O concurso mutante awards design at wine é organizado no âmbito do projeto científico design at wine, apoiado pelo CIEBA — Centro de Investigação de Estudos em Belas-Artes da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa e pela Mutante Magazine.
A primeira edição teve lugar no final de 2023 e premiou rótulos de vinhos de todas as regiões vitivinícolas do território continental a concurso, com participação de pequenos e grandes produtores nacionais, ateliers de design especializados e agências generalistas, bem como designers independentes.
A criação e produção dos troféus para os vencedores tem o apoio da Floema .

REGULAMENTO
1. OBJECTIVOS
Valorizar o design do vinho a partir da recolha e arquivo dos seus rótulos, construindo uma memória das marcas, da história e do storytelling inerentes à imagem do vinho em Portugal.
Promover oportunidades de envolvimento de todos os agentes no processo de criação de rótulo com os designers, para a consolidação de uma relação profissional.
Revelar o volume e qualidade de projetos de design no sector do vinho em Portugal.
2. DESTINATÁRIOS
Designers, ateliers, agências, produtores, distribuidores, detentores de marca.
3. CATEGORIAS
Encontram-se a concurso as seguintes categorias de vinho:
Leve, Espumante, Pet-Nat, Branco, Curtimenta, Rosado, Clarete & Palhete, Tinto, Licoroso e Aguardente
Para cada categoria podem ser apresentadas Garrafas individuais, Conjuntos e edições especiais, Latas, Bag-in-a-box.
Além destas categorias podem ser apresentadas candidaturas para a categoria especial Azeite.
4. PRAZOS E INSCRIÇÃO
a) Período de envio de candidaturas:
- Fase 1: até 14 de fevereiro de 2025;
- Fase 2: até 28 de fevereiro de 2025;
b) Valor da inscrição:
- Fase 1: 30€ (Inscrição) + 10€ (por cada garrafa do mesmo concorrente).
- Fase 2: 40€ (Inscrição) + 15€ (por cada garrafa do mesmo concorrente).
A estes valores acresce o IVA à taxa legal de 23%.
c) Materiais obrigatórios a enviar:
1) em formato físico (pode entregar em mão), para a morada:
Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa (a/c Suzana Parreira)
Largo da Academia Nacional de Belas-Artes, 1249-058 Lisboa, Portugal
Um exemplar da embalagem tal e qual como é comercializada (Garrafa individual, Caixa, Conjunto, Edição especial, Lata, Bag-in-box). Não serão aceites maquetas;
2) em formato digital, para o e-mail design@mutante.pt:
- Rótulo (+ contra-rótulo) em ficheiro (formato .pdf ou .jpeg);
- Imagem fotográfica para visualização (fundo branco e/ou em ambiente, resolução 72 dpis);
- Ficha técnica (categoria do vinho, nome do vinho, produtor, autoria do rótulo);
- Breve memória descritiva e conceito que levaram à criação do rótulo;
- Declaração de honra em como a obra é original e autorização de cedência dos direitos de divulgação (descarregar documento pdf);
- Dados para faturação e posterior envio de fatura para pagamento.
d) Anúncio dos vencedores e entrega de prémios: maio 2025
5. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
Qualidade
É avaliada a excelência do design gráfico e a sua qualidade estrutural, considerando aspectos como tipografia, ilustração/fotografia, logotipo ou nome da marca, uso de cor, bem como aspectos estruturais, como formato, forma e silhueta.
25/100
Expressão
É avaliada a eficácia do design gráfico e se este expressa a personalidade, características ou história da marca e (se apropriado) à estrutura da embalagem.
25/100
Criatividade & Inovação
É avaliado o conjunto (rótulo + embalagem) pela sua originalidade e criatividade, considerando também a inovação em áreas como sustentabilidade, design inclusivo, tecnologia inteligente, etc.
25/100
Conexão Emocional
É avaliado o conjunto em geral, a resposta emocional a este e a percepção de que provocará uma resposta positiva no seu mercado-alvo.
25/100
6. JÚRI: MEMBROS
O Júri será constituído pelos seguintes elementos:
Carlos Coelho Ivity
Emílio Vilar Professor FBAUL
Frederico Duarte Professor FBAUL
Margarida Vaqueiro Lopes Jornalista Dinheiro Vivo
Patrícia Serrado Jornalista Mutante
Ricardo Bonacho Food Design Lab e Universidade Europeia
Teresa Barros Fundadora e CEO Xpose Consulting
7. JÚRI: FUNÇÕES
a) A avaliação das propostas a concurso será feita em reunião presencial do júri, com os exemplares das embalagens (Garrafa individual, Caixa, Conjunto, Edição especial, Lata, Bag-in-a-box), tal e qual como são comercializados.
b) O Júri é responsável pela apreciação e seleção das propostas entregues, tendo em conta as condições definidas no ponto 5 supra;
c) O Júri é responsável pela atribuição dos prémios previstos no ponto 8 deste regulamento;
d) O Júri reserva-se o direito de não selecionar nenhuma proposta ou atribuir qualquer dos prémios previstos por insuficiência ou desadequação das candidaturas;
e) A decisão do júri é soberana e não é passível de recurso;
f) Qualquer membro do júri poderá considerar-se impedido de avaliar uma candidatura caso existam incompatibilidades profissionais ou familiares. A avaliação deste membro do júri será ponderada, sendo atribuída a classificação média dos restantes elementos do júri.
8. PRÉMIOS
Serão selecionados 3 vencedores por categoria (definidas no ponto 3), com a possibilidade de atribuição de menções especiais pelo júri.
O júri poderá estabelecer a existência de prémios especiais.
9. DIVULGAÇÃO
O concurso será amplamente divulgado pela Mutante e pela FBAUL nas respetivas plataformas digitais, apresentado à imprensa e, adicionalmente, sob outras formas que se considerarem adequadas.
10. DIREITOS DE PROPRIEDADE DE AUTOR E CONEXOS
a) Os direitos intelectuais e patrimoniais dos trabalhos efetuados pelos concorrentes, no âmbito deste concurso, pertencem exclusivamente aos seus autores, que autorizam a Mutante e a FBAUL na publicitação do concurso e das obras, em diversos canais de difusão e comunicação, sem quaisquer custos;
b) A Mutante e a FBAUL respeitarão os direitos de propriedade de autor e conexos, constantes da legislação em vigor.
11. INFORMAÇÃO E DÚVIDAS
As dúvidas resultantes da interpretação, validade ou aplicação das cláusulas do presente prémio deverão ser comunicadas para o seguinte endereço: design@mutante.pt
#mutanteawards #designatwine