Gisela João e Carlos do Carmo / CCVF

Que se faça silêncio, em Guimarães. Sobem ao palco Gisela João e Carlos do Carmo.

A 2ª edição do Festival de Fado, que se irá realizar nos dias 18 e 19 de julho, na praça da Plataforma das Artes e da Criatividade, em Guimarães anuncia duas grandes vozes que vão fazer brilhar, mais, o Festival do Fado, a norte. Guimarães será palco para duas noites de Fado com a Voz Revelação de 2013 Gisela João, que atuará no dia 18, e Carlos do Carmo no dia 19 de julho. Os concertos têm ambos início às 22h00.

2013 foi um ano de excelência para Gisela João que, depois de ter obtido excelentes e justas críticas ao seu disco de estreia, lançado em julho do ano passado, acaba por ver consolidada a unanimidade dos mais importantes críticos nacionais com os prémios para melhor disco do ano. Este reconhecimento vem comprovar a sensação de que Gisela João, como alguém já escreveu, é “a fadista do século XXI”. Impossível não admitir que Gisela é extraordinária.

Carlos do Carmo dispensa apresentações. Um senhor incontornável do nosso Fado. A comemorar 50 anos de carreira, é um dos mais genuínos e populares fadistas da atualidade. Na sua voz, andam de mãos dadas a saudade, os amores não correspondidos, a solidão, a primavera com as andorinhas e os “putos” de Portugal com a esperança e o futuro. Quem nunca o viu em palco… este Festival é uma oportunidade a não perder.

À semelhança da 1ª edição deste Festival, não faltará também o “Fado Vadio” no palco secundário, onde atuarão alguns fadistas das casas típicas de Lisboa, antes e depois dos espetáculos principais. O público poderá participar nesta mostra de Fado Vadio, partilhando as suas músicas com todos os presentes. As Tasquinhas montadas na praça da Plataforma das Artes farão as delícias do público, com bons petiscos tradicionais. A ir, em julho!  •

+ CCVF
© Vídeo: Gisela João.
© Imagem de capa: Carlos Do Carmo, do vídeo “Lisboa Oxalá”.