restauração na capital e no país. Tamanha mestria deve-se a Joachim Koerper. O chef alemão foi conquistado pelo sol, pela hospitalidade, bem como pelos vinhos e pela boa comida que se faz por cá, sem esquecer o bacalhau, o “fiel amigo” do receituário português. Em contrapartida, ao longo destes 20 anos, seduziu estômago e alma de muitos nomes ilustres, e não só, para uma experiência sensorial e criativa de autor.

Esta noite, de 24 de abril de 2024, é a data eleita para o primeiro momento inscrito no programa de comemoração dos 20 anos do Eleven. Inseparáveis, Joachim e Cíntia Koerper convidam, para um jantar especial, um dos discípulos do chef alemão na cozinha desta casa. Trata-se de José Lopes, chef do Bon Bon, restaurante situado no Carvoeiro, na região do Algarve, que tem o privilégio de iniciar a noite com um amuse bouche surpresa harmonizado com espumante Joachim Koerper 2021. Já o chef anfitrião tem em mãos o atum em duas texturas com tangerina e vinagrete de escabeche e a sandwich de ovo e caviar, ambos combinados com CJK Sauvignon Blanc 2021. A “Herança da avó”, prato de caril de legumes, tamarindo, manga, raiz de coentros de José Lopes, tem a companhia de um Gewürztraminer Pfalz 2020, seguido pelo pregado com curgete e molho bouillabaisse com chouriço, de Joachim Koerper, servido a par com White by JK 2020. A carne de porco à alentejana de José Lopes tem, no copo, o Red by JK 2017. As sobremesas são da autoria de Cíntia Koerper, que, com a delicadeza e a criatividade de sempre, e a permanente combinação entre o doce e a fruta, prepara uma pré-sobremesa a descobrir esta noite, bem como a sobremesa texturas de limão e framboesa, a servir com Scheurebe Trockenbeerenauslese Pfalz 2017.

Desfile gastronómico de duas décadas

Atum em duas texturas, com caviar de limão e vinagrete de escabeche

No alinhamento das celebrações do Eleven, Joachim Koerper desenhou um menu inspirado no passado e no presente de um percurso com mais de 50 anos de cozinha. A este desfile de pratos, chamou de “20 anos”. Composto por “pratos que tiveram sucesso nestes 20 anos e que trouxe de Espanha para aqui”, segundo o chef, este menu está disponível em duas versões, uma das quais mais curta, para o almoço. 

O amuse bouche consiste no atum em duas texturas com caviar de limão e vinagrete de escabeche, seguindo-se a escolha entre o foie gras com enguia, ananás dos Açores e pimenta rosa e uma versão do clássico creme de crustáceos com trufa preta e brioche. Nos principais, a seleção é feita entre o bacalhau da Islândia com bivalves e algas e o leitão lacado, fried rice, manga, camarão, sendo este inspirado nos mercados de Singapura. O final é protagonizado pelo soufflé de maracujá com gelado de banana e noz moscada, uma das sobremesas preferidas do chef e que consta no seu livro biográfico, elaborado por ocasião dos 15 anos do Eleven. De volta ao menu “20 Anos” (€159/€72), este é harmonizado por vinhos maioritariamente com a assinatura de Joachim Koerper. 

Um 2024 imparável

O chef Joachim Koerper com um dos seus discípulos, o chef Rodrigo Madeira

As comemorações dos 20 anos do Eleven continuam durante este ano de 2024, com a mais-valia de ter em mãos produtos frescos e sazonais, muitos dos quais provenientes de uma quinta de produção biológica localizada na Ericeira. “Vamo-nos adaptando muito ao que a terra nos vai dando”, reforça Miguel Júdice, um dos sócios do Eleven.

Para 11 de Maio está agendada “a inauguração de uma peça de arte da Oficina Marques”, avança Miguel Júdice. Neste caso, o cruzamento entre o orgânico e a geometria tão peculiares da dupla Gezo Marques e José Aparício Gonçalves terá como base os quatro elementos da Natureza – terra, fogo, ar e água. 

Prometidos estão ainda momentos gastronómicos e musicais, com o grande festejo dos 20 anos do Eleven marcado para 11 de Novembro de 2024.


Eleven

Legenda da foto de entrada: Enguia, ananás dos Açores e pimenta rosa

Já recebe a Mutante por e-mail? Subscreva aqui.