Jantar vínico a quatro mãos / Altis Avenida Hotel

O restaurante Rossio, do lisboeta Altis Avenida Hotel é, na noite de 22 de maio, palco de uma nova experiência gastronómica do chef João Correia que, com João Rodrigues, o chef do Feitoria, do Altis Belém Hotel & Spa, apresentam novos pratos da carta primavera/verão. O brinde está nas mãos dos vinhos da Quinta da Bacalhôa.

As cores das estações mais quentes e apetecíveis do ano servem de inspiração para os pratos do jantar de degustação criado pelos chefs João Correia, o anfitrião, e João Rodrigues, do Feitoria, distinguido nos últimos três anos, com uma Estrela Michelin. O lugar de honra é o Rossio, o restaurante do charmoso Altis Avenida Hotel, onde o repasto acompanha uma seleção de vinhos feita por Vasco Penha Garcia, o enólogo da Quinta da Bacalhôa, para cada prato, ou não fossem os néctares de Baco os protagonistas da noite, que começa com um welcome drink composto por três canapés – Torricado de sardinha fresca com salada avinagrada de pimentos assado, Gyosas com molho teriyaki e sésamo torrado e Escabeche de perdiz em caixa de massa filo – servidos com espumante Aliança Bruto.

A saudação do chef João Correia, o anfitrião do Rossio, inicia o repasto com Tártaro de salmão com ovas de tobiko, maionese japonesa, cebolinho fresco e sésamo de wasabi servido com vinho branco Catarina, colheita 2013. De seguida, João Correia sugere a entrada fria – Salada de presunto com queijo fresco, coração de tomate rama, uva preta, rúcula, rebentos de coentros e vinagre balsâmico – e João Rodrigues assina a entrada quente – Barriga de atum, rabanete vermelho, wasabi e dashi. Ambas são apresentadas na companhia de vinho branco Cova da Ursa 2013.

Do mar vem o Pregado, ravioli de camarão, espargos brancos e folhas verdes, de João Rodrigues, numa rima intensa com Quinta da Bacalhôa Branco 2012. Já o Magret de pato lacado com puré de cheróvia, maçã granny Smith, agrião do campo e azeite de trufa branca, de João Correia, é concebido para casar com o vinho tinto Quinta da Bacalhôa 2011.

Para o fim, o Moscatel Bacalhôa 2000 é saboreado ao lado de uma proposta aromática composta por Manga, côco e caju, do chef do Feitoria, enquanto o chef do Rossio apresenta Bombons de corte, trufas de chocolate, pate aux fruits maracujá. O jantar termina com uma Aguardente Aliança XO.

Aos gourmets e gourmands deixamos a informação necessária: Dia 22 de maio, com cocktail às 19.30 horas e jantar às 20.30 horas (49,50 euros por pessoa). Bom apetite! •

Altis Avenida Hotel