Jazz no horizonte / edpcooljazz’14

É um Festival já considerado incontornável no panorama nacional. É música jazz, com ou sem cambiantes, que fez de Oeiras roteiro obrigatório na música nacional e internacional. Estão à espreita os primeiros nomes para edpcooljazz’14.

O edpcooljazz é, há muito, um evento musical de referência realizado em cenários perfeitos, ao longo do quente mês de julho, juntando natureza, património e a música. Lançado pela primeira vez em 2004, surge com objetivo de oferecer um evento turístico e cultural distinto a todos os amantes de música de gosto eclético, mas sempre com uma forte componente “cool”, que lhe dá o nome. Oeiras e os seus Jardins do Marquês de Pombal foram, e continuam a ser, o palco escolhido para muitos dos concertos do edpcooljazz. Espaços verdes, representativos da arte existente na arquitetura paisagísta em Portugal, decorados com bustos e estátuas de mármore, muretes e escadarias, de tempos idos, de musicalidades eruditas. Um cenário, tão perto de si, no concelho de Oeiras integrado no centro histórico da vila, que se não conhece, o edpcooljazz é a desculpa perfeita para ir conhecer.

Em 2013, o edpcooljazz celebrou a sua 10ª edição, com um dos melhores cartazes de sempre, destacando-se nomes como Ana Moura e Luisa Sobral, Maria Gadú e Djavan, Lee Fields and The Expressions e Escort, Diana Krall, Rufus Wainwright, Jamie Cullum, e a fechar esta edição comemorativa, John Legend. Ao longo de 11 anos, o edpcooljazz já produziu mais de 100 concertos, juntando mais 250.000 pessoas que num ambiente intimista, perto dos palcos, e sem o desconforto das grandes multidões, e onde pode assistir a espetáculos individuais numa junção única entre música cool, história, património e natureza, o verdadeiro conceito do edpcooljazz, Cool Energy.

Eis o que aguarda por si, no verão jazz 2014, no que já se avizinha ser, de novo, um cartaz muito forte:
03 de julho, 21h30 / (a mítica) Orquestra Buena Vista Social Club, com a sua “ADIOS TOUR” e com participação especial da irresistível voz do fado Ana Moura;
06 de julho, 21h30 / Suzanne Vega;
10 de julho, 21h30 / Pink Martini;
13 de julho, 22h30 / José James + Laura Mvula (Transmissão especial da Final do Mundial de Futebol às 20h00, pois é possível gostar de bom som e de futebol);
26 de julho, 21h30 / Gregory Porter.
Todos os concertos acima alinhados dar-se-ão nos Jardins do Marquês de Pombal, em Oeiras. Obrigatório ir! •

+ edpcooljazz
© Fotografia: Buena Vista Social Club.