Em concerto: Pedro Jóia

Justamente reconhecido como um extraordinário guitarrista, Pedro Jóia prepara-se para dar um concerto, a não perder, no Auditório do Conservatório de Música de Coimbra.

Pedro Jóia começou no território do Flamenco e, mais tarde, abriu a sua guitarra ao mundo, com paragens no Brasil, na obra de Carlos Paredes, no Magrebe ou numa homenagem notável aos fados de Armandinho,… é considerado um dos maiores guitarristas da atualidade, indubitavelmente.

Aos 19 anos começa a sua actividade de concertista, apresentando-se a solo ou integrado em diversas formações, desde então já tem no seu palmarés cinco álbuns gravados em nome próprio e em 2011 editou um disco ao vivo gravado com a Orquestra de Câmara Meridional. Além de músico interprete, compõe regularmente música para teatro e curtas-metragens cinematográficas, e foi lente na licenciatura em música da Universidade de Évora entre 1997 e 2003, ano em que parte para o Brasil, onde reside até 2007 e trabalha com músicos como Ney Matogrosso, Yamandú Costa, Gilberto Gil, entre tantos mais.

Em 2008 vence o Prémio Carlos Paredes com o disco “À espera de Armandinho” onde aborda a obra do guitarrista lisboeta – Armando Augusto Freire (Armandinho) – da 1ª metade do Séc. XX. Em 2011, inicia dois projetos: um com a fadista Raquel Tavares – juntos transportam os fundamentos do fado, do flamenco, da música porteña, da música dos bairros de Lisboa, do Magrebe e navegam no grande mar que é a música mediterrânea de forma ímpar; e outro com o fadista Ricardo Ribeiro – intitulado “Mourarias”, musicando obras de grandes poetas portugueses como Almada Negreiros, David Mourão-Ferreira, Pedro Homem de Mello, é o explorar terrenos musicais que vão desde o tango, passando pelas bulerías até à música tradicional portuguesa. Dois trabalhos que tem de ouvir, além de todos os outros. Para além dos seus projetos a solo ou em colaboração com outros músicos, Pedro Jóia faz parte desde o início deste ano, da banda que acompanha Mariza, nos espectáculos ao vivo.

Guitarrista que já atuou em inúmeros países da Europa, Ásia, América do Sul e África, apresenta-se na próxima sessão das “Quintas do Conservatório”, às 21h30, em Coimbra. É obrigatório ir e ouvir este músico português a encantar em palco. Bons sons. •

+ Conservatório de Música de Coimbra
+ A2C2
+ Pedro Jóia
© Vídeo: Pedro Jóia.
© Imagem de capa: Pedro Jóia, do vídeo “Fado Lopes”.