Há uma nova exposição, inaugurada no passado dia 04 de maio, a não perder além Tejo. Falamos de “Afro Renaissance“, com curadoria de João Boavida e Laura Leal.
A exposição “Afro-Renaissance” – pela mão da startup AFRIKANIZM ART – é um termo que se refere a um renascimento cultural, intelectual e artístico nas comunidades afrodescendentes ao redor do mundo. Este movimento procura revitalizar e celebrar a herança cultural africana, ao promover a consciência e a valorização da história, identidade e contribuições dos povos africanos e afrodescendentes para a sociedade global.
Esta “renascença” não é apenas uma redescoberta das raízes culturais africanas, mas também uma afirmação do presente e uma visão para o futuro, que visa construir uma
sociedade mais justa, inclusiva e igualitária para todas as pessoas, independentemente da sua origem étnica ou racial.
Estes são os objectivos da promoção de AFRIKANIZM e dos seus artistas:
– Intercâmbio Cultural e Diversidade;
– Educar e Cativar o Público: Promoção e apresentação da Afrikanizm e dos artistas a um novo público; Promover e dar conhecer a diversidade da arte contemporânea africana bem como os factos culturais que estão interligados. Ao fornecer informação sobre as obras expostas, os artistas, e os temas explorados nas exposições, será possível inspirar, trabalhar o pensamento crítico e educar os visitantes.
– Construção da Comunidade Artística: Ao reunir pessoas de diferentes origens e comunidades para celebrar e apreciar a arte é possível construir um sentido de comunidade e fomentar ligações sociais.
– Apoio às Artes: Apoiar os artistas e fomentar mais iniciativas culturais.
– Venda online de obras de artistas de ascendência africana, residentes em África ou na diáspora.
Artistas em exposição no Palacete da Quinta da Fidalga – AFRIKANISM ART:
Emília Morais;
Rómulo Santa Rita – reler entrevista à Mutante AQUI;
Lino Damião;
Isabel de Sousa Teixeira;
Joselyna Pemba;
Babu.
Não deixe de visitar esta exposição (patente até dia 02 de junho) e de mergulhar, a fundo, no site de AFRIKANIZM ART e descobrir o que de bom se produz no Continente Africano, nas artes plásticas.
Para mais informações basta clicar nos links abaixo. •