Noite Branca em Braga’16

Concertos, exposições, performances, instalações, programação infantil, animação de rua, atividades nos museus e gastronomia são só algumas das propostas para uma super Noite Branca em Braga, a que não vai querer faltar.

A cidade de Braga vestir-se-á de branco no final da semana – dias 02, 03 e 04 de setembro – para durante 48 horas serem vividas atividades várias de Música, Arte e Cultura que fazem parte da programação que, ano após ano, tem vindo a ser reforçada de forma a despertar a atenção de cada vez mais público e visitantes. Pelos dois palcos ao ar livre (principal e gnration) vão passar dois nomes grandes da música nacional e duas apostas sul-americanas. Pelas ruas da cidade, a animação promete ser uma constante. A pensar nas famílias e nos mais novos, foi reforçada a programação infantil que, este ano, terá um espaço próprio. Os museus vão estar abertos fora de horas para que todos os possam visitar. Há ainda uma forte componente digital com instalações nas ruas. Por fim, no domingo, em jeito de despedida, realiza-se um concerto de sinos das igrejas do centro histórico que conta com a participação de 80 pessoas da comunidade. Como já pode perceber, é sem parar a cultura na cidade de Braga.

Indo ao pormenor, ponto por ponto, comecemos pela Música. Aposta em 2 palcos (Palco Principal e Palco gnration) permitindo cobrir várias tendências e levar a Braga The Gift, Jorge Palma e Sérgio Godinho, Carminho, Miguel Araújo, HMB, Linda Martini e Branko, entre outros. Destaca-se ainda a participação dos artistas internacionais Boogarins (Brasil) e Matias Aguayo (Chile), no âmbito de Braga ser a Capital IberoAmericana da Juventude. Um cartaz bem alinhado.
Para completar a oferta, a programação no espaço público e nos espaços culturais da cidade conta com um concerto de comunidade no gnration (concerto Outros Cantos) e com as portas abertas do Theatro Circo onde se vai realizar um concerto da Orquestra Sinfónica e várias apresentações de DJ. O espetáculo de encerramento é um inusitado concerto de sinos das igrejas do centro histórico com a participação de mais de 80 cidadãos.

Para os mais pequenos e suas famílias, foi reforçada no programa deste ano com a criação de um espaço próprio onde pequenos e graúdos podem dar asas à imaginação e desenvolver atividades artísticas em conjunto. Na edição 2016, Oficinas Picasso e O Mistério Da Princesa Invisível são os dois nomes que os mais novos vão trazer na ponta da língua. No que respeita a Museus e Visitas, espaços tão icónicos como a Sé de Braga, o Museu Nogueira da Silva ou o Museu Pio XII vão adotar horários especiais durante estes dias e oferecer propostas originais para chamar quem anda na noite. Não há desculpas…

Há, ainda, Laboratórios de Verão e Concurso Artístico. Sob estes chapéus estão reunidas várias intervenções muito particulares, que nos interpelam e nos trazem a visão muito particular dos seus autores. A componente media art foi mais uma vez reforçada nestes concursos, estando Braga a preparar uma candidatura para a rede de Cidades Criativas da UNESCO. Na Animação de Rua, é lá, na rua, que se sente a festa durante a NOITE BRANCA. E quem sai à rua e circula na rua a pé merece o melhor. Sendo já uma das imagens de marca do evento a surpresa, a diversão e o espanto estão garantidos…

E ficamos por aqui pois acreditamos que já estão bem acicatados para rumarem a Braga neste final de semana. Alinha? •

+ Noite Branca Braga 2016

Partilhe com os amigos: